Já experimentou fazer bolo-rei em casa? Já experimentou fazer bolo-rei em casa?

Já experimentou fazer bolo-rei em casa?

min de leitura

O bolo-rei é a sobremesa mais famosa do Dia de Reis, mas poucos se atrevem a fazê-lo em casa. No entanto, é surpreendentemente simples. Quer saber como?


Publicado em 05-Jan-2022

O bolo-rei ou, na sua variante igualmente famosa, o bolo-rainha, é a sobremesa por excelência do Natal e do Dia de Reis. A receita terá origem francesa, mas foi trazida para Portugal pela Confeitaria Nacional corria o ano de 1870, o que nos dá o direito de a chamar nossa há muito mais de 100 anos.

Ao contrário de tantas outras sobremesas da época, no entanto, não existe propriamente a tradição de confecionar o bolo-rei em casa, mas de o comprar numa das muitas casas que ganharam a fama de os fazer tão bem. Algumas até o fabricam o ano inteiro, mas o que lhe sugerimos para este Dia de Reis é mesmo um bolo-rei DiY. Faça Você Mesmo. Assim pode adicionar − ou não − a quantidade de frutos secos e frutas cristalizadas que bem entender, substituí-las por outra coisa qualquer, como chocolate, e pode até regressar à infância e adicionar a fava e o brinde, que hoje já não se encontram.

A sua confeção, como verá, está longe de ser um bicho papão. Pelo contrário, é muito fácil ser coroado nesta cozinha, só precisa de um pouco de dedicação e de outro bem precioso: tempo.

Bolo-Rei tradicional

Vamos começar por contar com a ajuda do Chef Hélio Loureiro, que aqui explica, passo por passo, como fazer um bom bolo-rei tradicional. Esta é a sua receita.

Ingredientes:
Para o Bolo:
200 g de frutas cristalizadas em cubo
200 g de mistura de frutos secos
75 g de uvas passas
1 dl de vinho do Porto tawny 10 anos
25 g de fermento de padeiro
1 dl de água
750 g de farinha
150 g de manteiga
150 g de açúcar
10 g de sal
½ limão (raspa)
½ laranja (raspa)
4 ovos
1 gema
Para Decorar
2 meias cascas de laranja
2 pedaços de abóbora
2 figos em calda
2 meias fatias de ananás
Para Finalizar:
10 cerejas cristalizadas
100 g de fios de ovos
50 g de açúcar em pó


Preparação:
Macere os frutos cristalizados cortados em cubos, a uvas passas e os frutos secos torrados no vinho do Porto. Quanto mais cedo o fizer, melhor. De dia para o outro ou mesmo com semanas de antecedência. Dissolva o fermento na água morna. Adicione uma parte da farinha, envolva, faça uma bola e cubra com um pano. Deixe levedar por 20 minutos.
Coloque numa mesa a restante farinha abra-a no centro e coloque a manteiga, o açúcar, as raspas de limão e de laranja, o sal, os ovos à temperatura ambiente e a massa levedada. Vá juntando o resto da farinha, amasse bem e adicione os frutos cristalizados e os secos macerados. Molde a massa em forma de bola, polvilhe-a com farinha, tape-a com um pano e deixe levedar por 4 horas. Coloque na mesa a bola de massa e com ajuda do cotovelo faça um buraco no centro e construa uma coroa. Pincele-a com a gema batida, decore com os frutos cristalizados e em calda (cascas de laranja, abóbora, figos e ananás) e polvilhe com o açúcar em pó.
Coloque num tabuleiro e deixe descansar um pouco. Leve ao forno a 180ºC durante 35 minutos. Retire e decore com os fios de ovos e as cerejas cristalizadas.

Já experimentou fazer bolo-rei em casa? | Unibanco

Massa-Rei

Goste-se ou não do bolo-rei tradicional, este vídeo é importante pois ensina a fazer a base de massa que poderá depois servir para todo e qualquer outro bolo-“reinovador” que queira inventar. Como vimos, não é assim muito complicada de fazer, embora exija tempo. Com as mãos na massa, certamente, mas sobretudo deixando-a levedar.

Resumindo, para fazer uma boa base devemos: dissolver o fermento de padeiro em água morna (1 dl de água pra cada 25/30 grs de  fermento). Juntar uma chávena (ou mão cheia) de farinha, misturar bem, tapar com um pano e deixar levedar em lugar quente por cerca de 20/30 minutos.

Juntar a manteiga (ou margarina) à restante farinha, açúcar, sal, as raspas de limão e os ovos, amassando tudo muito bem com as mãos (ou uma batedeira). Juntar também o fermento e continuar a amassar até tudo estar muito bem ligado e a mistura elástica e macia. Se sentir a massa demasiado seca pode adicionar um pouco de vinho do porto à mistura (que lhe dará um cheirinho delicioso). Pode ainda adicionar um pouco de leite, mas atenção, porque a massa deve permanecer seca, não pode ficar muito mole húmida. Por fim, molde-a em forma de bola, coloque num recipiente e polvilhe com mais um pouco de farinha, tapando com um pano para deixar descansar por cerca de 4 horas. Quatro horas é uma boa média. Quem estiver muito apressado pode reduzir para três, mas idealmente deve-se até deixar descansar de um dia para o outro.

Findo este processo, pode-se então adicionar o brinde e a fava, os frutos secos macerados em vinho do Porto (se a ideia for fazer um bolo-rainha), os pedaços de chocolate previamente picados de uma tablete com uma faca, ou outra qualquer inovação. A criatividade e o gosto são, na verdade, os ingredientes fundamentais nesta altura.

Já experimentou fazer bolo-rei em casa? | Unibanco
portuguese Christmas cake Bolo de rainha

portuguese Christmas cake Bolo de rainha

Por fim, volte a bater a massa para integrar muito bem estes novos ingredientes, dando-lhe um aspeto de bola, antes de a abrir na bancada e fazer o buraco ao centro, dando-lhe o aspeto de rosca. Usando o cotovelo, claro, como manda a tradição, porque ainda estamos a fazer um bolo-rei, não um panetone ou outro estrangeirismo qualquer…