Seis receitas perfeitas para o verão
min de leitura
Há comidas que ficam mais saborosas quando o sol brilha forte. Ainda por cima são fáceis de fazer, deixando tempo de sobra para relaxar.
Publicado em 27-Jun-2022
O verão significa muitas coisas para diferentes pessoas. Para alguns, é tempo de esticar a toalha na areia e trabalhar para o bronze. Para outros, é sobretudo uma oportunidade para juntar família e amigos em atividades ao ar livre, e para outros, ainda, é basicamente uma época para tentar relaxar, descansar e, eventualmente, ler aquele livro há muito adiado. Independentemente da atividade a que se querem dedicar, há pelo menos uma coisa pela qual todos aguardam desde o verão passado: a comida. É que há coisas que simplesmente sabem melhor quando está um pouco de calor lá fora.
Club sandwich
Um clássico entre os clássicos, indispensável em qualquer carta de hotel que se preze. Se substituir o frango e o bacon por beringela e courgette, tem uma Club Veggie.
Ingredientes:
4 fatias de bacon, 3 fatias grandes de pão de forma, 4 fatias de peito de frango fumado, ovo, tomate, alface, maionese.
Preparação:
Comece por cozer o ovo. Disponhas as fatias de bacon numa frigideira e leve ao lume, grelhando dos dois lados até ficar estaladiço. Se começar com a frigideira fria, o bacon enruga menos. Também pode usar bifes de frango, em vez de frango fumado − nesse caso, grelhe agora o frango temperando com sal e pimenta. Ou beringela e courgette, cortadas em fatias finas. Toste as fatias de pão na frigideira.
Para montar a sanduíche, comece por barrar uma fatia de pão com a maionese, coloque duas fatias de bacon, o ovo e o tomate cortados às fatias. Por cima coloque outra fatia de pão com maionese, as fatias de frango (ou os bifes ou peitos de peru fumado), a alface e as restantes fatias de bacon (também pode colocar agora uma fatia de queijo). Feche com a terceira fatia de pão e prenda com palitos. Acompanhe com batatas fritas.
Camarões panados com coco e salada de manga
Os camarões panados são ótimos no verão, mas o coco vai dar um toque mais tropical e ligar muito bem com a manga na salada.
Ingredientes:
400 g de camarões de tamanho médio descascados, 200 g de coco ralado, 20 g de farinha, 6 claras, sal e pimenta q.b., um mix de alfaces, cebola roxa, 1 manga, sal e vinagre q.b.
Preparação:
Tempere os camarões com sal e pimenta, bata as claras até fazerem um pouco de espuma e passe os camarões, primeiro pelas claras e depois pela mistura de coco ralado e farinha, até ficarem bem cobertos. Leve ao congelador, bem separados uns dos outros, durante cerca de duas horas. Dez minutos antes das duas horas coloque o óleo a aquecer e prepare a salada, começando por descascar e cortar a manga em pedaços (num recipiente em que possa aproveitar todo o sumo). Corte meia cebola roxa em fatias muito finas e junte tudo, manga, alfaces e cebola. Tempere com sal, um pouco de azeite e vinagre e mexa bem. Quando o óleo estiver bem quente retire os camarões do congelador e frite-os de imediato. Coloque-os num escorredor ou sobre umas folhas de papel de cozinha para secarem.
Sopa de melancia
Um prato tão refrescante que não vai querer outra coisa nos dias de calor mais à séria.
Ingredientes:
2 kg de melancia, 2 tomates maduros, 1 chalota (ou 2), 1 pepino pequeno, ½ pimento pequeno, 1 talo de aipo, tabasco, sal e vinagre q.b., hortelã
Preparação:
O prato é muito simples de fazer, mas esta é a parte chata, pois tem de descascar a melancia e tirar-lhe as sementes. Deve também pelar o tomate e descartar as sementes. Triture depois a polpa da melancia com o tomate e coe o sumo através de um passador (para apanhar as sementes mais rebeldes). Descasque e pique finamente as chalotas, pele o pepino, retire-lhe as sementes e pique-o em cubos pequenos. Pique também os pimentos e o talo de aipo e junte todos os legumes ao sumo da melancia, temperando-o com um pouco de sal e tabasco a gosto. Pode usar um pouco de vinagre (de sidra preferencialmente) e até tomilho e orégãos. Leve ao frigorífico para refrescar e termine com um pouco de hortelã.
Quiche de frango com legumes
Uma excelente forma de aproveitar restos de frango e legumes e evitar o desperdício e que sabe melhor servida fria. Em qualquer lugar.
Ingredientes:
500 g de restos de frango, cozido ou assado, sem peles e ossos, 600 g de brócolos, 3 cenouras, 4 ovos 1 dl de leite, salsa, noz-moscada, sal e pimenta q.b.
Preparação:
Ligar o forno a 180 °C. Cozer os brócolos e deitar para uma tigela com água fria, descascar as cenouras, cortar as rodelas e escaldar um pouco. Misturar os ovos com o leite e a salsa picada, temperar com noz-moscada, sal, pimenta. Estender a massa quebrada numa tarteira, aparar os rebordos e picar o fundo com um garfo. Deitar metade do frango desfiado, espalhar por cima as cenouras, os brócolos e terminar com o restante frango. Verter o molho e levar ao forno durante cerca de 35 minutos (até que fique bem cozida e douradinha).
Grelhada mista
Poucos pratos rimam tão bem com verão como um bom churrasco. Carnes e legumes na brasa, ao ar livre, acompanhados por uma cerveja gelada…
Ingredientes:
400 g de asas de frango, 300 g de entrecosto, 3 fatias de entremeada, 3 salsichas frescas, 2 costeletas de novilho, 3 tomates, 3 courgettes, 2 beringelas, 3 cebolas, 3 dentes de alho, 4 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (sobremesa) de massa de pimentão, 1 colher (café) de pimentão-doce, sumo de limão, salsa, sal e pimenta q.b.
Preparação:
Coloque as asas de frango em espetos e tempere-as com a massa de pimentão. Tempere o entrecosto, a entremeada, as salsichas e as costeletas de novilho com sal. Descasque e pique os dentes de alho e junte ao azeite, sumo de limão, pimentão-doce, um pouco de salsa picada, sal e pimenta. Misture tudo muito bem.
Grelhe todas as carnes pincelando-as com o molho. Descasque as cebolas e corte-as ao meio assim como os tomates, a beringela e as courgettes e leve estes legumes também a grelhar.
Gelatina de meloa e rum
Fresca e alegre, é uma sobremesa perfeita para levar para qualquer lado
Ingredientes:
300 g de meloa, 5 folhas de gelatina, 0,5 dl de rum branco, hortelã q.b., 80 g de açúcar, 4 dl de água, ½ limão
Preparação:
Ponha a gelatina de molho em água fria. Num tacho, leve ao lume o açúcar com a água, o rum, o sumo e a casca de meio limão (reserve alguma raspa da casca). Deixe ferver durante 5 minutos, retire do lume, remova a casca do limão e junte as folhas de gelatina escorridas. Mexa e deixe arrefecer. Corte 200 g de meloa em cubos pequenos e distribua-os por quatro taças individuais. Verta por cima o preparado com a gelatina e leve ao frigorífico até solidificar. Desenforme e sirva com a restante polpa de meloa e decorado com as folhas de hortelã e a raspa do limão.
Por C-Studio / Cofina Media