Os melhores produtos de beleza sustentáveis Os melhores produtos de beleza sustentáveis

Os melhores produtos de beleza sustentáveis

Os melhores produtos de beleza sustentáveis

Marcas de nicho, que já nasceram sustentáveis, mas também multinacionais cada vez mais preocupadas com o ambiente. Venha descobrir os produtos de beleza para cuidar de si e do planeta.


Publicado em 08-Jan-2021

Não há Planeta B e as nossas escolhas, enquanto consumidores, têm um impacto direto na sua sustentabilidade. Felizmente existem cada vez mais empresas que pensam tal como nós e procuram alternativas para as suas embalagens de plástico, para a origem dos ingredientes utilizados ou para a importância de serem naturais – e preferencialmente locais.

Pequenas marcas nacionais e nomes de culto a nível internacional, desde sempre dedicados à causa da sustentabilidade, mas também gigantes globais, onde cada passo, por muito pequeno que seja, tem um efeito exponencial. Estamos conscientes de que nem todas as marcas mencionadas fazem tudo da forma mais correta, e que algumas fazem muito mais do que outras, mas todos os passos dados na direção certa contam, porque o que fizermos agora – ou não fizermos – vai determinar o preço a pagar no futuro.

Zahy

Para o cabelo, rosto ou corpo, a Zahy, com sede na Arrábida, tem uma linha bastante extensiva onde não falta sequer uma linha mais suave dedicada às crianças. Ou uma linha de cuidados específicos para o Verão. Produtos 100% nacionais, naturais, vegan (os ingredientes têm origem vegetal e biológica), biodegradáveis (todas as embalagens são recicláveis e reutilizáveis) e produzidos artesanalmente.

Aether Beauty

A cosmética virou quase sustentável com esta marca norte-americana, que utiliza sempre produtos orgânicos, eticamente produzidos e 100% vegetais. Baniram perto de 2700 ingredientes, entre produtos químicos e de origem animal das suas fórmulas e, ao mesmo tempo, conseguem oferecer uma estética igualmente apelativa e luxuosa utilizando apenas materiais reciclados.

Nuxe

Para além dos produtos Rêve de Miel, que contêm derivados de colmeias, a Nuxe é vegan e os ingredientes recolhidos junto de produtores que cumprem as melhores práticas de sustentabilidade. Mesmo no caso das abelhas trabalham em colaboração com associações ambientais. Quanto às fórmulas, a internacional francesa garante que são 80% biodegradáveis e todas as embalagens realizadas com materiais reciclados.

DVine

A DVine nasce no Vale do Douro, ou pelo menos inspira-se nos polifenóis, flavonoides e taninos das uvas e videiras dessa nossa região para criar produtos repletos de antioxidantes e nutrientes para a pele. Sempre com ingredientes orgânicos e sustentáveis. Limpeza de rosto, tónicos, hidratação e antienvelhecimento são as principais áreas de atuação.

Eco by Green Culture

A ADA é uma multinacional alemã de produtos de beleza com várias linhas certificadas pela EU EcoLabel, o selo verde da União, É o caso desta Eco, uma linha de produtos para o corpo e cabelo  “amigos do ambiente, por dentro e por fora”. Ou seja recorrendo apenas a ingredientes vegetais e embalagens sustentáveis. O selo europeu é bastante exigente nos critérios, pelo que é uma excelente garantia.

Musa

A Musa é uma marca de cosmética natural e saboaria artesanal nascida no Living Lab Cova da Beira, no Fundão. Cremes faciais, bálsamos para os lábios, óleos para a barba, loções para o corpo ou shampoos e amaciadores sólidos juntam-se a sabonetes artesanais para criar uma linha bastante extensa, e toda ela fabricada sem qualquer componente químico, mas apenas com ingredientes amigos do meio ambiente.

CastelBel

A “velhinha” Castelbel lançou toda uma linha para os viajantes que querem reduzir a sua pegada ecológica. Prática e amiga do ambiente, a Castelbel Traveller inclui shampoos e amaciadores sólidos, que também pode ser usados no corpo, feitos à base de azeite e óleo de coco, e vendidos em embalagens de papel,  livres de plástico.

René Furterer

Todos conhecemos a marca René Furterer, especialista em cuidados capilares, mas poucos sabem que a marca é detida por uma fundação que há mais de 50 anos leva a leva a cabo ações humanitárias e de responsabilidade social, incluindo a preservação da herança vegetal e a redução da pegada ambiental de todas suas atividades. O compromisso passa agora por ter 50% de todos os produtos “desenhados” de uma forma sustentável até 2023.

Lush

A Lush já nasceu há quase 20 anos com o objetivo de criar produtos artesanais (mesmo sendo uma multinacional), 100% vegetarianos, eticamente obtidos, combater os testes em animais e criar embalagens o mais amigas do ambiente possível. E em 18 anos avançaram muito, sendo que uma das últimas novidades para substituir as tradicionais caixas de armazenagem são as Cork Pots, caixas feitas em cortiça alentejana, que compram a uma ONG local. Compraram 35 mil caixas no último ano, sendo que cada caixa de 35g elimina cerca de 1,2 kg de CO2 da atmosfera, ou seja, 33 vezes o seu peso.

O’Right

É, provavelmente, a marca de shampoos verdes mais famosa do mundo e a única em que o frasco se transforma numa árvore.  Utilizam quase exclusivamente produtos vegan, sustentáveis e certificados, embora alguns produtos possam contar ingredientes derivados de animais, como a cera de abelhas. Mas o compromisso da O’Right em não utilizar quaisquer químicos na composição é total e foi, na verdade, aquilo que deu origem à marca.

8950

Diretamente de Castro Marim para o mundo, a 8950 (o código postal da região) oferece uma linha de ameneties inspirados na biodiversidade e fragrâncias da Serra do Caldeirão, e em produtos autóctones como a alfarroba, a esteva, a murta, o funcho do mar, o alecrim, a melissa ou o rosmaninho. Tudo substâncias de origem natural que dão origem a um sabão líquido, um champô e um creme de corpo apresentados em frascos de cerâmica de Alcobaça. Artesanal e muito elegante.

Casa Brava

É no Algarve também, agora na horta biológica de um eco Bed&Breakfast, que nasce mais uma marca de cosmética natural portuguesa, a Casa Brava. Utilizando exclusivamente produtos biológicos e vegan, certificados pela Certiplanet, criaram uma linha de sabonetes e shampoos sólidos onde o azeite gordo é o elemento fundamental, pelas suas propriedades hidratantes.

Por C-Studio / Cofina Media