Desenvolvimento sustentável: o que é? Desenvolvimento sustentável: o que é?

O que é o desenvolvimento sustentável?

min de leitura


Publicado em 12-Abr-2024

Faz capas de jornais, é tema de acirrados debates televisivos e organizam-se múltiplas conferências em seu nome, mas, afinal de contas, o que é o desenvolvimento sustentável?

Desenvolvimento sustentável: o que é?

Apesar da crença de muitos na falácia do crescimento infinito, a verdade é que o nosso planeta é finito e exige que cuidemos dele para que, todos, possamos viver com dignidade e em total respeito pelo meio que nos circunda e do qual nos alimentamos diariamente.

O aumento da desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres que se verifica em todos os quadrantes do planeta, as alterações climáticas e a exaustão dos recursos naturais, são problemas prementes que encontram, ou tentam encontrar, resposta através de medidas que visam um desenvolvimento sustentável.

Assim, de acordo com a definição cunhada pela ONU (Organização das Nações Unidas), o desenvolvimento sustentável é aquele cujo modelo “permite satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem as suas próprias necessidades”.

Para que isto se torne uma realidade, a ONU, em parceria com governos, ONG (Organizações Não Governamentais) e iniciativas cidadãs, desenvolveu a mediática Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de criar, até 2030, um mundo mais justo e ecologicamente sustentável.

Objetivos do desenvolvimento sustentável

Como sublinhamos, a ONU criou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que, em 2015, foi adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas.

Esta agenda enumera 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) em que não só se definem as prioridades e metas do desenvolvimento sustentável global a atingir até 2030, mas também identifica quais os esforços globais a fazer para que estas metas sejam cumpridas.

Estes objetivos são:

  • 1º Erradicar a pobreza;
  • 2º Erradicar a fome;
  • 3º Saúde de qualidade;
  • 4º Educação de qualidade;
  • 5º Igualdade de género;
  • 6º Água potável e saneamento;
  • 7º Energias renováveis e acessíveis;
  • 8º Trabalho digno e crescimento económico;
  • 9º Indústria, inovação e infraestruturas;
  • 10º Reduzir as desigualdades;
  • 11º Cidades e comunidades sustentáveis;
  • 12º Produção e consumo sustentáveis;
  • 13º Ação climática;
  • 14º Proteger a vida marinha;
  • 15º Proteger a vida terrestre;
  • 16º Paz, justiça e instituições eficazes;
  • 17º Parcerias para a implementação dos objetivos.

Para que estes objetivos não sejam apenas desejos de “miss mundo”, todos são chamados a colaborarem, como veremos já a seguir. 

Como alcançar o desenvolvimento sustentável?

Como referimos, atingir os objetivos do desenvolvimento é uma tarefa que cabe não só a governos, mas também a empresas e cidadãos.

No caso português, o nosso país encontra-se, atualmente, no 20º lugar global do ranking de metas concretizadas ou em vias de concretização e tem como prioridades estratégicas os pontos 4, 5 9, 10, 13 e 14.

No que toca à ação do governo, Portugal, entre outras coisas, já conseguiu assegurar a meta de 99% de água segura para a população, aumentou o número de lares com saneamento público e está a fazer uma forte aposta na transição para uma economia verde através do aumento da produção de energia a partir de fontes renováveis e da diminuição dos níveis de emissão de gases de efeito de estufa.

Já no caso das empresas, boas práticas não faltam. Por exemplo, no UNIBANCO, estamos a auxiliar, com criteriosas políticas de crédito, empresas e consumidores a apostarem na transição energética e na diminuição da sua pegada ecológica.

A nossa responsabilidade ecológica está ainda bem visível na digitalização dos processos de contratualização de crédito pessoal, crédito consolidado e cartão de crédito evitando, deste modo, o uso de papel e viagens geradoras de poluição, e no lançamento de cartões de crédito ecológicos em PVC degradável para substituir os tradicionais cartões de plástico.

Pé ante pé, os objetivos de um desenvolvimento sustentável estão a ser atingidos, aliás, Portugal é dado como um exemplo de país sustentável pela ONU, mas a luta é dura e exige, mais do que nunca, o compromisso de todos.