Young woman riding a train Young woman riding a train

Os melhores gadgets para levar de férias

min de leitura

Com esta seleção de 13 gadgets, garantimos que terá muito mais sorte na próxima viagem. E nem sequer estamos a contar com o smartphone ou o tablet.


Publicado em 16-Jun-2023

Atualmente, a arte de fazer a mala não fica completa sem arrumar uma série de acessórios tecnológicos quase tão importantes como a escova de dentes. Sabemos obviamente que não se vão esquecer do Smartphone, e provavelmente de um tablet também, mas há muitos mais aparelhos que podem tornar os longos voos mais agradáveis e a vida no destino mais interessante, fácil e segura.  

Uma tag dentro da mala

Os melhores gadgets para levar de férias | Unibanco

Samsung Smart Tag, Tile ou Apple AirTag. Qualquer que seja a opção não se esqueça de colocar um destes pequenos objetos dentro da sua mala, porque malas perdidas em aeroportos e aviões é coisa que não falta. Ou mochila. Assim poderá sempre saber por onde andam as suas preciosidades. As nossas três escolhas não funcionam todas da mesma maneira, mas cumprem muito bem o seu papel.

Kit antiespionagem

Os melhores gadgets para levar de férias | Unibanco

É um dos problemas de viajar na atualidade: como ter realmente a certeza de que o quarto de hotel ou Airbnb não têm câmaras escondidas, gravadores de áudio, rastreadores, etc? É aqui que entra este pequeno gadget, que monitoriza tudo isso de forma fácil e certeira. Ainda por cima não tem nada mau aspeto. Vai sentir-se um James Bond na próxima viagem, e estará mais seguro.

A garrafa que purifica

Os melhores gadgets para levar de férias | Unibanco

A questão é que não sabemos, em muitos destinos, se podemos confiar na qualidade da água. Nem sequer na engarrafada. É aqui que entram as garrafas purificadoras da Larq, que graças a uma tecnologia própria de ultra violetas conseguem eliminar 99% dos biocontaminantnes da água. E não só, porque a própria garrafa também é higienizada pelo mesmo processo. Existem modelos térmicos, para manter as bebidas frias ou quentes, e normais sendo que existe ainda um modelo que recorre aos mais convencionais filtros para purificar a água. A pensar em pessoas que não confiam na tecnologia.

Transmissor de áudio

Os melhores gadgets para levar de férias | Unibanco

A forma ideal de se ligar ao sistema de entretenimento a bordo é utilizando os nossos próprios auscultadores, via bluetooth. O problema é que nem sempre é possível fazer essa ligação – vá-se lá entender a tecnologia. A solução passa por este pequeno transmissor de áudio muito famoso no Tik Tok, que se liga pelo Jack normal de saída de som à TV do avião e depois, então, por bluetooth aos nossos aparelhos. Melhor, uma vez que permite ligar até dois dispositivos ao mesmo tempo, é possível ver o filme com quem viaja consigo.  

Adaptador de viagem

Os melhores gadgets para levar de férias | Unibanco

Cada cabeça sua sentença, e cada país sua tomada. Ou quase. Assim, quando viaja para fora da União Europeia, é importante não se esquecer de colocar um adaptador na mala, para que consiga ligar o carregador à ficha na parede. Este Tessan tem ainda a vantagem de permitir carregar vários aparelhos ao mesmo tempo – se for via USB dispensa o carregador – e, além disso, protege os nossos gadgets de eventuais picos de tensão, graças a um sistema de fusíveis integrado – e sabe-se lá  qual o estado de funcionamento de muitas das redes elétricas que por aí encontramos.

Auscultadores com cancelamento de ruído

Os melhores gadgets para levar de férias | Unibanco

Uns bons auscultadores, com cancelamento de ruído, são absolutamente fundamentais a bordo. A supressão de todos aqueles barulhos externos e do som do avião é capaz de fazer maravilhas pela nossa paz mental, para além de permitir desfrutar da música ou do filme como deve ser. E estes WF-C700N da Sony não se portam especialmente bem apenas neste capítulo, porque também oferecem uma excelente qualidade sonora, por um preço mais em conta. Alta-fidelidade (quase) ao preço da baixa.

Auscultadores de back up

Os melhores gadgets para levar de férias | Unibanco

Digam o que disserem, uns auscultadores com fio têm a suprema vantagem de não terem bateria para acabar. O que invariavelmente vai acontecer no pior momento, é a Lei de Murphy. É por isso que deve levar uns auriculares como estes Sennheiser CX 80S, como back up. Pode ser que nem os use, mas se isso acontecer vai ficar impressionado com o som claro e equilibrado que oferecem. Lembre-se ainda que provavelmente vai necessitar de um adaptador Tipo C ou Lightning para funcionar com o smartphone (mas não para ligar ao sistema de entretenimento a bordo).

