11 <i>scooters</i> perfeitas para o verão. Difícil será escolher. 11 <i>scooters</i> perfeitas para o verão. Difícil será escolher.

11 scooters perfeitas para o verão. Difícil será escolher.

min de leitura

Motos futurísticas, clássicas, elétricas ou nem por isso. Mas todas perfeitas para andar de um lado para o outro na cidade. E ainda nos divertirmos…


Publicado em 03-Ago-2023

A rotina da deslocação casa-trabalho é das partes menos agradáveis do dia a dia, mas das mais inevitáveis também. Com uma scooter, pelo menos, não só gasta uma ínfima parte do que custa andar de automóvel, como ainda por cima vai mais rápido e é incomparavelmente mais divertida de usar.
Especialmente quando faz bom tempo. Do que está à espera? Vamos conhecer as melhores scooters do mercado, elétricas ou não, e começando pela nova Vespa GTV:

Vespa GTV

11 scooters perfeitas para o verão. Difícil será escolher. | Unibanco

A Vespa renovou totalmente a GTV para 2023, mantendo os elementos mais marcantes – nomeadamente o faro basso, ou seja, o farol baixo, na parte frontal da Vespa, tão característico dos seus primeiros modelos, mas dando-lhe ao mesmo tempo um look mais desportivo que não existia. Em linha com o motor 300 cc HPE, que é também o mais potente jamais montado numa Vespa e está perfeitamente à vontade em distâncias mais longas. O nível de equipamento também foi atualizado para o século XXI, incluindo um visor totalmente digital, por isso temos aqui inovação, potência, tradição e aparência. O que se pode pedir mais?

U1 Bee

11 scooters perfeitas para o verão. Difícil será escolher. | Unibanco

A U1 é provavelmente a scooter urbana mais versátil que vamos encontrar. Tem um motor Bosch de duas velocidades, com 2200 W de potência, 45 km/h de velocidade máxima e uma bateria com autonomia para 60 km. Mas depois, tudo o resto será customizável, para uma utilização mais virada para o lado profissional ou para o lazer, não faltando sequer equipamento específico para transportar a prancha de surf, ou o amigo de quatro patas.

Honda MSX 125 Grom

11 scooters perfeitas para o verão. Difícil será escolher. | Unibanco

Ok, a MSX 125 Grom, da Honda, não será tecnicamente uma scooter, mas é a moto mais perfeita para a cidade. É tão pequena que se estaciona em qualquer lado, tão leve que é facilmente transportada à mão, e tão ágil que é um gosto manobrar no meio do trânsito. Desde o seu lançamento, em 2013, que a Mini Street X-Treme (MSX) tem sido a Honda preferida pelas novas gerações de “motoqueiros”, e em 2023 está ainda melhor, mais potente e confortável. 

Vespa Primavera Disney

11 scooters perfeitas para o verão. Difícil será escolher. | Unibanco

Desde que a Vespa apareceu no filme Luca, da Disney, que andávamos à espera que a parceria desse frutos no mundo real. Aconteceu este ano, e logo para os 100 anos da marca americana, inspirada na sua personagem mais famosa − esse mesmo, o rato Mickey. Temos assim uma Vespa Primavera – em qualquer das versões: 50 cc, 125 cc e 150 cc – pintada com as cores mais chamativas do Mickey: amarelo, branco, preto e encarnado. Os pneus amarelos, lembram os sapatos do Mickey, os espelhos retrovisores em preto remetem-nos obviamente para as suas grandes orelhas, e não falta sequer a famosa assinatura no banco e na concha frontal… Too cool para não estar nesta lista.

Piaggio MP3

11 scooters perfeitas para o verão. Difícil será escolher. | Unibanco

A Piaggio MP3 é a moto original na categoria das três rodas, e tem um novo modelo este ano, que promete uma experiência de condução ainda melhor, e com mais equipamento. Não falta sequer um BLIS (de Blind Spot Information System). Na realidade são três “experiências” pois temos a 300, a mais ágil e compacta, a 400, que busca o compromisso entre agilidade e potência, e a 530 HPE Exclusive, que sobe a fasquia em tudo, basicamente, sobretudo em termos de performance e tecnologia.

