Os grandes filmes dos Óscares em cartaz Os grandes filmes dos Óscares em cartaz

Os grandes filmes dos Óscares em cartaz

min de leitura

Os Óscares 2022 são já nesta madrugada de domingo para segunda, mas antes de saber quem vai ganhar, que tal ver os filmes nomeados numa sala de cinema?


Publicado em 25-Mar-2022

Belfast, de Kenneth Branagh

Nomeações: 7, incluindo Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento Original, Melhor Atriz Secundária (Judi Dench) e Melhor Ator Secundário (Ciáran Hinds).
Em Exibição: Cinemas Nos, UCI, Cinema City, Medeias Nimas, etc

“Todos temos uma história para contar…” começa por contar a avó de Will, um jovem de nove anos à procura do seu caminho no mundo tumultuoso de Belfast, epicentro dos conflitos entre católicos em protestantes no final dos anos 1960. Mas nem todas as estórias estão tão bem contadas como esta, por Kenneth Branagh, começando aliás pela interpretação da avó, Judi Dench, e do avô, Ciaran Hinds. Ótima fotografia a preto e branco, e banda sonora a acompanhar, por Van Morisson.

King Richard, de Reinaldo Marcus Green

Nomeações: 6, entre elas Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Secundária e Melhor Música Original
Em Exibição: HBOMax

Todos conhecemos os sucessos de Venus e Serena Williams dentro dos courts de ténis. Agora é tempo de conhecer a história por detrás, sobretudo o papel do pai, King Richard, e a forma com as levou de um bairro pobre na Califórnia ao topo da elite mundial do desporto. Um filme comovente com grande interpretação de Will Smith.

O Poder do Cão, de Jane Campion

Nomeações: 12, é o filme mais nomeado, incluindo Melhor Realização e Melhor Filme, mais as categorias de representação:  Melhor Ator, Melhor Atriz Secundária e duas vez para Melhor Ator Secundário.   
Em Exibição: Cinemas Nos, Cinema Trindade, Cinema Ideal, Medeia Nimas, Netflix

Phil Burbank é um rancheiro carismático e autoritário, mas a sua vida será posta à prova com a chegada do irmão mais novo, a mulher e o filho de ambos. Um filme poderoso que pode vem levar Jane Campion à estatueta. Tremendas interpretações, ou não tivesse feito (quase) o pleno na categoria, com Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons e, notavelmente, Kodi Smit-Mcphee.

A Pior Pessoa do Mundo, de Joachim Trier

Nomeações: Melhor Argumento Original, Melhor Filme Internacional (Noruega)
Em Exibição: UCI, Cinema Trindade

As histórias de amor, no cinema, têm raramente pouca ligação à realidade, o que levou Joachim Trier a dirigir este filme que acompanha quatro anos na vida de Julie, à medida que esta tenta navegar as águas do amor em Oslo. Mas não se pense que se trata apenas de apresentar uma versão crua da realidade, porque vamos mesmo assistir a uma comédia romântica, muito possivelmente a melhor do ano.

Drive my Car, de Ryûsuke Hamaguchi

Nomeações:  Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Filme Internacional (Japão)
Em Exibição: Teatro Académico de Gil Vicente, Cinema Trindade, Cinema Ideal, Medeia Nimas, Nos, Cinema City, UCI

Um importante ator e encenador é convidado para dirigir uma produção de Tio Vânia, de Tchécov, num festival de teatro em Hiroshima, mas a viagem vai obrigá-lo a lidar com a morte inesperada de sua esposa. Esta excelente adaptação do conto de Murakami já conseguiu surpreender ao ser nomeado para as categorias principais, e não apenas a de filme estrangeiro. Quem sabe se não surpreende mais ainda.

Não Olhem para Cima, de Adam Mckay

Nomeações: Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Banda-Sonora e Melhor Argumento Original.
Em Exibição: Netflix

Dois astrónomos descobrem um cometa em rota de colisão −fatal − com a Terra. Esta é a premissa, mas a história, na realidade, é sobre a forma como um governo distópico nos EUA reage à notícia. Todas as semelhantes com a administração Trump são pura coincidência. Um filme super divertido, mas que faz uma crítica social mordaz e tem um elenco recheado de estrelas: Meryl Streep, Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Cate Blanchett e muitos outros.

West Side Story, de Steven Spielberg

Nomeações: 7, entre as quais Melhor Filme e Melhor Realização, Melhor Atriz Secundária, Melhor Guarda Roupa e Melhor Fotografia
Em Exibição: Cinemas Nos Colombo (Lisboa) e Nos Parque Nascente (Porto), Disney Plus

Recriação, feita por Steven Spielberg, do famoso musical que retrata a rivalidade entre os Sharks, (gangue formado por imigrantes porto-riquenhos), e os Jets (constituído maioritariamente por jovens brancos), onde nasce uma história de amor digna de Romeu e Julieta.

Por C-Studio / Cofina Media

Joana Limão: “Trabalho para ser feliz”

Joana Limão: “Trabalho para ser feliz”

A vida de Joana Limão não dava um filme, ainda é muito nova para isso. Mas tem tantos ingredientes (otimismo, alegria, boa comida…) que merece ser conhecida.
Ouvir