Os 8 produtos apresentados na CES que mais nos impressionaram Os 8 produtos apresentados na CES que mais nos impressionaram

Os 8 produtos apresentados na CES que mais nos impressionaram

Mesmo em tempo de pandemia, o mundo da tecnologia continua a escolher a feira de Las Vegas para apresentar a maioria das novidades do ano.


Publicado em 13-Jan-2022

Presencialmente, nalguns casos, ou virtualmente, na maioria, o certo é que as marcas continuam a reunir-se em Las Vegas para celebrar a Consumer Electronics Show. E a maior feira mundial de tecnologia não desiludiu, com novidades para todos os gostos, em todos os feitios e nas áreas mais incríveis. No meio de centenas, milhares, de produtos é sempre difícil fazer uma seleção, mas estes próximos gadgets captaram a nossa atenção, seja porque inauguraram uma tecnologia realmente inovadora, criando algo que não existia antes, ou porque nos surpreenderam pela simplicidade genial da resposta um problema concreto. Precisamos de ambos para fazer o mundo andar para a frente, e esta CES deu mais um passo na direção certa.

JLab Go Air Tones Wireless Earbuds

Os 8 produtos apresentados na CES que mais nos impressionaram | Unibanco

Os auscultadores in-ear (ou intra-aurais) estão completamente na moda, mas não conseguem agradar a todos. Muitos, por exemplo, não gostam de ter um objeto brilhante a sair-lhes da orelha. Foi a pensar nisso que a JLab criou estes auscultadores camaleónicos, desenhados em 7 tons diferentes de pele para se camuflarem com a nossa. E é possível até experimentar antes de os comprar, para ficar a perceber qual o tom que casa melhor.
Além disso, oferecerem boa qualidade sonora e cerca de oito horas de bateria contínua, mais carregamento na caixa.

Withings Body Scan

A Withings Body Scan é muito mais do que uma balança inteligente, já que incorpora uma série de tecnologias de monitorização de saúde que transformam a sua casa de banho praticamente num consultório médico. E muitas delas funcionam através de uma simples pega extensível que colocaram na balança, e que permite realizar um eletrocardiograma (ECG) ou analisar o estado dos tecidos nervosos, alertando para a sua degeneração, se for caso disso. Um problema comum, causado por diabetes e hábitos pouco saudáveis. Um Check Up imediato, logo a seguir ao duche.

Samsung The Freestyle

Para além de robôs que põem a mesa, ecrãs que se dobram em quatro, e a generalidade de soluções radicais que acompanham geralmente a marca coreana, a Samsung aproveitou também a CES para apresentar o The Freestyle, um novo projetor portátil com coluna inteligente integrada. O primeiro da marca coreana. Suporta uma projeção a 1080p até às 100 polegadas, o que já é um grande ecrã, mais som a 360 graus (com Alexa integrada). Mais importante ainda, o seu design rotativo facilita muito a configuração e a projeção em qualquer direção, sobretudo porque a imagem se ajusta automaticamente, corrigindo qualquer distorção. O FreeStyle já está disponível em pré-reserva para o mercado português.

Colorsonic

Eis-nos de regresso à casa de banho, com mais uma tecnologia para utilizar nesta divisão. Desta vez trata-se de um gadget para pintar o cabelo em casa, desenvolvido pela L’Oreal. O Colorsonic funciona como uma espécie de escova de cabelo elétrica, mas com dois cartuchos que permitem criar até quarenta tons diferentes. Escolhidos numa app específica para o efeito. A colocação do produto também é muito mais simples, e limpa, do que com os atuais colorantes no mercado, e já só falta aguardar mais um pouco para experimentar, já que o Colorsonic só deverá estar disponível lá para o final do ano, ou mesmo início do próximo.

