Já sabe onde comprar os doces de Natal este ano? Já sabe onde comprar os doces de Natal este ano?

Já sabe onde comprar os doces de Natal este ano?

min de leitura

O Natal é sobre tradições, e não há nenhuma mais deliciosa do que ter a mesa da consoada cheia de Rabanas, Sonhos, Filhoses ou Azevias. Sem esquecer, claro, o Bolo Rei.


Publicado em 21-Dez-2021

É impossível resistir a tanto doce…. Em Portugal temos uma longa tradição gulosa, cheia de doçaria típica, mas que atinge o seu auge na época natalícia. Se há coisa que distingue um Natal português é a mesa cheia de bolos reis e rainhas, rabanadas, sonhos, filhoses, azevias e tantos outros doces ao sabor de cada região ou tradição familiar. Infelizmente, a disponibilidade para preparar todas estas iguarias já não é a mesma de antigamente, e por isso a solução passa por comprar em vez de fazer. O que não é errado, porque se fizer estas escolhas o sabor está mais do que garantido:

Já sabe onde comprar os doces de Natal este ano? | Unibanco

Bolo rei em caixa da Confeitaria Nacional

Confeitaria Nacional – Lisboa

Começamos pelo primeiro. Porque terá sido a Confeitaria Nacional a primeira a trazer a tradição francesa do “bolo de reis” para Portugal. Em homenagem aos reis magos, não propriamente à cabeça coroada na altura. Corria o ano de 1870, o que significa que é uma referência há mais de 150 anos.
Além do Bolo Rei, pode ainda encontrar Azevias de grão e batata, Sonhos, Rabanadas, Broas Castelares ou Lampreia.

Confeitaria Nova Real – Porto

Na Confeitaria Nova Real vamos encontrar bolos rei e rainha tradicionais, mas também feitos com chocolate ou gila para quem gosta de inovar. Quanto ao resto, das rabanadas aos troncos de natal, passando por tudo o que leva ovos, estão garantidos.

Já sabe onde comprar os doces de Natal este ano? | Unibanco

Bolo Rei de Chocolate na Confeitaria Nova Real

Pastelaria Versailles – Lisboa

A Versailles não “apenas” uma das mais bonitas da cidade − e tradicionais, porque acaba de comemorar 99 anos. Existe uma razão para aquele balcão ser tão grande e, nesta época enche-se de doces de chorar por mais, começando pelos sonhos, que pode comprar com ou sem calda, com ou sem açucares, e por aí fora. Sobre os bolos Rei e Rainha a fama é tão grande que nem vale a dizer mais nada…

Já sabe onde comprar os doces de Natal este ano? | Unibanco

Os Bilharacos na Flor de Aveiro

Flor de Aveiro – Aveiro

Possivelmente a melhor pastelaria da cidade, a Flor de Aveiro oferece muito mais do que os famosos Ovos Mole − e isso inclui naturalmente Bolo Rei e Rainha, que alguns juram ser os melhores do país. E todos os anos ganham prémios para o provar. Um dos ex-líbris da casa é mesmo o Bolo Rei Escangalhado, sem a tradicional forma circular, mas rico em ingredientes e a adição de gila à massa.  Por fim, não se atreva a sair sem levar os Bilharacos, outra tradição da região, e que consiste numa espécie de sonhos e rabanadas num só.

Salamaria – Lisboa

A Salamaria, na Lx factory, não tem a mesma tradição de outras casas, mas é precisamente a originalidade que a traz aqui. Especializada em Salame, a loja criou diversas versões natalícias do doce, incluindo um tronco de Natal com chocolate branco ou de leite, salames com cores mais natalícias ou um Panetone de Salame de Chocolate com sabor a Ferrero Rocher. Ambrósio, apetecia-me algo este Natal…

Já sabe onde comprar os doces de Natal este ano? | Unibanco

Panetone de Salame de Chocolate com sabor a Ferrero Rocher

Confeitaria Tavi

Na Tavi, até árvores de Natal feitas de chocolate vai encontrar. Para colocar no centro da mesa e cronometrar quanto tempo o enfeite vai durar… Depois, temos os mais requisitados bolos rei da Invicta, e toda a restante doçaria tradicional.

Leitaria da Quinta do Paço – Lisboa, Porto, Almada, Oeiras, Braga, Matosinhos…

De Paços de Ferreira para o mundo… Ok, para Portugal, a LQP anda há um século a adoçar o paladar dos portugueses. A grande especialidade são os éclairs, e nesta época natalícia não faltam algumas adaptações como uma Coroa e um Tronco de Natal.

Já sabe onde comprar os doces de Natal este ano? | Unibanco

Coroa de Natal de Éclair na Leitaria da Quinta do Paço

Pastelaria Garrett

Não falta quem se desloque todos os anos ao Estoril só para comprar o tradicional bolo rei da Garrett. É quase uma uma tradição natalícia. A (outra) boa notícia é que pode aproveiotar a viagem para comprar todos so restantes doces: Coscorões, Fatias Douradas, Sonhos, Tronco Natal, Broas, Trouxas, Lampreias e fios de ovos.

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.