Balança digital portátil

Os melhores gadgets para levar de férias | Unibanco

Uma balança digital portátil é, sem dúvida, um dos gadgets mais úteis para levar, especialmente para quem conta fazer muitas compras nestas férias. É super pequena e leve e só precisa de a prender às pegas da mala que o funcionamento é bastante simples. E permite saber exatamente quanto pesa cada mala, para não ter surpresas com o excesso de bagagem no aeroporto ou, pior ainda, pôr-se a abrir as malas em pleno terminal para tentar enfiar mais algumas coisas na mochila.

Suporte universal para smartphone

Os melhores gadgets para levar de férias | Unibanco

Este suporte é perfeito para todos os voos em que não temos sistema de entretenimento a bordo.  Com uma engenhosa ergonomia, permite prender o telefone ao tabuleiro ou ao banco da frente, oferece ângulos de visão perfeitos e sem mãos. Um descanso. É compatível com a maior parte dos telemóveis, e só convém ter cuidado para não o esquecer dentro do avião quando sai.

Uma câmara que não tira apenas, também dá

Os melhores gadgets para levar de férias | Unibanco

A Instax Mini 12 é a nova máquina fotográfica da Fujifilm, e funciona tal e qual como uma instantânea: basta apontar e disparar, com a vantagem de “imprimir” imediatamente a foto. Para o modelo anterior, no entanto, apresenta algumas vantagens, como uma opção de flash automático que adapta a potência às condições de luz, e uma opção close-up, para melhores resultados em fotografias ao perto. Não é demais salientar a importância de levar uma máquina fotográfica estas férias, e já fizemos uma seleção das melhores câmaras, mas esta Instax é pura diversão, está cheia de cores vivas por onde escolher e oferece logo o resultado em papel.

eReaders

Os melhores gadgets para levar de férias | Unibanco

Não há nada pior do que levar um livro para férias e descobrir que, afinal, não se gosta da história. É aqui que um eReader dá tanto jeito, uma vez que permite armazenar uma biblioteca inteira e, melhor, comprar qualquer ebook online. Além disso, é mais leve do que um livro normal, ocupa menos espaço e muitos são até à prova de água. Mesmo que goste mais de ler em papel, levar um eReader de férias é muito mais prático. Kobo e Kindle oferecem algumas das melhores opções no mercado.

Protetores de ecrã

Os melhores gadgets para levar de férias | Unibanco

Quando se pensa em privacidade e segurança online, pensa-se, geralmente, em VPN e redes que nos permitam ligar de forma anónima e mascarem os nossos passos na rede. O que este simples filtro faz, no entanto, é solucionar outro problema, os olhares indiscretos e indesejados dos vizinhos. Podem ser apenas curiosos, mas quem sabe com que intenções? Esta película da Kensington reduz drasticamente os ângulos de visão e está disponível em todos os tamanhos, para portáteis e tablets, que podem ser presos das mais variadas formas (ímanes ou fita adesiva são duas hipóteses) e ainda reduzem a luz azul.


Carregador portátil

Os melhores gadgets para levar de férias | Unibanco

Durante as férias é provável que não dê grande descanso ao telemóvel. Ainda que desta vez mais para tirar fotografias e fazer filmes ou surfar a Internet à procura do que visitar, fazer ou onde comer.  Ao mesmo tempo, é muito provável que passe mais tempo longe de qualquer tomada pelo que é bem possível que acabe por vir a ter problemas de (falta) bateria. E o mesmo é válido para os aeroportos, onde os passageiros se apinham à volta das poucas tomadas disponíveis, logo numa altura em que é imperativo subir um pouco a autonomia para conseguir mostrar o cartão de embarque na porta. É por tudo isto que é muito necessário ter uma power bank sempre à mão. A Anker foi testada para aguentar choques e quedas e maus-tratos sem problema, e oferece 10.000mAh de armazenamento, o que dá para carregar o smartphone um par de vezes sem problema. Se for um iPhone, mais ainda.

Conte com o UNIBANCO para as suas férias e aproveite as vantagens do cartão de crédito UNIBANCO, em lojas físicas ou online, usufruindo de 20 a 50 dias de crédito sem juros, e dividindo o pagamento das compras em 3x, sem juros, para valores iguais ou superiores a 150 euros, caso pague os fracionamentos na totalidade. Nos primeiros 12 meses de adesão pode também usufruir da oferta de Cashback, que devolve parte do dinheiro gasto em compras até 200 euros.