Índice elevado: como preparar a pele para o sol Índice elevado: como preparar a pele para o sol

Índice elevado: como preparar a pele para o sol

Tudo o devemos fazer para passar o verão ao sol, sem correr riscos com a exposição solar ou ficar como uma lagosta….


Publicado em 02-Jul-2021

Sempre que chega o verão o que mais apetece é sair e apanhar sol, sentir o calor e aproveitar todas as benesses que o astro rei nos oferece – e não nos referimos apenas ao look bronzeado, mas ao facto de estimular a produção de Vitamina D, essencial para a saúde óssea e para o nosso bem-estar.

Infelizmente a exposição solar acarreta também sérios e variadíssimos riscos para a saúde, como o envelhecimento precoce – há quem atribua 80% dessa responsabilidade às radiações – e sobretudo o desenvolvimento de cancro cutâneo. Torna-se por isso fundamental evitar as horas de maior intensidade (entre as  12h00 e as 16h00), beber muita água para manter os níveis de hidratação, usar roupas, chapéus com abas e óculos de sol, peças que evitam a exposição direta. E sobretudo nunca esquecer, na praia ou na piscina, de usar e abusar do nosso maior aliado, o protetor solar.

Índice elevado: como preparar a pele para o sol | Unibanco

Garnier Ambre Solaire Bruma Antiareia Crianças FPS50+ A Ambre Solaire fez uma parceria com a Beachcam. Assim, quem for ver como está a “sua” praia antes de se colocar a caminho, fica também a saber qual o índice de UV e qual o fator de proteção SPF mais recomendado. A marca sugere depois alguns dos seus produtos que melhor se adequam, como a Bruma Antiareia Crianças, com uma proteção muito alta e uma fórmula que evita que a areia se cole à pele.
Avéne Intense Protect Spf 50+ Um protetor com sérias preocupações ambientais, para proteger a pele respeitando os oceanos. A fórmula da Avéne não provoca impacto na biodiversidade marinha e é ultrarresistente à água, além de proteger também da luz azul (e não apenas dos raios UV).
UV Block, Concept+ Um bloqueador solar antienvelhecimento, que promove a hidratação e previne o envelhecimento e manchas da pele. Com fator de proteção 50.

Índice elevado: como preparar a pele para o sol | Unibanco

Jean Louis David GO 10-IN-1 Uma fórmula 90% de origem natural e orgânica, que hidrata e protege o cabelo dos raios UV, ao mesmo tempo que respeita mais o meio ambiente e é menos agressiva. Sendo 10 em 1 este JLD oferece mais alguns benefícios…
Lidl, Cien Sun, Love Your Planet Não recorre aos microplásticos e não inclui qualquer ingrediente de origem animal, nem os dois dos filtros solares (octinoxate, oxibenzona) mais utilizados, mas que agora se descobriu prejudicam a vida marinha. Cien Sun, com FPS 50.
Filorga UV-Bronze Mist 50 Uma bruma solar para o rosto. Com proteção elevada, sublimador do bronzeado, efeito hidratante, antienvelhecimento, e que proporciona uma sensação ultra refrescante, graças à água glaciar. Assim nunca se vai esquecer de reaplicar.

Índice elevado: como preparar a pele para o sol | Unibanco

Como aplicar o protetor solar

O Fator de Proteção Solar, a sigla SPF em inglês, não significa necessariamente uma proteção maior, mas antes uma defesa por um tempo superior. Ou seja, protegem multiplicando o tempo que a pele pode estar exposta ao sol sem começar a sentir efeitos. Imaginando, por exemplo, que seriam dez minutos, com um FPF de 50, poderia estar 500 minutos (10 X 50). Infelizmente isso não funciona assim tão claro, pois a protecção dificilmente ultrapassa as duas horas e, além disso, ninguém coloca as quantidades recomendadas – ou gastaria um frasco em três utilizações. Assim recomenda-se renovar a cada duas horas, e sempre que for ao banho, pois a água ajuda a dissipar a barreira. Nunca se deve esquecer nenhuma das zonas mais sensíveis – nariz, nuca, lábios e orelhas – e também é importante que a primeira aplicação seja feita 20 a 30 minutos antes de começar a exposição, para que a pele tenha tempo de absorver o protetor solar. Ou seja, aplicar antes ainda de sair de casa.

Índice elevado: como preparar a pele para o sol | Unibanco

Aprés Sun

As rotinas para uma pele saudável não se esgotam com a exposição. Será conveniente prosseguir com a aplicação de um produto pós solar, que não são apenas cremes hidratantes, já que oferecem vários benefícios específicos, como o efeito calmante e refrescante, a regeneração da barreira cutânea e até estimulando e prolongando o bronzeado.

Índice elevado: como preparar a pele para o sol | Unibanco

ISDIN After Sun Spray, Este spray ajuda a aliviar o ardor e a vermelhidão causada pelo sol, suavizando a pele e prolongando o bronzeado.
Filorga UV Bronze after Sun, Um gel que se transforma num óleo em contacto com a pele, que oferece uma tripla ação: nutrir e hidratar, apaziguar a pele, e reforçar o bronzeado.
Nivea After Sun Bronze, a sua fórmula respeita os oceanos, sem os filtros Octinoxate, Oxybenzone e Octocrylene. Oferece uma hidratação profunda e um bronzeado duradouro.
Klorane Óleo Seco Reparador Após Sol, Um óleo não gorduroso, com uma fórmula 98% natural, que repara e protege a pele do fotoenvelhecimento, realça e prolonga o bronzeado, e que também pode ser utilizado no cabelo, que tende a secar após a exposição ao sol.

Por C-Studio / Cofina Media