O-que-é-e-como-praticar-um-Turismo-Sustentável O-que-é-e-como-praticar-um-Turismo-Sustentável

O que é e como praticar um Turismo Sustentável?

min de leitura


Publicado em 24-Jan-2024

Apesar do seu inegável contributo para a economia, o Turismo é responsável, de acordo com um estudo da Nature Climate Change, por cerca de 8% do total de emissões de carbono mundiais.

Milhares de viagens de avião diárias, lixo produzido pelos alojamentos e souvenirs, são algumas das fontes de poluição que acabam por contribuir para esta massiva emissão de carbono que coloca em risco não só os ecossistemas locais, como todo o património natural mundial.

Contudo, não é apenas ao nível natural que a massificação do Turismo tem contribuído para um mundo menos sustentável. A destruição de culturas e monumentos, a gentrificação de cidades e vilas e a precarização laboral, e até social, das populações, colocam em causa o desenvolvimento sustentável das comunidades que recebem um número de turistas que ultrapassa aquilo para o qual estão preparadas para absorver.

Face a tudo isto, nos últimos anos acabou por nascer um movimento que defende um turismo baseado no respeito pelas comunidades e ecossistemas naturais dos locais mais atingidos pela massificação do Turismo: o Turismo Sustentável.

O que é o Turismo Sustentável?

Tal como o nome indica, o Turismo Sustentável é um tipo de turismo que privilegia o uso racional dos recursos naturais, a preservação dos usos e tradições das comunidades locais, bem como as suas necessidades.

O consumidor/turista é, no âmbito do Turismo Sustentável, o principal agente de mudança. Cabe a este, por exemplo, selecionar meios de transporte mais sustentáveis, nomeadamente diminuir o número de viagens de avião (uma das maiores fontes poluidores dentro das atividades turísticas), abraçar uma alimentação à base da gastronomia tradicional, escolher alojamentos ecológicos e comprar, sempre que possível, em produtores e artesãos locais contribuindo, deste modo, para a economia circular.

Existem diversos tipos de Turismo Sustentável, mas entre eles destacam-se:

• O Ecoturismo: exploração de ecossistemas naturais, mas sempre marcado por um propósito conservacionista.

• O Turismo rural: turismo que privilegia a visita a zonas rurais e agrícolas, caminhadas e acampamentos.

• Turismo comunitário: este tipo de Turismo Sustentável caracteriza-se por entregar às comunidades locais a gestão do fluxo de turistas dentro da sua região. Isto acaba por permitir preservar a comunidade dos perigos da gentrificação e da destruição do modo de vida local.

• O Turismo suave:  Ainda que não seja tão conhecido como o Turismo rural, o chamado Turismo suave consiste em priorizar as experiências locais, nomeadamente na descoberta, em conjunto com as populações locais, do seu modo de vida, cultura, património e ecossistema.

Como praticar Turismo Sustentável?

Se a ideia de Turismo Sustentável lhe agradou e está a pensar pô-la em prática nas suas próximas férias, tome nota das dicas que lhe vamos oferecer já de seguida.

Quer se trate de um turismo mais tradicional ou de um turismo mais sustentável, a primeira coisa com que se terá de preocupar é com o financiamento das suas férias, um financiamento que também pode ser sustentável se escolher a via online.

Caso não queira tocar nas suas finanças ou não tenha, no imediato, o dinheiro necessário, o nosso conselho é que procure um crédito para férias, como o crédito pessoal , ou que use um cartão de crédito como o cartão UNIBANCO, até porque é o método de pagamento mais seguro durante as férias. Com o cartão UNIBANCO pode trividir as despesas das férias superiores a 150€, caso pague os fracionamentos na totalidade.

Para isso, basta-lhe fazer uso do seu smartphone, tabelt ou PC com acesso à Internet, entrar na página de crédito pessoal do UNIBANCO da marca UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A.–  e fazer uso do simulador para calcular a mensalidade em função do montante (financiamento entre 5 mil e 75 mil euros) e prazo de reembolso (entre 24 e 84 meses) que preferir.

Se a proposta lhe agradar e quiser fazer o pedido, só tem de clicar na barra “Fazer Pedido” que acompanha o simulador, preencher um formulário online, anexar os documentos necessários e submeter. O UNIBANCO irá, então, analisar o seu pedido e, em caso de resposta positiva, receberá o dinheiro pretendido na sua conta bancária em apenas alguns dias.

Com a questão do financiamento resolvida, procure destinos que não exijam a utilização do avião ou que as viagens possam ser efetuadas através de transportes públicos.

Ainda na questão da escolha do destino, opte por locais com hábitos e práticas sustentáveis.

Para além do meio de transporte, na altura de escolher um alojamento, pondere soluções de hospedagem em casa ou em negócios locais, uma vez que, ao fazê-lo, estará a contribuir diretamente para a economia local.

Na mala, tente diminuir ao máximo a presença de garrafas ou recipientes de plástico descartáveis optando, ao invés, por produtos reutilizáveis. Se pretender levar comida, adapte as quantidades aos dias de férias. Caso opte por almoçar ou jantar fora, escolha sempre serviços de restauração locais e não cadeias de alimentação internacionais.

Enquanto estiver a desfrutar das suas férias, compre sempre no comércio local, abrace a cultura do lugar através das histórias e experiências dos locais, mantenha-se sempre nos trilhos enquanto explora os espaços naturais e não atire lixo para o chão.

Por último, mas não menos importante, respeite a cultura e hábitos locais, esse é um passo importante para que não só tire mais partido das suas férias, como também preserve a comunidade que o acolheu.