48 horas em… Málaga 48 horas em… Málaga

48 horas em… Málaga

min de leitura

Málaga é a cidade da moda em Espanha. Um centro de prazeres gastronómicos e culturais, com as mais belas praias do país mesmo ali ao lado.


Publicado em 21-Ago-2023

Nos últimos 20 anos Málaga sofreu uma transformação brutal, deixando de ser um dos patinhos feios do sul de Espanha para se transformar num dos segredos mais mal guardados do país. Uma cidade repleta de museus novos, grandes hotéis e restaurantes de tapas (ou não) para experimentar. A vida de rua é animada em qualquer altura do ano e tornou-se num dos destinos preferidos para nuestros hermanos.

Vamos então descobrir melhor esta maravilha do mediterrâneo, especialmente este ano, em que a cidade celebra um dos seus filhos pródigos: Pablo Picasso.  

O que fazer

48 horas em… Málaga | Unibanco

Calle Larios. Convém marcar esta rua no mapa, pois por aqui passará muitas vezes. Inaugurada em 1891 − graças à contribuição da família do Marquês de Larios −, tornou-se na principal artéria da cidade, especialmente desde que se tornou pedonal, em 2002. Uma rua repleta de lojas de todo o tipo e muita moda, razão pela qual vira passerelle durante a Málaga Fashion Week.  Desemboca na Plaza de La Constitución e é o ponto de partida para chegar a muitos dos próximos pontos…

Museu Carmen Thyssen Málaga. Inúmeras exposições temporárias e uma das – ou a mais − importante coleção de arte espanhola do séc XIX tornam este museu imperdível.

48 horas em… Málaga | Unibanco

Catedral. O seu nome completo é Catedral de Nuestra Señora de la Encarnación, mas locais conhecem-na simplesmente por La Catedral, ou então por ‘La Manquita’ (a manca), por lhe faltar uma das torres (em 1782 ficaram sem orçamento para terminar a obra e assim ficou). É, ainda assim, um excelente exemplo da arquitetura barroca – tal como a Plaza del Obispo em volta.

48 horas em… Málaga | Unibanco

Museu Picasso Málaga e Museu Casa Natal. O primeiro, inaugurado em 2003, contribuiu definitivamente para colocar Málaga no mapa cultural, e oferece uma das melhores e maiores coleções da vida obra do artista – com todos os seus ‘períodos’. O segundo, leva-nos até aos primeiros anos na cidade, e para a sua vida e da família. Em 2023 a programação de ambos é especialmente rica.

Alcazaba. Uma fortaleza árabe do século XI, que serviu também como palacio aos governantes muculumanos. Oferece por isso um belo contraste entre as imponentes estruturas defensivas e as zonas residenciais, com os seus ricos jardins. É conhecido por ‘pequeno Alhambra’. Incluido na visita está também o Teatro Romano, situado mesmo à saída da Alcazaba. Um teatro que este em uso até ao século III da nossa era.

48 horas em… Málaga | Unibanco

Gibralfaro. Situado no topo da montanha com o mesmo nome, o castelo domina a cidade. Foi construído como uma fortaleza ainda mais engenhosa e imponente para proteger a cidade e a Alcazaba, e oferece toda a sua história a quem o visita.

48 horas em… Málaga | Unibanco

Centre Pompidou Málaga. Esta expansão do centro parisiense oferece o melhor da arte contemporânea, na coleção permanente ou nas inúmeras exposições que acolhe.  Localizado junto ao muelle 1, o museu, também conhecido como o Cubo, pelo icónico edifício colorido do artista francés Daniel Buren, fica ainda situada numa das zonas mais animadas da cidade (para compras e gastronomia) e bem perto do famoso La Farola, outro grande símbolo de Málaga.

48 horas em… Málaga | Unibanco
Fish being barbecued at the beach in Malaga, Spain

Fish being barbecued at the beach in Malaga, Spain

Praias. Se não dispensa uns banhos de mar, Málaga oferece muitas praias a curta distância a pé. Desde La Malagueta até El Chanquete, não faltam praias como La Caleta, Pedregalejo ou Baños del Carmen. Por aqui também não pode perder as espetadas, o prato mais típico de Málaga e que consiste em assar sardinhas (e outros peixes) num espeto, na brasa. Bom até para comparar com as nossas.   

