Hotéis assombrados e outros sítios onde passar o Halloween Hotéis assombrados e outros sítios onde passar o Halloween

Hotéis assombrados e outros sítios onde passar o Halloween

min de leitura

Seja num dos hotéis ou das festas que aqui trazemos, a noite de Halloween promete ser assustadoramente mais divertida este ano.


Publicado em 20-Out-2023

Hotel Tivoli Palácio de Seteais, Sintra

Hotéis assombrados e outros sítios onde passar o Halloween | Unibanco

O caso que vamos contar não é muito antigo. Não para a história do palácio, que remonta ao século XVIII, mas em 1994 um hóspede de origem holandesa instalou-se no quarto 18, nunca saindo e sempre sozinho, ali permaneceu por vários dias até ser encontrado morto. A nacionalidade do hóspede não é indiferente, uma vez que o palácio foi construído precisamente para ser casa do cônsul daquele país. O certo é que, desde então, vários hóspedes começaram a relatar estranhos acontecimentos e uma delas chegou mesmo a gravar, como conta a jornalista Vanessa Fidalgo no livro 101 lugares para ter medo em Portugal, passos e uma voz de origem desconhecida no quarto durante a noite. A fama do 18 leva a que muitos hóspedes se recusem a lá ficar, mas é noite de Halloween, portanto, do que estão à espera? Além disso, não há como se enganar com esta escolha, porque mesmo sem fantasma passam a noite num dos hotéis mais encantadores do país, e os jardins de Seteais, ou da Quinta da Regaleira, mesmo ao lado, são já místicos o suficiente. Para completar a experiência, não deixem de jantar no charmoso restaurante do palácio.

Pousada da Serra da Estrela, Penhas da Saúde

Hotéis assombrados e outros sítios onde passar o Halloween | Unibanco

Foi desenhado por Cottinelli Telmo nos anos 1920 como sanatório para tratar os trabalhadores dos caminhos de ferro que sofriam de tuberculose, e ao longo de mais várias décadas assistiu a muitas histórias de degradação e tragédia. O sanatório acabou encerrado em 1969, e o edifício foi mais tarde transformado numa pousada de Portugal, hoje pertença do Grupo Pestana. A remodelação esteve a cargo de Souto Moura que recuperou muitos elementos estilísticos do velho edifício, como os elevadores em ferro e madeira, mas adaptou-o para um hotel de luxo do século XXI. O que não conseguiu apagar, dizem, são os fantasmas dos velhos doentes que continuam a passear pelos corredores. Não há relatos de que tenham alguma vez incomodado um hóspede, mas na noite das bruxas tudo pode acontecer. Para recuperar do susto, nada como uma vista relaxante ao spa, e um belo passeio revigorante pela montanha.

Ruthin Castle Hotel & Spa, País de Gales

Hotéis assombrados e outros sítios onde passar o Halloween | Unibanco

Localizado em Gales, o medieval Ruthin Castle recebeu vários hóspedes ilustres, incluindo o rei Henrique VII e a sua filha, a famosa Bloody Mary. Mas o castelo foi também a casa de Lady Jane Grey, trineta de Henrique e que chegou a rainha de Inglaterra, num reinado de nove dias. Foi julgada por traição e morta na Torre de Londres, em 1554, mas os locais juram que o seu fantasma regressou a casa onde, desde então, vagueia pelos salões do castelo. Além desta ligação, o hotel é famoso pelo ambiente luxuoso e pelos banquetes medievais que organiza, mas neste Halloween promete mais um “susto especial”, para tornar a noite ainda mais memorável.

Parador de Jaén, Espanha

Hotéis assombrados e outros sítios onde passar o Halloween | Unibanco

Situado sobre uma antiga fortaleza que remonta aos tempos da ocupação árabe, o Parador de Jaén foi testemunha de incontáveis episódios que, dizem, ainda hoje ensombram o castelo. Vários hóspedes e trabalhadores relataram ter visto uma mulher magrebe, alta, bela e morena, de turbante na cabeça, que parece ser o fantasma de uma antiga princesa assassinada na torre da fortaleza. O quarto 22, especialmente, é palco de vários episódios fantasmagóricos, gritos e ruídos inexplicáveis, e uma equipa de “especialistas” chegou mesmo a ser chamada ao local, analisou o quarto e confirmou estar assombrado. Em plena Andaluzia, a cerca de 350 quilómetros de Badajoz.

Noite arrepiante nas Caves Sandeman, Porto

Hotéis assombrados e outros sítios onde passar o Halloween | Unibanco

As Caves Sandeman estão a preparar uma experiência insólita para a noite de 31 de outubro. A partir das 21h30, os visitantes terão a oportunidade de explorar o mundo do vinho do Porto sob a luz das velas, deixando-se contagiar pela enigmática figura do Sandeman Don, num cenário misterioso e sombrio. Toda a atmosfera das caves estará imbuída do espírito de Halloween com uma decoração temática, em que não vão faltar as típicas abóboras, e uma banda sonora especialmente selecionada que irá garantir o suspense ao longo do percurso guiado pelo “The Don”.
E no final não se preocupem, porque terão direito à famosa prova de vinhos do Porto, mas desta vez com um pairing inesperado. A participação na noite de Halloween obriga a reserva e tem um custo de 20 euros por pessoa

Mais vinho e Halloween, Azeitão e Reguengos de Monsaraz

Hotéis assombrados e outros sítios onde passar o Halloween | Unibanco

Mais a sul, em Azeitão e no Alentejo, a José Maria da Fonseca também preparou um programa especial de Halloween nas suas icónicas adegas, onde não faltam garrafas de moscatel Alambre e guloseimas alusivas ao tema. 
Na Casa-Museu José Maria da Fonseca, construída no século XIX e restaurada em 1923 pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi, não há como perder a Adega dos Teares Velhos, onde repousam os mais antigos moscatéis de Setúbal e outras surpresas, e, na Adega José de Sousa, a Adega dos Potes, com a maior coleção de ânforas de barro, uma tradição que remonta ao tempo dos romanos. Isso e um enorme “menir” ainda mais antigo.
O preço é de 27 euros por adulto e 13 por criança e é necessário fazer reserva.

Escape Room Halloween, Porto

Hotéis assombrados e outros sítios onde passar o Halloween | Unibanco

Reza a lenda – ou pelo menos o site do WOW, World of Wine − que na noite de 31 de outubro Tutankhamon vem assombrar o museu The Bridge Collection. O seu cálice desapareceu e o faraó está a convocar um grupo de heróis (nós) para o conseguirmos encontrar, caso contrário o fantasma vai espalhar-se pelo resto do mundo.
E esta Escape Room é apenas uma das muitas atividades de Halloween que o WOW preparou para este ano, em que não falta sequer um The Evil Show, com espetáculos de terror e música ao vivo.

Uma noite de terror no cinema, Lisboa

Só para os amantes de terror. Alertamos para a violência do trailer.

O cinema Fernando Lopes, (Campo Grande, 376) preparou uma noite de verdadeiro terror com a exibição do filme Megalomaníaca, de Karim Ouelhaj. Considerado um dos melhores filmes de terror de 2023, é um filme poderoso e extremo, inspirado na história do Carniceiro de Mons, que nos anos 1990 assombrou aquela cidade belga e matou 15 mulheres em seis meses. Sessão única | 31 de outubro, às 22h00