Os melhores restaurantes para jantares de Natal Os melhores restaurantes para jantares de Natal

Os melhores restaurantes para jantares de Natal

min de leitura

Em Lisboa e no Porto, estes restaurantes são perfeitos para juntar amigos e colegas de trabalho nos próximos jantares de Natal.


Publicado em 24-Nov-2023

Bem sabemos que a época natalícia se presta a muitas jantaradas e encontros entre amigos e colegas de trabalho. Infelizmente, a escolha e a marcação do restaurante são tarefas igualmente hercúleas, desde logo porque a procura por mesas aumentou exponencialmente, e depois porque nem todos os restaurantes se prestam a este tipo de reuniões.

Querem-se bons pratos, evidentemente, preços mais ou menos em conta, porque em grupo é muito mais fácil descarrilar, e ambiente descontraído. Nada de muito formal. Gastronomicamente falando, tudo vai depender do pendor aventureiro do grupo, mas como nunca se pode agradar a gregos e a troianos, o mais seguro é apostar na cozinha tradicional portuguesa (não há como criticar), na europeia ou de terras por onde os portugueses andaram. Evitando as gastronomias mais exóticas e de perfumes orientais ou magrebinos − coreana, vietnamita, tailandesa, iraniana ou libanesa são excelentes exemplos de cozinhas que é melhor deixar para outros momentos. Assim sendo, aqui fica uma lista de bons restaurantes em Lisboa e no Porto, sabendo que nalguns até se podem deixar ficar, bem para lá do jantar…

Maria Food Hub

Os melhores restaurantes para jantares de Natal | Unibanco

Um restaurante supercool, entre a Almirante Reis e a Graça, com ambiente jovem, multinacional e descontraído. Um pouco como a ementa, em que as entradas saltam de um ceviche asiático para um polvo com chouriço assado ou nos, pratos principais, de um chatwan dos anjos (vegetariano), para um porco desfiado com queijo da serra ou até para um magret de pato. Está tudo previsto. Têm ainda uma criativa carta de cocktails e a hipótese de escolher um menu de grupo, com entrada, prato de peixe e de carne, sobremesa e bebidas incluídas. Tudo por menos de 30 euros.
Rua Maria Andrade 38, Lisboa. Tel.:  218 121 281

Flow

Os melhores restaurantes para jantares de Natal | Unibanco

No coração da Baixa portuense, o Flow reúne, num só espaço, restaurante, bar e terraço. Com gastronomia contemporânea, criativa e de inspiração mediterrânica, sobretudo italiana, mais uma carta de entradas feita à medida de muitas partilhas. Tem também uma das mais bonitas salas do Porto, leve e arejada, que funciona como um excelente convite à longa confraternização. Depois do jantar, tem bastante animação por perto, até porque fica na Cedofeita, mas o melhor mesmo é começar pelo bar, que fica aberto até à 01h às sextas e sábados (00h00 nos outros dias).
Rua da Conceição, 63 Porto. Tel.: 222 054 016

Adega das Gravatas

Os melhores restaurantes para jantares de Natal | Unibanco

Comecemos por explicar o nome e o elemento mais marcante deste espaço: as gravatas penduradas no teto. Até porque nesta explicação reside boa parte da justificação para a escolha. As gravatas são oferta dos muitos clientes que por aqui passaram ao longo dos anos e que, tendo chegando engravatados, saíram particularmente mais relaxados e animados. O bife na pedra (um clássico aqui para os lados de Carnide) ou o polvo à lagareiro (sobretudo) são dois dos pratos imperdíveis.
Travessa do Pregoeiro, 15, Lisboa. Tel.: 217 143 622

