Vinhos para festas felizes Vinhos para festas felizes

Vinhos para festas felizes

min de leitura

Doze sugestões de vinhos para acompanhar as suas refeições de Natal e Ano Novo.


Publicado em 19-Dez-2023 por José Miguel Dentinho, jornalista

Está quase a chegar o Natal, festa desejada pelo significado que tem para a maioria das famílias portuguesas. É dia de rever caras, conversar mais um pouco e saber novidades, mas também de comer e beber coisas boas, como as que sugiro abaixo. A véspera e o dia 25 de dezembro são um excelente pretexto para isso, e o tempo certo para estar, à mesa, a saborear boa comida, de conforto, mais tradicional ou não, que saberá ainda melhor se tiver a seleção de vinhos mais adequada.

No meu caso, enquanto não nos sentamos à mesa, gosto da companhia de frutos secos, que como desde criança, sobretudo amêndoas torradas, nozes, pinhões, passas de uva e, mais recentemente, pistácios. A companhia é geralmente um vinho fortificado, de preferência com muito tempo em madeira como os que sugiro abaixo. Mas também gosto de ter queijo da serra, de S. Jorge, roquefort e/ou stilton, mais tostas e pão, de preferência alentejano ou do Algarve.

O repasto da véspera de Natal é sempre bacalhau alto, batatas, ovos e couves cozidas, na companhia de alho picado, azeite e um pouco de pimenta. Depois, fatias douradas, sonhos em calda e secos, coscorões, e por aí adiante, que tenho de comer com contenção, por prudência.

No dia seguinte, é hora de roupa-velha, quando há restos do jantar anterior, mas também peru assado no forno, bem guloso e recheado, com arroz de miúdos, salada de alface e batata palha, borrego assado no forno, ou até uma carne de porco à alentejana. Para além dos doces mais tradicionais e dos bolos-reis, não falta mousse de chocolate, que é indispensável, e lampreia de ovos, que me faz lembrar a casa da minha avó Angelina, porque havia sempre uma nesta época do ano. Mas isso são as festas de Natal.

A passagem do ano é outra coisa, mas também prefiro passá-la em família, desta vez na companhia de um dos bons espumantes nacionais, como os que indico abaixo, mas também champanhe ou cava, se houver dinheiro para isso. Tem é de haver sempre marisco, pelo menos amêijoas à Bulhão Pato, cocktail de camarão com alface e frutas tropicais, algumas ostras ou perceves, e mais todos aqueles petiscos que me apetecer fazer para a viagem da passagem do ano, que prefiro só pensar no dia.

Depois, a seguir à meia-noite, é hora de chegar à janela para ver as dezenas de fogos de artifício que saem do mar de casas que cobre a Grande Lisboa, porque é emocionante e vale mesmo a pena.

Feliz Natal e um brinde ao novo ano, que espero que seja sempre melhor que o ano anterior, para mim e para vocês todos. Até um dia destes.

Espumante João Portugal Ramos Grande Reserva

Produtor: João Portugal Ramos Vinhos
Casta: Alvarinho
Ano de colheita: 2015

Espumante da Região dos Vinhos Verdes de aroma complexo, em que se salientam notas citrinas, de fruta cristalizada e de pão fresco e brioche.  Boca fresca e volumosa, com mousse de bolhas fina e persistente, envolvente, muito longo e seco, com persistência de notas minerais e de brioche. Um belo vinho para a companhia de pratos de peixe e marisco, que ficará bem com presunto pata negra e leitão assado à moda da Bairrada ou de Negrais.

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Família Hehn Grande Cuvée

Produtor: Hehn & Meireles
Castas: Cerceal e Malvasia Fina
Ano de colheita: 2011

Espumante da Região de Távora Varosa de cor citrina, e aroma fino no qual se salientam notas delicadas de fruta citrina e de caroço, alguma mineralidade e brioche. Boca fresca, com mousse suave, elegante e final longo em que se salientam notas minerais e de fruta de caroço. O vinho certo para a companhia de toda a refeição, sobretudo se tiver ostras e perceves no início, mexilhões à marinheira ou belga pelo meio, e um arroz de lingueirão com peixe frito no fim. Servir a 6-8 ºC no copo.

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Ameal

Produtor: Esporão
Casta: Loureiro
Ano de colheita: 2021

Vinho verde de aroma elegante, fresco e intenso, no qual se salientam notas de flor de laranjeira, limão, folha de louro e tília. Boca fresca, com volume e alguma textura, longa e bastante persistente. Um vinho que se pode beber agora ou durante muitos mais anos, se bem guardado. Gosto particularmente dele com camarões e gambas cozidas, mas fica bem com outros mariscos. Servir a 10-12 ºC no copo.