Onde comer

Dimas Mira e Hijos. É a geladaria mais antiga de Málaga inaugurada em 1890. Vende também turróns e outros doces.

48 horas em… Málaga | Unibanco

El Pimpi e La Sole del Pimpi. El Pimpi será, provavelmente, a bodega mais famosa da cidade e conta já com mais de meio século a servir o melhor da gastronomia local. Bocadillitos de pringá ou Gambas Malagueta y Jamón de castaña são alguns dos clássicos imprescindíveis. Desde há alguns anos, conta também com um sócio de peso, o malagueño António Banderas. La Sole del Pimpi é o rebento do El Pimpi. Mais gastronómico e de fusão, que junta influências nipónicas à cozinha tradicional.

La Cosmo. Um restaurante moderno e fresco, localizado bem perto da Catedral. Aqui procura-se recriar a gastronomia local, especialmente a de inspiração marítima, com um toque moderno e ênfase na qualidade dos produtos. Técnicas de alta cozinha, com preços médios. À frente está o chef Dani Carnero, que tem mais dois restaurantes na cidade, um deles com estrela Michelin (Kaleja).

48 horas em… Málaga | Unibanco
Malaga, Spain 04. 03. 2019: Outside of the Atarazanas market in Malaga Spain with decorated glass and people on the street on a sunny day flare

Malaga, Spain 04. 03. 2019: Outside of the Atarazanas market in Malaga Spain with decorated glass and people on the street on a sunny day flare

Mercado Central de Atarazanas. O principal mercado da cidade e um bonito edifício em ferro e vidro, que ainda ostenta a enorme entrada dos antigos estaleiros árabes que por aqui existiam. Merece bem ser visto, por dentro e por fora, sendo que os bares em volta são perfeitos para comer unas tapas ao almoço e a meio do dia.

Antigua Casa de Guardia. Fundada em 1840, trata-se do bar mais antigo de Málaga e a decoração não o desmente, com enormes pipas de onde ainda saem os ‘Pajarete’, os ‘Pedro’ e outros vinhos para acompanhar com gambas, mexilhões e demais tapas.

Onde ficar

48 horas em… Málaga | Unibanco

Málaga Premium Hotel. Um excelente três estrelas, com 29 quartos, e localizado bem no centro da cidade. No quinto piso fica La Terraza de San Juan, um dos rooftop mais na moda e onde se pode ter uma vista magnífica para a torre da Catedral.

Eurostars Astoria. Um hotel moderno, simples e despretensioso, localizado numa das zonas mais vibrantes da cidade, o Soho, com uma oferta gastronómica, cultural e de compras incrível.

48 horas em… Málaga | Unibanco

Palacio de Solecio. Localizado num dos mais bonitos edifícios da cidade, o Palácio de Solecio foi considerado o melhor hotel urbano 2022, para a Condé Nast Traveller. Este antigo palácio Andaluz foi totalmente renovado para o hotel, que abriu muito recentemente, e as pinturas barrocas da fachada, a grande escadaria no hall ou as colunas do pátio são originais e foram totalmente recuperadas das ruínas. Um boutique hotel que conta ainda com um restaurante do chef José Carlos García, o chef local mais querido e com uma estrela Michelin no seu espaço homónimo.  

Como chegar

48 horas em… Málaga | Unibanco

Málaga fica a 670 quilómetros de Lisboa. Pouco mais de seis horas de automóvel. O aeroporto serve boa parte do sul de Espanha e é o quarto mais movimentado do país. Tem, ainda, uma estação de comboios de alta velocidade por isso não faltam opções para lá chegar.

Conte com o UNIBANCO para ir de férias descansado e aproveite as vantagens do cartão de crédito UNIBANCO, usufruindo de 20 a 50 dias de crédito sem juros, e dividindo o pagamento das despesas em 3x, sem juros, para valores iguais ou superiores a 150 euros, caso pague os fracionamentos na totalidade. Nos primeiros 12 meses de adesão pode também usufruir da oferta de Cashback, que devolve parte do dinheiro gasto até 200 euros.

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.