Praia no Parque

Os melhores restaurantes para jantares de Natal | Unibanco

Fica no coração do Parque Eduardo VII e, não sendo uma novidade – é um dos restaurantes da moda da capital −, traz um conceito relativamente novo a Lisboa: o de restaurante dançante. Assim, a ideia no final do jantar é por aqui ficar e até dar um passo de dança ao som do DJ residente. Por isso, às quintas, sextas, sábados e vésperas de feriado, o Praia no Parque está aberto até às 02h ou 03h da manhã. A decoração é superelegante e o menu assenta num conceito de partilha, com muitas carnes maturadas e alguns pratos de inspiração internacional. Atenção porque não será tão em conta como outras das nossas propostas.
Alameda Cardeal Cerejeira, Lisboa. Tel.: 968 842 888

Senhor Zé

Os melhores restaurantes para jantares de Natal | Unibanco

Para quem gosta de “ambiente familiar” nestas noites, não pode errar com o Senhor Zé, ou não fosse o restaurante de um casal, casado há mais de quarenta anos. Aqui só falamos de clássicos, no atendimento profissional e atencioso da sala, cortesia do senhor José Canelas, e na cozinha, onde a mão da Dona Maria da Soledade conhece bem todos os segredos dos pratos tradicionais portugueses. Isso mesmo podemos comprovar na ementa, rica e variada para que não faltem escolhas − a menos que sejam vegans.
Rua do Campinho 13-15, Porto. Tel: 222 051 011

Lota da Esquina

Os melhores restaurantes para jantares de Natal | Unibanco

A Lota da Esquina é o grande espaço do chef Vítor Sobral. Em dimensão, sem dúvida, mas também diversidade, já que a aposta não se fica pelos produtos do mar, como o nome poderia dar a entender. E a “terra” também está muito bem representada. A localização, em plena baía de Cascais, revela-se um cenário perfeito para uma festa de Natal, e o bar, no último piso, ainda melhor para continuar a animação depois de jantar.  Preços especiais para grupo e, evidentemente, a certeza de uma cozinha de topo, confecionada com os melhores produtos.
Largo Mestre Henriques Anjos 58b, Cascais. Tel.: 934 063 093

Restaurante Toledo

Os melhores restaurantes para jantares de Natal | Unibanco

Um restaurante de cozinha tradicional portuguesa, honesta, com boa matéria-prima e confeção, em doses generosas q.b. Bifes, açordas, filetes, assados, arrozes ou grelhados, quase todos os pratos típicos têm lugar numa ementa generosa. Admitimos, ninguém vai sair deslumbrado, mas também ninguém sairá defraudado e, no fundo, é isso que se quer. A comida como excelente acompanhamento para o convívio.
Rua Alexandre Ferreira, 34-A, Lisboa. Tel.: 217 593 760

Restaurante Sidraria Celta Endovélico

Os melhores restaurantes para jantares de Natal | Unibanco

E que tal dar um toque celta ao jantar de Natal deste ano? Sempre é uma aventura, mas relativamente controlada, já que os pratos na Sidraria Celta Endovélico são maioritariamente de inspiração celtibérica (portuguesa e espanhola), bretã ou das ilhas inglesas. Será uma miniviagem culinária, com preços bastante convidativos. A decoração está obviamente inspirada em toda a mitologia céltica, mas a principal razão para a existência do espaço é mesmo a oferta de sidras e cervejas artesanais que não podem deixar de experimentar
Rua do Bonjardim 680, Porto. Tel.: 968 306 830

Homie

Os melhores restaurantes para jantares de Natal | Unibanco

O conceito aqui é ligeiramente diferente, pois em vez de procurar “ambiente caseiro” no restaurante, está literalmente em casa. Só que não a sua. A Homie aluga dois espaços com tudo o que um grupo necessita para jantar, incluindo a comida, oferecendo três menus entre os 20 e os 30 euros por pessoa. Quem preferir pode, no entanto, dispensar estes menus e alugar apenas o espaço, tratando depois da comida. As vantagens desta solução (em casa) são evidentes, a começar pelos horários, sem grandes pressas nem para começar nem para acabar. Tal e qual como em casa, mas sem a mesma carga de trabalhos.  https://homie.pt/