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Cazas Novas Origem

Produtor: Casa Agrícola de Ventozela
Casta: Avesso
Ano de colheita: 2020

Vinho de cor citrina, e aroma contido, com mineralidade, notas florais, alguma fruta citrina a lembrar lima, toranja e limão, madeira e cereal seco. Boca com corpo, volume e frescura e alguma persistência. Um branco para saladas de frango e peixe ou para a companhia de um arroz de peixe e/ou marisco, que ficará bem com um prato de ovos verdes com salada.

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Vinhos para festas felizes | Unibanco

QALT Reserva Tinto

Produtor: Quinta Alta
Castas: Touriga Nacional, Touriga Francesa e Tinta Roriz
Ano de colheita: 2020

Vinho do Douro de aroma intenso, em que se salientam notas de frutos silvestres e pretos e geleia de cereja e ginja, balsâmicas e de algum fruto seco. Boca fresca, com estrutura, mas também elegância, que é longa, com persistência da fruta e notas de bosque. Um vinho que é boa companhia para o bacalhau de véspera ou a roupa-velha de Dia de Natal, e também para o cabrito ou borrego assados no forno.

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Tinta Miúda da Malhadinha

Produtor: Herdade da Malhadinha Nova
Casta: Tinta Miúda
Ano de colheita: 2021

Aroma no qual se salientam notas de fruta preta, passas de uva, figo e folha de louro. Boca elegante, fresca, com taninos finos bem integrados. É longa, harmoniosa e persistente. Um vinho que é boa companhia para o peru assado no forno natalício, mas também para guisados de carnes vermelhas.

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Unios Reserva Tinto

Produtor: Quinta do Couquinho
Castas: Tinto Cão e Touriga Nacional
Ano de colheita: 2020

Vinho do Douro de aroma intenso, em que se salientam notas de fruta vermelha e do bosque, caruma de pinheiro, frutos secos e geleia. Boca elegante, com estrutura de tanino muito fino, longa e persistente. Um vinho que será boa companhia para o bacalhau de Natal, mas também para pratos de carne como bochechas de porco preto estufadas com puré de batata e legumes salteados. Servir, de preferência decantado, a 16-18 ºC no copo.

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Leo d’Honor

Produtor: Casa Ermelinda Freitas
Casta: Castelão
Ano de colheita: 2015

Tinto de aroma contido, profundo e fresco, no qual se salientam aromas de amoras e framboesas maduras das silvas, madeira de carvalho e caixa de charutos. Boca volumosa, com textura e estrutura, envolvência e final longo com notas de frutos secos e cânfora. Um vinho para a companhia de pratos de carne, que ficará bem com um cozido e também com assados no forno. Servir a 16-18 ºC no copo.

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Servas de Bacchus Tinto

Produtor: Herdade das Servas
Castas: Trincadeira, Castelão, Alicante Bouschet
Ano de colheita: 2016

Aroma intenso, fresco, complexo e profundo, em que se salientam notas de esteva, amoras e cereja preta madura, bosque e frutos secos. Boca elegante, com volume e estrutura. No seu final longo e persistente salientam aromas de frutos pretos e castanhas assadas. Um vinho para carnes vermelhas e de caça, que fez uma grande companhia a uma perna de cabrito assada no forno com batatas e legumes. Servir a 18 ºC no copo.

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Quinta das Carvalhas Colheita Port

Produtor: Real Companhia Velha
Castas: Vinhas Velhas
Ano de colheita: 1976

Aroma em que se salientam notas de passas de uvas, figos secos, caixa de charutos e geleia de frutos pretos. Boca sedosa, com volume, textura e estrutura e final longo e muito persistente. Um belo vinho para a companhia do início da consoada, se houver na mesa amêndoas torradas, nozes, pistácios e avelãs, mais um queijo de pasta mole da serra ou de Azeitão. Também faz boa companhia a um leite-creme ou arroz-doce no final do repasto. Servir a 15 ºC no copo.

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Justino’s Colheita

Produtor: Justino’s Madeira Wines
Casta: Tinta Negra
Ano de colheita: 2003

Vinho Madeira de aroma elegante e complexo, em que se salientam notas de mel, caramelo, nozes e avelãs. Na boca é elegante, fresco e seco, com final muito longo e sedutor, com persistência de notas de frutos secos e mel. É grande companhia para frutos secos como amêndoas torradas e pistácios, por exemplo, mas também para bolos de chocolate e queijos secos. Sirva-o a 14 ºC no copo.

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Bacalhôa Moscatel de Setúbal 20 Anos

Produtor: Bacalhôa Vinhos
Casta: Moscatel Graúdo
Ano de colheita: 2000

Vinho de aroma complexo, marcado pelas notas de tangerina e casca de laranja, castanhas e nozes. Boca com volume e elegância, longa, com persistência de notas de mel, geleia de marmelo e chá preto. Um vinho para a companhia de frutos secos, fatias douradas, filhoses e outras sobremesas da época, como lampreia de ovos. Servir a 14 ºC no copo.

Vinhos para festas felizes | Unibanco

Vinhos para festas felizes | Unibanco