Pedir crédito consolidado Quais os documentos necessários  Pedir crédito consolidado Quais os documentos necessários 

Pedir crédito consolidado: Quais os documentos necessários 

min de leitura


Publicado em 05-Fev-2024

Tal como o nome indica, o crédito consolidado é uma solução de crédito que nos permite realizar uma consolidação de créditos, isto é, juntar todos os nossos créditos ao consumo num só.

Assim, ao pedirmos um crédito consolidado, o banco/instituição de crédito irá liquidar as dívidas relativas a todos os nossos créditos pessoais anteriores, ficando como a nossa única credora.

No âmbito deste processo de consolidação de créditos, ficaremos apenas a pagar uma mensalidade fixa (mais baixa do que a média das mensalidades anteriores) com uma taxa de juro mais baixa perante uma única instituição de crédito e num prazo de reembolso mais alargado.

Isto acaba por nos permitir poupar até cerca de 60% em mensalidades e até usufruir de um financiamento extra, uma vez que o crédito consolidado nos permite pedir um valor mais alto do que aquele que temos em dívida.

O que precisa de fazer para pedir um crédito consolidado?

Para podermos usufruir deste importante instrumento de gestão financeira, basta-nos um smartphone ou tablet com acesso à Internet. Simples, não é?

É verdade, com a digitalização dos processos de contratação bancária, já não temos que perder tempo a dirigirmo-nos a um balcão físico de um banco para pedirmos o nosso crédito consolidado, uma vez que, através do UNIBANCO, todas as nossas necessidades de financiamento estão ao alcance de um simples clique.

Após entrarmos na página de crédito consolidado online, vamos encontrar um simulador que nos permitirá calcular a mensalidade em função da escolha de montantes de financiamento entre os 5 mil e os 75 mil e prazos de reembolso de 24 a 84 meses com TAEG desde 15,2% e TAN desde 12%.

Lembram-se dos nossos 900 euros de mensalidade? Esta mensalidade corresponde a um total de créditos na ordem dos 20 mil euros, mas como o rendimento do nosso agregado mensal é de apenas 2000 euros, está na hora de darmos um fôlego extra à nossa carteira, pedindo um crédito consolidado de 20 mil euros a pagar em 84 meses.

Feitas as contas, o simulador  de crédito consolidado UNIBANCO dá-nos um resultado de 370,65 euros de mensalidade, menos 525 euros do que aquilo que pagávamos.

Como o resultado da simulação nos agradou, para pedirmos o crédito consolidado UNIBANCO basta clicarmos no botão “Pedir Crédito” que acompanha o simulador e que nos encaminha para o preenchimento de um formulário online.

Preenchido o formulário, teremos ainda que anexar alguns documentos.

Após a submissão, o pedido entra em processo de análise. Caso seja aprovado, o UNIBANCO irá, imediatamente, liquidar as nossas dívidas de crédito.

Documentos necessários para pedir um crédito consolidado

Como vimos, no nosso pedido de crédito consolidado somos obrigados a anexar alguns documentos. Para além de essenciais para que o UNIBANCO confirme a nossa identidade, estes documentos ajudam no processo de análise do nosso pedido.

Assim, para podermos dar início ao nosso pedido de crédito consolidado teremos de fornecer os seguintes documentos: 

  • Documento de identificação
  • Comprovativo de morada
  • IBAN de um dos titulares do contrato
  • Três últimos recibos de vencimento/ Comprovativo de pensão
  • Última declaração IRS (modelo 3)
  • Nota de liquidação do IRS
  • Mapa de responsabilidades do Banco de Portugal.
    Nota: para acedermos ao nosso mapa de responsabilidades, teremos que ir à página online do Banco de Portugal, fazermos o login com as credenciais de acesso do Portal das Finanças e clicarmos, respetivamente, em: Obter Mapa > Serviço a Particulares>Central de Responsabilidades de Crédito.