Ar puro, casa saudável Ar puro, casa saudável

Ar puro, casa saudável

min de leitura

Sem carros nem aviões, a qualidade do ar está finalmente a melhorar nas cidades. Mas com toda a gente confinada, como ficou o ar dentro de casa?


Publicado em 29-Abr-2020

As notícias mais recentes sobre a qualidade do ar nas principais cidades são animadoras: sem carros nas ruas, aviões no ar e tantas outras atividades em pausa, a qualidade do ar recuperou rapidamente para níveis suportáveis. Mas e dentro de nossas casas? Como ficou o ar com mais pessoas dentro de casa, por muito mais tempo, respirando e libertando CO2, cozinhando, usando sprays de cheiro ou velas aromáticas?

Toda esta poluição em espaços interiores pode representar um risco para a saúde, para mais agora, em que respirar ar puro é de importância vital para a saúde e para o conforto de toda a família. Felizmente, não existe praticamente nenhum problema que afete a qualidade do ar em casa para o qual não exista uma solução simples.

Purificadores de ar

Ácaros, pó, pólen, fumo, pelos de animais de estimação, tudo isso anda pelo ar para nós respirarmos. Precisa de ser limpo e a melhor forma de o fazer será recorrendo a um purificador. Existem purificadores com e sem filtro HEPA, e a maior parte destes aparelhos tem a potência definida para o tamanho da divisão, pela quantidade de ar que necessitam de limpar, por isso tenha este fator em atenção na hora de escolher o(s) seu(s).

Ar puro, casa saudável | Unibanco

A Airfree é uma empresa nacional que fabrica purificadores de ar com motores termodinâmicos, que aquecem o ar num núcleo a cerca de 200°. Ou seja, sem recurso a filtros nem manutenção. Mas eliminando “esporos de mofo no ar, bactérias, vírus, ozono, alérgenos do ácaro, da poeira e outros, como o de animais e de pólen, pelo que representam um grande aliado no aumento da qualidade de vida de pessoas alérgicas”. A empresa fala em valores até 99% e estudos científicos independentes confirmam valores na casa dos 90%, o que representa uma diminuição drástica da poluição em casa. Existem aparelhos para salas dos 16 aos 64 metros (e se forem maiores pode sempre usar mais do que um). O funcionamento é totalmente silencioso.

Humidade

O excesso de humidade em ambientes domésticos é outro dos problemas mais comuns, e que pode levar ao aparecimento de bactérias, maus odores ou danos nas paredes e mobiliário. Fomenta, além disso, problemas reumáticos e a solução passa por um desumidificador. Aqui é importante perceber a capacidade de extração de humidade do ar. Para casa, idealmente, deverá rondar os 10 litros por dia e será conveniente que tenha um humidóstato (aparelho que permite medir a humidade relativa do ambiente) regulável. Porque assim pode definir valores a partir dos quais o aparelho se liga ou desliga automaticamente. Permitindo poupar na conta de eletricidade.

Ar puro, casa saudável | Unibanco

Desumidificador Delonghi Tasciugo AriaDry Light DNS65. Remove até 6 litros de excesso de humidade em 24 horas, com função de secagem de roupa e controle de humidade.

Cuidado com os fumos e os sprays

Quando estiver a cozinhar, para além de ter sempre o exaustor ligado, considere abrir também as janelas. É uma segurança acrescida pois o fumo é um dos grandes poluidores do ar em casa. E o mesmo é válido para os sprays da casa de banho, para os produtos de limpeza muito intensos, para as velas e outros aromáticos.

Ar puro, casa saudável | Unibanco

A verdade é que o nosso nariz é um excelente medidor da qualidade do ar, mas um ambiente bem cheiroso não significa necessariamente com bom ar. Lembre-se de que o ar saudável não tem cheiro. Isso mesmo, por muito que adore os sticks de incenso da Apotheke, não precisa de acender um todos os dias.

Para fumadores

Se não contempla deixar de fumar, a única solução será mesmo não fumar em casa. De todo. Nem sequer à janela. Para quem não vive sozinho esta atitude deverá mesmo ser uma imposição, pois ninguém tem o direito de impingir o seu fumo aos demais.

Plantas

As plantas são fundamentais, pois não dão apenas um ar mais bonito à sua casa, funcionam também como uma espécie de purificador e desumidificador naturais. Está comprovado cientificamente que eliminam toxinas como o benzeno ou o monóxido de carbono, e contribuem para um nível de humidade ideal. Contribuem ainda para criar um ambiente que favorece o descanso, logo ajudam a dormir melhor e reduzem o stress. Aranha ou Dracena são duas plantas de interior que requerem muito pouca manutenção, mas oferecem uma excelente filtração de ar.

Ar puro, casa saudável | Unibanco