50 Anos UNICRE 50 Anos UNICRE

UNICRE: Um futuro cheio de história

min de leitura


Publicado em 03-Abr-2024

Na comemoração dos 50 anos da UNICREInstituição Financeira de Crédito, S.A., juntamos passado e futuro para contarmos a nossa história. O legado diz muito sobre o nosso papel no futuro dos pagamentos em Portugal, mas há quem tenha ainda mais para dizer.

Clientes, parceiros e colaboradores partilham histórias sobre o impacto da UNICRE na evolução das suas empresas e carreiras. São histórias na primeira pessoa que nos inspiram a construir um futuro melhor para todos, um futuro feito de história.

Em abril de 74, demos início a uma verdadeira revolução na forma como os consumidores se relacionam com o dinheiro através da emissão dos primeiros Cartões UNIBANCO, nas modalidades individual e empresa.

Inovar e servir os portugueses com as soluções que lhes permitam dar cor aos seus projetos, sejam eles umas merecidas férias ou do tamanho de uma empresa, é a missão que temos há 50 anos e que nos acompanha ao longo de, pelo menos, mais meio-século.

Novas gerações trazem novos desafios, desafios a que nós, na UNICRE, nunca viramos a cara e que enfrentamos com o mesmo sentido de missão com que entrámos no mercado financeiro português no inicio dos anos 70.

Um desses desafios é relatado por Joana, cuja memória nos leva até à sua adolescência, marcada por um cartão UNIBANCO que lhe abriu as portas ao mundo. 

Joana Matos, cliente UNIBANCO

Na adolescência, eu tinha o sonho de viajar sozinha e lembro-me que o meu pai usou o cartão de crédito UNIBANCO para me oferecer a viagem de finalistas e eu ter percebido, no fim do Interrail, que queria continuar o resto da minha vida a viajar. Percebi ainda que queria ter um cartão igual ao do meu pai.

As memórias e as palavras de Joana, concentram em si o espírito pelo qual nos regemos na UNICRE: a construção de um futuro melhor para todos, um futuro com história.

Depois de percorrer a Europa, a Joana continua a viajar, mas sem cartão na carteira, uma vez que as soluções de pagamento e crédito UNICRE digitalizaram-se e já cabem num simples telemóvel.

Para mim, utilizar o cartão UNIBANCO no estrangeiro, é uma vantagem gigante. Podermos viajar, visitar outros países, outras cidades, sem nos preocuparmos com levar o dinheiro contado ou procurar uma caixa multibanco facilita-me imenso as viagens e torna-as ainda mais especiais.

Hoje, já com família, continua a tirar partido do “cartão que nunca falha” que o pai também usava, mas a partir da App UNIBANCO.

Para que a Joana e milhares de outros portugueses possam ver os seus sonhos concretizados, a UNICRE conta com a colaboração de centenas de colaboradores que trabalham, afincadamente, para que cada vez mais portugueses tenham a oportunidade de darem corpo às suas necessidades e desejos mais prementes.


Entre esses colaboradores, encontram-se o Humberto Alagoa e a Eva Roseta, provas vivas de que somos uma empresa com gente dentro.

Humberto Alagoa, colaborador UNICRE

Em 2001, o Humberto foi um elemento-chave na transição tecnológica para a nova unidade monetária – o Euro.

Um desafio que, o nosso colaborador, considera:

Um momento único na vida de todos nós, das empresas e, em particular, das instituições financeiras.

Para grandes questões, a UNICRE apresenta grandes soluções e foi isso que fizemos, em 1998, com a substituição de todo o sistema de informação que geria os cartões de modo a preparar-nos para a entrada do Euro e a oferecer uma transição o mais pacifica possível aos nossos clientes e parceiros.

Depois dessa tarefa, só ao alcance dos melhores profissionais do mercado, Humberto continua, no presente, a garantir que os portugueses não perdem um único cêntimo sempre que pegam num cartão para fazer um pagamento:

Eu estou há quase trinta anos a trabalhar na UNICRE, sou também cliente, e a UNICRE é uma empresa de confiança, é uma empresa independente, é, acima de tudo, uma empresa que faz avançar o mercado com o mercado.

Eva Roseta, colaboradora UNICRE

Em 2006, a Eva deu o pontapé de saída à sua carreira na UNICRE fazendo parte da primeira campanha UNIBANCO ligada a um Mundial de Futebol.

Estive numa campanha muito engraçada relacionada com o Mundial de Futebol que, na prática, consistia oferecer aos nossos clientes a oportunidade de comprarem plasmas em prestações sem juros, algo inovador na altura, pagando-as, automaticamente, no cartão de crédito.

Explica Eva que, quase 20 anos depois, continua a ser uma das principais pontas de lança da nossa área comercial e do atendimento personalizado ao cliente:

Pessoal e profissionalmente, todo o meu crescimento de vida foi acompanhado pela UNICRE. Formei-me cá, casei-me cá, tive filhos cá, a UNICRE fará sempre parte da minha história de vida.

Estas são apenas algumas das muitas histórias de sucesso que ajudamos a escrever ao longo destes 50 anos e muitas mais são as que esperamos escrever consigo, uma vez que a razão da nossa existência é você.

A Joana, o Humberto e a Eva encontraram em nós uma família, mas na UNICRE há sempre espaço para mais um.

Consulte a página da Comemoração dos 50 anos da UNICRE.