9 gadgets para cuidar das plantas com muito carinho 9 gadgets para cuidar das plantas com muito carinho

9 gadgets para cuidar das plantas com muito carinho

min de leitura

Se as plantas pudessem falar, dir-nos-iam aquilo que precisavam: mais água, menos água, mais luz, menos sol… infelizmente não falam, mas a tecnologia pode dar uma ajuda.


Publicado em 05-Abr-2021

Parece que algumas pessoas têm um jardineiro dentro de si, mas para a maioria não é fácil cuidar das plantas lá de casa – ou porque requerem demasiada atenção ou porque demasiada atenção é demais…Quem tenta percebe os benefícios de ter uma casa florida (como pode ver aqui e aqui), mas por vezes descobre que a tarefa pode ser um quebra-cabeças difícil de deslindar. Se ao menos as plantas falassem.. Não falam, claro, mas felizmente existem alguns gadgets que nos podem dar uma ajuda preciosa para tentar perceber o que lhes vai na alma:

Bosch Smart Grow

Com esta solução da Bosch não precisa mesmo de fazer nada, já que é tudo controlado eletronicamente. Exceto, ocasionalmente, encher o depósito de água, mas até nessa altura o aparelho envia uma notificação. Fora isso, é deixar o SmartGrow gerir automaticamente a luz e a rega. O sistema usa cápsulas de sementes (tem modelos para três ou seis cápsulas) aromáticas e não necessita de solo, já que funciona por hidroponia. Para uso interior.

Véritable Gardens

A francesa Véritable funciona de forma muito semelhante, mas oferece uma maior variedade. Quer nos jardins internos (sete modelos), quer nos cartuchos, a que chamam de Lingots, onde vamos encontrar flores comestíveis, mais aromáticas, incluindo de inspiração asiática, mini frutas como morangos, e vegetais como tomates ou pimentos.

Soltech Solutions

A falta de luz solar em muitos apartamentos constitui um sério problema, mas infelizmente a maioria das luzes de crescimento preexistentes parecem muito adequadas para uma estufa, mas nada aceitáveis para uma divisão em casa. A grande inovação da Soltech foi precisamente criar lâmpadas de aparência normal – e que criam de facto um ambiente acolhedor em casa – mas que funcionam também com este propósito. Pode optar por comprar apenas a lâmpada, e usar um candeeiro seu, ou uma das soluções completas, visto serem todas bastante atrativas..

Armadilhas para insetos

Por vezes, a tecnologia não precisa de ser muito inovadora para ser eficiente. É o caso destas armadilhas que atraem a maior parte dos insetos nocivos que infestam as hortas, os vasos e os jardins, graças ao seu tom amarelo e os prendem com uma cola inodora e livre de substâncias inseticidas. Adequadas tanto para interior como exteriores, livram as plantas de uma série de pragas de uma forma bastante simples.

9 gadgets para cuidar das plantas com muito carinho | Unibanco

O vaso Lua

A Lua é um pequeno vaso que transforma as plantas numa espécie de animal de estimação. A ideia é semelhante aos Tamagotchis, que comunicam manifestando emoções, e assim é também com a Lua, que vai revelar que está com sede, com pouca luz, muito calor, e por aí fora. Consegue até revelar o seu descontentamento a algum animal mais atrevido que se aproxime com propósitos mais dúbios. Só precisa de descarregar a aplicação, sincronizar com o telemóvel e cuidar das plantas passa a ser muito mais simples e divertido.

VegTrug Grow Care

Este pequeno aparelho dá uma ajuda preciosa, pois fornece informação relativamente aos níveis de temperatura, luz, humidade e nutrientes presentes na terra do vaso. Depois compara esses valores com as condições ideias para a planta em questão e sugere as correções necessárias. O funcionamento do VegTrug é muito simples e basta conectar ao smartphone e selecionar a planta em questão. A app tem mais de 6 mil opções à escolha.

9 gadgets para cuidar das plantas com muito carinho | Unibanco

Sonkir medidor 3 em 1

Menos tecnológico e sem conexões, mas igualmente eficiente, versátil e ainda mais resistente, este Sonkir pode ser utilizado tanto no interior como no exterior, medindo três parâmetros essenciais para a saúde das plantas (ou plantações): a luminosidade, a humidade e o PH do solo.

9 gadgets para cuidar das plantas com muito carinho | Unibanco

Globos de Irrigação

Mais uma tecnologia particularmente simples, mas muito útil, especialmente quando vai uns dias para fora. Estes globos ajudam a manter o solo com os níveis corretos de humidade, pois a própria terra se encarrega de “beber” mais ou menos água, consoante as necessidades da planta. Podem usar-se várias, claro, e são uma boa alternativa aos vasos de auto rega pois não implicam a troca de vaso.

9 gadgets para cuidar das plantas com muito carinho | Unibanco

Wanfei, vaso inteligente

Se não tem um vaso que goste particularmente, uma boa alternativa a todos os sistemas anteriores será trocá-lo por uma opção inteligente, já com todos os medidores e sistemas de rega automática incluídos. Com ligação por wifi, para aceder ao estado da sua planta em qualquer parte do mundo.