As seis melhores <em>apps</em> para gerir o orçamento mensal As seis melhores <em>apps</em> para gerir o orçamento mensal

As seis melhores apps para gerir o orçamento mensal

min de leitura

Vamos conhecer as apps que ajudam a organizar as finanças da forma mais simples e rápida. Pela saúde das finanças e pela sua sanidade mental.


Publicado em 09-Nov-2023

Sabe quanto gastou em supermercado no mês passado? E em combustível? Serviços? Se não faz ideia, ou sabe porque perdeu horas a apontar tudo diligentemente num caderninho preto ou em tabelas de Excel, não perca mais tempo e venha conhecer uma destas aplicações para gerir as finanças pessoais e familiares. São mais simples de usar, intuitivas, e inteligentes, oferecendo uma série de funcionalidades como a categorização das despesas de forma automática, a ligação aos extratos bancários e a possibilidade de estabelecer objetivos de poupança, que não só poupam muito tempo como chatices. Algumas alertam inclusivamente em caso de desvios orçamentais ou oferecem diversos incentivos à poupança, mas o melhor, ainda, é que estão sempre ali, à mão, em telemóveis Android ou iPhone.

APP UNIBANCO

As seis melhores apps para gerir o orçamento mensal | Unibanco

Disponível para clientes UNIBANCO, é a app perfeita para gerir as finanças pessoais. Por um lado, faz tudo o que uma boa app bancária faz, como a gestão das despesas e pagamentos, consultas de saldos ou a gestão dos cartões e do crédito. Por outro, oferece uma série de funcionalidades que vão ajudar a organizar as finanças, como seja a categorização automática dos gastos mensais (restauração, supermercados, viagens, etc.), porque só tendo uma ideia mais precisa desses valores se consegue perceber onde e quanto se consegue poupar. Permite também receber alertas de saldo em dívida, da aproximação ao limite de crédito do cartão, ou da próxima data de pagamento, porque infelizmente é muito comum deixar passar essas datas, incorrendo em custos de penalização.

Boonzi

As seis melhores apps para gerir o orçamento mensal | Unibanco

Continuamos na lógica do que é nacional é bom, porque a Boonzi também é nacional. O que significa que está em português, a ajuda é em português e está bem-adaptada à realidade nacional. Permite importar as contas bancárias e exibe todos os gastos com detalhe, emitindo relatórios, gráficos e mapas para se perceber melhor o que se gasta, onde e como poupar. O único senão é que no final do período experimental de um mês passa a ser paga. Na verdade, existe ainda a possibilidade de optar pela versão Light, que continua gratuita embora mais limitada. Por exemplo, a importação é limitada a cinco transações de cada vez, a secção “Orçamentos” é mais restrita e não é possível ativar e desativar contas. Passa, ainda, a ter anúncios. A alternativa é optar pela versão Premium, que custa 2 euros por mês. Mais barata do que muitas das próximas opções.

Toshl

As seis melhores apps para gerir o orçamento mensal | Unibanco

É uma das apps mais conhecidas, e aposta na personalização e na forma leve como apresenta todas as informações. A ideia, presume-se, será fazer com que lidar com as finanças não se torne numa coisa aborrecida. Fora isso é uma aplicação muito séria, repleta de funcionalidades e que permite, por exemplo, introduzir diversas fontes de rendimento ou ligar-se automaticamente a todas as contas bancárias. A lista inclui os principais bancos nacionais, embora alguns utilizadores reportem problemas de compatibilidade. Pode testar durante o período experimental grátis, de 30 dias. Findo esse prazo passa também a ser paga, podendo optar por dois planos (Premium e Medici)  e duas modalidades de pagamento (mensal ou anual) em cada. Vai, assim, dos 1,67 dólares por mês na opção mais barata aos 4,99.

Goodbudget

As seis melhores apps para gerir o orçamento mensal | Unibanco

A Goodbudget é ideal para planear as finanças, uma vez que se baseia num sistema de envelopes/categoria, aos quais vão alocar parte do se rendimento mensal. Sempre que ultrapassar esse orçamento, o envelope fica vermelho.  Como esta app não se liga às contas bancárias, terá de adicionar manualmente todos os valores, o que poderá ser menos efetivo para quem não tem tanta paciência. A Goodbudget tem uma versão gratuita que permite uma conta, dois dispositivos e um número limitado de envelopes, e uma versão paga, com envelopes e contas ilimitadas, e ligação a cinco dispositivos. Custa 8 dólares por mês.  

YNAB − You Need a Budget

As seis melhores apps para gerir o orçamento mensal | Unibanco

Outra aplicação cheia de dinamismo, para ajudar a gerir as finanças e começar a poupar. A ideia principal será viver de acordo com os rendimentos, por isso, a ênfase está na liquidação de dívida e na gestão criteriosa do orçamento, com vários alertas em caso de desvio, ou formas de lidar com despesas imprevistas. É possível ainda partilhar com outro utilizador. Oferece um período experimental de 34 dias, mas depois tem um custo mensal de 14,99 dólares mês (ou 8,25 com subscrição anual).

Wally

As seis melhores apps para gerir o orçamento mensal | Unibanco

Não precisa de procurar muito porque é uma das apps de gestão financeira com maior crescimento nos últimos tempos. E prometem já a ajuda da IA para gerir as nossas finanças, nomeadamente com conselhos sobre poupanças e investimentos. Mas é também uma app simples e intuitiva, que permite a ligação aos bancos, faz a gestão de despesas e possibilita a criação de diferentes objetivos financeiros, e  acompanhar essa evolução.