9 vantagens de usar o cartão de crédito nestas férias 9 vantagens de usar o cartão de crédito nestas férias

9 vantagens de usar o cartão de crédito nestas férias

min de leitura

Quer vá para fora cá dentro, quer passe as fronteiras de Portugal, os cartões de crédito são sempre a forma mais inteligente de pagar as suas férias.


Publicado em 08-Jul-2022

É um prazer partir de férias. Colocar finalmente o trabalho de lado e deixar as chatices do dia a dia para trás.  Descansar ou partir à descoberta de novos mundos e culturas diferentes, criando memórias para mais tarde recordar, com muitas saudades. Infelizmente, partir de férias pode sair bastante caro, obrigando a poupanças extra, e sacrifícios pessoais, ou a recorrer a um empréstimo com esse fim. Ambas as opções são válidas, mas devem ser complementadas por uma gestão inteligente dos gastos e, isso, começa com um cartão de plástico. Porque quando usado de forma inteligente os cartões de crédito são a solução mais vantajosa para conceber umas férias de sonho.  Se não vejamos:

9 vantagens de usar o cartão de crédito nestas férias | Unibanco

1 Segurança

Levar um cartão de crédito acaba por ser muito mais simples e seguro do que transportar quantias avultadas. Além de que se perder a carteira, ou for assaltado, as hipóteses de recuperar o dinheiro são ínfimas, e pouco mais pode fazer do que alertar as autoridades. Já um cartão de crédito, pelo contrário, oferece planos de contingência e no momento em que alertar para o seu extravio deixa de ser responsável pelos gastos. Mesmo as 48 horas anteriores a esse alerta estão protegidas.

2 Descontos

Uma política muito comum das instituições de crédito é estabelecer parcerias no sentido de conseguir descontos para os seus clientes. Podem ser de 5%, mas geralmente são de 10, 15 ou 20% em moda, hotéis, aluguer de automóveis e outros serviços.

3 Mais prático

O grosso do planeamento das férias – escolha de hotéis, bilhetes de avião, rent-a-car, marcações de visitas ou excursões –, tudo na verdade, acontece online, pelo que a presença de um cartão de crédito é essencial.

9 vantagens de usar o cartão de crédito nestas férias | Unibanco

4 Melhor taxa de cambio

Ao realizar os pagamentos com o cartão de crédito terá uma maior probabilidade de conseguir uma taxa de câmbio mais favorável do que numa troca de moeda estrangeira.

5 Seguros associados

Alguns cartões de crédito oferecem um seguro de viagem ao adquirir os bilhetes de avião. Nem todos o fazem, pelo que deverá certificar-se previamente se o seu tem esta cobertura. Geralmente encontra-se disponível nas opções premium, com uma anuidade mais alta.
De referir que o UNIBANCO oferece essa possibilidade a todos os seus clientes mediante a subscrição do Pack Unique, que junta diversos seguros:
Seguro de Saúde: cobertura de Internamento Hospitalar, com o  pagamento das despesas médicas e respetivos atos de diagnóstico.
Seguro de Viagem: coberturas de acidentes pessoais, extravio, roubo ou deterioração da bagagem, cancelamento de viagem e responsabilidade civil.
Seguro de Assistência: técnica, médica ou outra, na estrada, sempre que precisar.
Este Pack tem um custo anual de 98 euros (cobrado semestralmente, pelo valor de 49,00 euros), pelo que só necessita de fazer as contas às despesas que terá em caso de cancelamentos, atrasos nos voos, problemas na bagagem ou problemas médicos. Ou então ao custo de fazer um seguro por cada bilhete de avião adquirido ao longo do ano para si e família. Percebe-se rapidamente que este Pack permite poupar tempo, dinheiro e chatices.

9 vantagens de usar o cartão de crédito nestas férias | Unibanco

6 Flexibilidade

Esperemos que nunca se torne necessário, mas situações imprevistas acontecem e ter um cartão de crédito à mão pode  ser a forma mais simples de fazer face a uma despesa inesperada.

7 Programas de recompensa

Muitos cartões de crédito oferecem programas de recompensas, como o programa Cashback do Unibanco, que devolve parte do valor gasto em compras (até 200€) no primeiro ano após a adesão. É mais uma forma inteligente de poupar.

8 Estar preparado

Se um cartão ajuda muita gente, dois cartões ajudam muito mais. Ou seja, já concluímos que um cartão de crédito é a melhor forma de pagamento, e a mais universal, mas não deve ser a única. Como nem todos os países funcionam segundo as mesmas regras e tecnologias, pode acontecer que um cartão seja recusado, pelo que é conveniente ter outro cartão alternativo. É preciso pensar também em perdas e extravios, pois ninguém quer ficar preso no estrangeiro sem qualquer método de pagamento. Deve também juntar um cartão de débito e algum dinheiro vivo, para ter todas as bases cobertas.

9 vantagens de usar o cartão de crédito nestas férias | Unibanco
Closeup image of young tourist putting money in wallet, saving money for vacation trips

Closeup image of young tourist putting money in wallet, saving money for vacation trips

9 Aproveitar as oportunidades

Por vezes as vantagens são inesperadas, caso da atual campanha de férias do UNIBANCO, que está a oferecer diariamente 500 euros, até ao dia 28 de agosto, a quem gastar pelo menos 50 euros em compras.  “500€ na mão? Basta passar o cartão” é o mote, e apesar de não ser uma vantagem garantida, como é uma oferta diária, as hipóteses são simpáticas.