2023 2023

Como realizar todos os seus objetivos em 2023

min de leitura

É em janeiro que se definem as metas para o resto do ano, e o Unibanco pode dar o empurrão que faltava para conseguir realizar os seus sonhos.


Publicado em 19-Jan-2023

Um novo ano é sempre uma época de esperança. Um novo ciclo no qual será possível cumprir todos aqueles objetivos e projetos há muito idealizados nas nossas cabeças, ou acabados de formular durante as badaladas da noite de 31 para 1 de janeiro. O problema, claro, é quando esses projetos esbarram com a dura realidade e a falta de meios para os alcançar.

Todas as pessoas têm sonhos diferentes, e muitos necessitam apenas de planeamento e força de vontade, como é o caso de iniciar uma dieta, praticar mais exercício físico ou encarar a vida com uma atitude mais positiva. Outros, no entanto, implicam ter acesso a outro tipo de recursos e de investimento − e é aqui que o UNIBANCO se pode tornar num poderoso aliado.

Como realizar todos os seus objetivos em 2023 | Unibanco

Podem ser objetivos diametralmente opostos, como viajar e conhecer o mundo ou voltar a estudar e investir no desenvolvimento profissional. Pode ser a necessidade de remodelar a casa ou uma divisão ou tratar de algum problema de saúde que obrigue a uma despesa elevada. Talvez queiram investir em energias renováveis, para ajudar o planeta e não estar tão dependente das flutuações do mercado, lançar algum projeto pessoal ou investir num negócio próprio. Todos estes projetos (e muitos mais) implicam recursos financeiros que, se não existirem já, podem ser obtidos ao contratar um crédito pessoal junto do UNIBANCO.

Sabe o que é um Crédito pessoal?

O crédito pessoal é, basicamente, um contrato de financiamento no qual se solicita a uma instituição uma determinada quantia, em dinheiro, pela qual terá de ser reembolsada num prazo fixo. O montante, o prazo, as prestações e a modalidade de reembolso ficam definidas no momento da contratação. No caso do UNIBANCO será possível pedir um montante entre os 5 mil e os 75 mil euros, a pagar num prazo entre os 24 e os 84 meses, como pode verificar neste simulador.

Como realizar todos os seus objetivos em 2023 | Unibanco

Vantagens do crédito pessoal UNIBANCO

Ninguém negará que é importante contratar os seus produtos financeiros junto de instituições credíveis e fiáveis, e com quase meio século de história o UNIBANCO é certamente uma das instituições financeiras mais reputadas no nosso país. Um know-how acumulado que permite, ainda, apresentar um vasto leque de soluções ao mercado. Mas o UNIBANCO é também uma instituição de olhos postos no futuro e tecnologicamente inovadora, uma das primeiras a disponibilizar uma adesão 100% digital junto dos seus clientes. Assim, pedir um crédito pessoal tornou-se num processo muito simples, em que basta preencher o formulário de adesão online e seguir os passos apresentados:

Outras vantagens passam ainda pela…

Independência bancária
Contratar um crédito pessoal junto do UNIBANCO não obriga a trocar de banco ou abrir uma nova conta. Na adesão, basta indicar o IBAN da sua conta bancária existente para associar o cartão.

Rapidez na concessão
Após fazer a simulação e submeter o pedido online, a análise financeira é muito célere e, caso o crédito seja aprovado, o montante será também rapidamente transferido para a conta indicada.

Seguro de proteção financeira
O crédito pessoal não tem seguros obrigatórios associados, ao contrário do crédito habitação, por exemplo. No entanto, e porque os imprevistos acontecem, o UNIBANCO disponibiliza seguros de proteção financeira que incluem o pagamento de um capital em caso de morte, incapacidade, invalidez, hospitalização, ou desemprego involuntário.
A contratação é facultativa, obviamente, mas pode ser feita de uma forma muito fácil e imediata logo na proposta de adesão ou através de um contacto posterior por email ou telefone.
O prémio mensal desse seguro é de 0,300% do capital em dívida na data de adesão ao seguro. Ou seja, para um empréstimo de 5.000 euros pagam-se 15 euros.

Sem comissões de abertura
Se avançar com uma solução UNIBANCO não terá quaisquer encargos associados à abertura do crédito.

Cuidados a ter

Para que o sonho não se transforme rapidamente num pesadelo, é imprescindível ter alguns cuidados na hora de contratar um crédito pessoal. Assim, e para além da recomendação já feita de realizar esse pedido junto de uma instituição credível, convém também… 

Como realizar todos os seus objetivos em 2023 | Unibanco

Ter atenção à taxa de esforço

É importante não alocar uma fatia demasiado grande do seu rendimento mensal ao pagamento de créditos. Essa soma – a prestação do novo crédito e de qualquer outro previamente existente − não deve ultrapassar os 35% do rendimento mensal. A isso se chama taxa de esforço, e os 35% são uma linha vermelha definida pelo Banco de Portugal, no entanto, isso não invalida que qualquer pessoa faça as suas contas e perceba que percentagem do seu rendimento pode destinar ao pagamento de um novo crédito sem pôr em causa as suas responsabilidades prévias.

TAN, TAEG e MTIC. O que são?

Ao pedir, ou fazer a simulação de um crédito, é normal surgirem estas siglas, mas o que são e o que realmente significam? Comecemos pela Taxa de juro Anual Nominal que é, basicamente, a taxa de juro que paga pelo empréstimo. Corresponde à adição da taxa Euribor ao valor cobrado pela instituição para atribuir esse crédito, o chamado spread. Apesar de útil, a TAN não contempla as despesas obrigatórias para a tomada de crédito e, portanto, mesmo que uma instituição ofereça uma TAN menor, isso não significa necessariamente que os encargos que cobra pelo empréstimo não sejam superiores. Por isso é importante olhar para a Taxa Anual Efetiva Global, que representa já o custo total do crédito para o consumidor. Ou seja, à TAN, a TAEG soma os encargos referentes à contratação de outros produtos e serviços, como as comissões de manutenção, seguros obrigatórios e outras despesas obrigatórias ao contrato. A TAEG traduz melhor o custo que irá ter com o crédito, mas porque expressa os valores em termos de percentagem anual ainda não lhe diz exatamente o quanto irá pagar pelo empréstimo. Para saber isso é necessário olhar então para o Montante Total Imputado ao Consumidor, este sim já expresso em euros. O MTIC corresponde à soma do valor do financiamento mais qualquer despesa obrigatória que seja cobrada. Será o valor mais importante para o qual se deve olhar, mas atenção ainda, porque encargos não obrigatórios, como um seguro de vida complementar por exemplo, não entram nesta conta.

2023

Com estas informações já pode começar a sonhar com um pouco mais de realismo. O nosso desejo é que consiga realizar todos os objetivos que traçou para 2023!