Yamaha Tricity 300

11 scooters perfeitas para o verão. Difícil será escolher. | Unibanco

As três rodas aumentam a sensação de conforto e segurança na estrada, pelo que se tornaram uma categoria importante neste segmento. São, pelo menos, excelentes, quando o semáforo fica vermelho. A Tricity, da Yamaha, é a grande rival das Piaggio e também tem um modelo novo, que a empresa japonesa promete ser o mais leve na sua classe. Ainda assim, o motor de 300 cc permite muita agilidade em cidade e mesmo em distâncias mais longas na autoestrada.

Honda Scooter EM1

11 scooters perfeitas para o verão. Difícil será escolher. | Unibanco

A EM1 é uma scooter importante, porque se trata da primeira scooter elétrica da Honda, uma dos maiores construtoras mundiais – para não dizer a maior. O foco da EM1 está obviamente na condução citadina, com 41 km de autonomia e 45 de velocidade máxima. Uma vantagem: a bateria é removível e será certamente um modelo muito popular, especialmente entre as gerações mais novas, que procuram mobilidade elétrica.

Seat Mó 125

11 scooters perfeitas para o verão. Difícil será escolher. | Unibanco

A Seat também está interessada nas duas rodas, como parte das soluções para a mobilidade urbana. A surge assim como uma opção mais eco-friendly e wallet-friendly. A scooter foi desenhada em parceria com a Silence, uma empresa de motocicletas elétricas congénere de Barcelona e oferece uma autonomia de 125 km, uma velocidade máxima de 95 km/h e uma ótima agilidade nos semáforos (3,9 segundos dos 0 aos 50 km/h. Perfeita até para escapadinhas de fim de semana, tem marcha-atrás e a bateria é amovível e tem uma pega, para ser mais simples transportar e carregar em qualquer tomada.

Italjet Dragster

11 scooters perfeitas para o verão. Difícil será escolher. | Unibanco

A Italjet pode não ser o primeiro nome que vem à cabeça quando se pensa em motos italianas, mas a empresa foi fundada já em 1959, e por lá continua, a maravilhar-nos com modelos como esta Dragster, uma scooter de aspeto muito pouco convencional e superdesportivo. Para se destacar da matilha, não há melhor. A condução é um prazer e oferece três motorizações, 125 cc, 200 cc e mais uma elétrica a caminho.

Äike T electric scooter

11 scooters perfeitas para o verão. Difícil será escolher. | Unibanco

E agora para as versões sem assento, a Äike foi pensada, desenhada e criada na Europa (Estónia). A primeira do género. Uma Scooter High End, com uma qualidade de construção superior e design cuidado, pelo qual já venceu vários prémios. Oferece um nível de equipamento supercompleto, com sistema antirroubo, é 100% à prova de intempéries e pode até ser carregada com um cabo USB. Autonomia de 40 km e velocidade máxima de 25 km/h. O preço é, obviamente, um pouco mais elevado (1.433 euros)

Xiaomi 4 Lite Black

11 scooters perfeitas para o verão. Difícil será escolher. | Unibanco

A Xiaomi oferece uma linha bastante completa de trotinetes, com modelos dos 300 (20 km/h, 20 km autonomia) aos 1.000 euros (25 km/h, 70 km). Esta Xiaomi 4 Lite oferece um bom compromisso, sobretudo por ser bastante segura, com um bom sistema de travagem e velocidade até aos 25 km/m mais 20 km de autonomia. Custa 400 euros. 

Dê vida aos seus projetos com o Crédito Pessoal UNIBANCO . Sem comissão de abertura e com mensalidades fixas até ao final do contrato. Ideal para montantes acima dos 5000 euros. Faça já a simulação inserindo o montante e prazo pretendido e inicie o seu Pedido de Adesão. Para montantes inferiores conte com o cartão de crédito UNIBANCO e usufrua de 20 a 50 dias de crédito sem juros, podendo ainda dividir o pagamento das compras iguais ou superiores a 150 euros em 3x, sem juros, caso pague os fracionamentos na totalidade. Nos primeiros 12 meses de adesão pode também usufruir da oferta de Cashback, que devolve parte do dinheiro gasto em compras até 200 euros.