Sabe o que é a Chave Móvel Digital? Sabe o que é a Chave Móvel Digital?

Sabe o que é a Chave Móvel Digital?

min de leitura

Associada ao seu Cartão de Cidadão e telemóvel, a Chave Móvel Digital é uma ferramenta desenhada para facilitar a nossa vida. Até para pedir um crédito.


Publicado em 29-Ago-2022

Há determinadas situações, num banco, por exemplo, ou numa repartição pública, onde é perfeitamente normal pedirem-nos o Cartão de Cidadão para comprovar a nossa identidade. Mas como fazer quando muitos desses serviços passam para o online? Uma das soluções será criar (e recordar) uma infinidade de autenticações e passwords, a outra será usar a Chave Móvel Digital (CMD).

Foi precisamente para responder a este dilema que a Assembleia da República aprovou, há meia dúzia de anos, a uma forma segura e universal de comprovar a identidade no mundo digital.

Sabe o que é a Chave Móvel Digital? | Unibanco

Inicialmente pensada para simplificar a relação dos cidadãos com os serviços da administração pública, hoje a lei prevê já que possa também ser utilizada nos portais de centenas de entidades públicas e privadas, incluindo o Unibanco, que usa a CMD para comprovar a identidade dos seus clientes, tal como outras instituições financeiras, seguradoras, ou operadoras de serviços – A lista é extensa e pode ser consultada neste portal do governo.  

Pedir e usar a chave móvel digital é totalmente gratuito, mas sabe como ativar a sua? E, se já o fez, sabe tudo em que a pode usar? vamos descobrir…

PS: Se já ativou a sua CMD pode saltar o ponto 1 e passar diretamente para o ponto 2.

Sabe o que é a Chave Móvel Digital? | Unibanco

1 – Como ativar a Chave móvel Digital

Existem 4 formas de ativar, começando pela presencial, num dos balcões dos Espaços Cidadão/Empresa, Serviços do Registo Criminal, Consulares, ou do Registo Nacional de Testamento Vital. Será também a mais imediata e, provavelmente, a mais trabalhosa.  Sem implicar deslocações, pode então optar por fazer essa ativação com o Cartão de Cidadão e um leitor de cartões. Neste caso, além de ter o leitor necessita ainda do Código PIN de autenticação, fornecido com a carta no momento da entrega. Para o fazer, deve seguir este endereço.

Caso não possua um leitor de cartões, a solução será usar os dados de acesso ao Portal das Finanças. Estes permitem-lhe pedir um pin temporário que será enviado por carta para a morada registada no Cartão de Cidadão. Com essa carta, pode depois concluir a ativação.

Por fim, existe ainda uma quarta hipótese para clientes de televisão da Vodafone, já que a operadora disponibiliza na sua TV Box a APP Serviços Públicos, na qual é também possível ativar a Chave Móvel Digital.

Sabe o que é a Chave Móvel Digital? | Unibanco

2 Como usar a Chave Móvel Digital

Como vimos, a CMD pode ser utilizada para se autenticar em centenas de instituições online, pedir certidões, marcar consultas, fazer a inscrição no ensino superior, ou até para abrir uma conta online ou pedir um crédito.

Para se autenticar utilizando a CMD, deve escolher essa opção na página onde pretende entrar. Será então redirecionado para Autenticação.gov.pt, onde deve inserir o número de telemóvel e o PIN da CMD (que definiu no momento da ativação). Irá em seguida receber uma SMS (email ou notificação) no seu telemóvel com um código de seis dígitos que deve inserir na caixa e clicar em autenticar. A partir desse momento já pode aceder aos serviços do portal.

Tomemos, como exemplo, um pedido de cartão de crédito ou crédito pessoal no Unibanco, processos que podem ser realizados exclusivamente online, de forma simples, rápida e segura. Para tal será naturalmente necessário cumprir com algumas etapas de segurança, como tirar uma selfie, para comprovar a identidade. Ora, ao escolher a autenticação com Chave Móvel Digital esse procedimento é simplificado, permitindo-nos focar no essencial.

Além deste acesso universal e simplificado, a CMD permite também assinar digitalmente documentos em PDF, com a mesma validade de uma assinatura em papel, tal como está previsto pelos regulamentos da União Europeia. Trata-se de um processo bastante simples, mas o governo português publicou um vídeo com a explicação passo a passo (tente não dormir)

Posto isto, só podemos concluir que é perfeitamente possível viver sem a Chave Móvel Digital, mas é muito mais fácil viver com ela.

Por C-Studio / Cofina Media

Joana Silva e a Conscious, uma marca de moda consciente

Joana Silva e a Conscious, uma marca de moda consciente

Vamos conhecer Joana Silva, fundadora da Conscious, uma marca de swimwear feita com materiais reciclados. Empreendedorismo no feminino, e em prol do planeta.