ASUS Zenbook 17 Fold

Os 8 produtos apresentados na CES que mais nos impressionaram | Unibanco

A Asus apresentou um tablet dobrável com 17 polegadas! Isso mesmo, 17 polegadas, num tablet. Começamos agora a perceber as maravilhas que estes novos ecrãs dobráveis permitem fazer.
No caso do Asus a palavra-chave é versatilidade, porque o Fold pode ser utilizado de várias formas, incluindo em modo Laptop, integrando o teclado Bluetooth opcional na zona inferior do ecrã, criando assim um portátil com uma diagonal de tela de 12,5 polegadas. É esse, aliás, o seu tamanho do quando dobrado, o que é muito prático para transportar. Depois, o Zenbook 17 pode ainda funcionar em modo PC, com o teclado pousado na secretária e o ecrã aberto à nossa frente. Em todas as suas gloriosas 17.3 polegadas!
Este Foldable Tablet também não se acanha nas outras caraterísticas, já que vai funcionar com Windows 11, tem uma bateria de 75 Wh, sistema de quatro colunas Harman Kardon com Dolby Atmos, 16 GB de RAM e processadores Intel i7.
A marca de Taiwan só não especificou ainda o preço final do produto, algo que deverá acontecer em breve já que conta começar a vender este Zenbook em maio.  

Movano

Os 8 produtos apresentados na CES que mais nos impressionaram | Unibanco

O mundo dos wearables continua em franco crescimento, e os anéis inteligentes parecem ser a nova moda. Que o diga a Movano, a empresa que tem vindo a desenvolver este pequeno gadget e que, agora, até já consegue medir com precisão os hábitos e a qualidade de sono, as pulsações, a respiração e os níveis de oxigénio no sangue. O Ring está atualmente em processo de certificação pela agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA), para ser considerado como um dispositivo médico, e tem também em andamento um estudo para incluir no futuro a pressão arterial e os níveis de glucose no sangue. Neste mesmo anel. Quando o fizerem será, sem dúvida, um anel para todos os dominar. Até lá vai ter de esperar, porque mesmo na melhor das hipóteses não vai conseguir colocar este anel no dedo de ninguém antes do final do ano.

BMW iX Concept

Quem também apresentou uma tecnologia que não deverá estar para breve foi a BMW, com o seu iX Concept com E Ink. Isto se alguma vez estiver, o que não é líquido. Como ideia, no entanto, é genial. Afinal, quem não gostaria de poder trocar a cor do automóvel só por que sim? A E Ink é a mesma empresa que cria os ebooks e está a trabalhar com a marca de Munique para desenvolver uma nova geração de painéis que podem cobrir todo um veículo, permitindo então trocar a cor numa base diária, para “ligar” melhor com o estado de espírito do momento ou consoante as preferências de cada condutor. Tem também algumas aplicações práticas, como por exemplo escolher tons claros no verão, para repelir melhor o calor, e tonalidades escuras no inverno para o reter. Estes painéis não funcionam ainda a cores, apenas a preto e branco, mas entre os dois há todo um mundo de cinzentos por onde escolher. Convém no entanto, imaginamos, ter especial cuidado com os pequenos toques a estacionar…

OnePlus 10 Pro

O OnePlus 10 Pro não chegou a estar sequer presente em Las Vegas, mas foi a mais mediática apresentação de smartphones do evento. Isto porque inaugura a segunda geração da pareceria entre o fabricante chinês e a mítica Hasselblad, trazendo uma nova lente ultra-grande angular que oferece um campo de visão de 150 °- praticamente quatro vezes mais amplo do que as de outros smartphones. Isto permite não só capturar fotos em Modo Fisheye, como mais informação em cada foto. Foram também criados três novos efeitos por embaixadores Hasselblad, para fotografar novas cenas de paisagem, retrato ou fotos mais estilizadas.
O 10 Pro é sem dúvida um todo de gama, com todas as características de um, e se por enquanto é vendido apenas na China, deve chegar ao resto do mundo na primavera.

Por C-Studio / Cofina Media