Seis receitas perfeitas para o verão Seis receitas perfeitas para o verão

Seis receitas perfeitas para o verão

min de leitura

Há comidas que ficam mais saborosas quando o sol brilha forte. Ainda por cima são fáceis de fazer, deixando tempo de sobra para relaxar.


Publicado em 27-Jun-2022

O verão significa muitas coisas para diferentes pessoas. Para alguns, é tempo de esticar a toalha na areia e trabalhar para o bronze. Para outros, é sobretudo uma oportunidade para juntar família e amigos em atividades ao ar livre, e para outros, ainda, é basicamente uma época para tentar relaxar, descansar e, eventualmente, ler aquele livro há muito adiado. Independentemente da atividade a que se querem dedicar, há pelo menos uma coisa pela qual todos aguardam desde o verão passado: a comida. É que há coisas que simplesmente sabem melhor quando está um pouco de calor lá fora.

Seis receitas perfeitas para o verão | Unibanco

Club sandwich

Um clássico entre os clássicos, indispensável em qualquer carta de hotel que se preze. Se substituir o frango e o bacon por beringela e courgette, tem uma Club Veggie.

Ingredientes:
4 fatias de bacon, 3 fatias grandes de pão de forma, 4 fatias de peito de frango fumado, ovo, tomate, alface, maionese.

Preparação:
Comece por cozer o ovo. Disponhas as fatias de bacon numa frigideira e leve ao lume, grelhando dos dois lados até ficar estaladiço. Se começar com a frigideira fria, o bacon enruga menos. Também pode usar bifes de frango, em vez de frango fumado − nesse caso, grelhe agora o frango temperando com sal e pimenta. Ou beringela e courgette, cortadas em fatias finas. Toste as fatias de pão na frigideira.
Para montar a sanduíche, comece por barrar uma fatia de pão com a maionese, coloque duas fatias de bacon, o ovo e o tomate cortados às fatias. Por cima coloque outra fatia de pão com maionese, as fatias de frango (ou os bifes ou peitos de peru fumado), a alface e as restantes fatias de bacon (também pode colocar agora uma fatia de queijo). Feche com a terceira fatia de pão e prenda com palitos. Acompanhe com batatas fritas.

Seis receitas perfeitas para o verão | Unibanco

Camarões panados com coco e salada de manga

Os camarões panados são ótimos no verão, mas o coco vai dar um toque mais tropical e ligar muito bem com a manga na salada.

Ingredientes:
400 g de camarões de tamanho médio descascados, 200 g de coco ralado, 20 g de farinha, 6 claras, sal e pimenta q.b., um mix de alfaces, cebola roxa, 1 manga, sal e vinagre q.b.

Preparação:
Tempere os camarões com sal e pimenta, bata as claras até fazerem um pouco de espuma e passe os camarões, primeiro pelas claras e depois pela mistura de coco ralado e farinha, até ficarem bem cobertos. Leve ao congelador, bem separados uns dos outros, durante cerca de duas horas. Dez minutos antes das duas horas coloque o óleo a aquecer e prepare a salada, começando por descascar e cortar a manga em pedaços (num recipiente em que possa aproveitar todo o sumo). Corte meia cebola roxa em fatias muito finas e junte tudo, manga, alfaces e cebola. Tempere com sal, um pouco de azeite e vinagre e mexa bem. Quando o óleo estiver bem quente retire os camarões do congelador e frite-os de imediato. Coloque-os num escorredor ou sobre umas folhas de papel de cozinha para secarem.

Seis receitas perfeitas para o verão | Unibanco

Sopa de melancia

Um prato tão refrescante que não vai querer outra coisa nos dias de calor mais à séria. 

Ingredientes:
2 kg de melancia, 2 tomates maduros, 1 chalota (ou 2), 1 pepino pequeno, ½ pimento pequeno, 1 talo de aipo, tabasco, sal e vinagre q.b., hortelã

Preparação:
O prato é muito simples de fazer, mas esta é a parte chata, pois tem de descascar a melancia e tirar-lhe as sementes. Deve também pelar o tomate e descartar as sementes. Triture depois a polpa da melancia com o tomate e coe o sumo através de um passador (para apanhar as sementes mais rebeldes). Descasque e pique finamente as chalotas, pele o pepino, retire-lhe as sementes e pique-o em cubos pequenos. Pique também os pimentos e o talo de aipo e junte todos os legumes ao sumo da melancia, temperando-o com um pouco de sal e tabasco a gosto. Pode usar um pouco de vinagre (de sidra preferencialmente) e até tomilho e orégãos. Leve ao frigorífico para refrescar e termine com um pouco de hortelã.

Seis receitas perfeitas para o verão | Unibanco

Quiche de frango com legumes

Uma excelente forma de aproveitar restos de frango e legumes e evitar o desperdício e que sabe melhor servida fria. Em qualquer lugar.

Ingredientes:
500 g de restos de frango, cozido ou assado, sem peles e ossos, 600 g de brócolos, 3 cenouras, 4 ovos 1 dl de leite, salsa, noz-moscada, sal e pimenta q.b.

Preparação:
Ligar o forno a 180 °C. Cozer os brócolos e deitar para uma tigela com água fria, descascar as cenouras, cortar as rodelas e escaldar um pouco. Misturar os ovos com o leite e a salsa picada, temperar com noz-moscada, sal, pimenta.  Estender a massa quebrada numa tarteira, aparar os rebordos e picar o fundo com um garfo. Deitar metade do frango desfiado, espalhar por cima as cenouras, os brócolos e terminar com o restante frango. Verter o molho e levar ao forno durante cerca de 35 minutos (até que fique bem cozida e douradinha).

Seis receitas perfeitas para o verão | Unibanco

Grelhada mista

Poucos pratos rimam tão bem com verão como um bom churrasco. Carnes e legumes na brasa, ao ar livre, acompanhados por uma cerveja gelada…

Ingredientes:
400 g de asas de frango, 300 g de entrecosto, 3 fatias de entremeada, 3 salsichas frescas, 2 costeletas de novilho, 3 tomates, 3 courgettes, 2 beringelas, 3 cebolas, 3 dentes de alho, 4 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (sobremesa) de massa de pimentão, 1 colher (café) de pimentão-doce, sumo de limão, salsa, sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coloque as asas de frango em espetos e tempere-as com a massa de pimentão. Tempere o entrecosto, a entremeada, as salsichas e as costeletas de novilho com sal. Descasque e pique os dentes de alho e junte ao azeite, sumo de limão, pimentão-doce, um pouco de salsa picada, sal e pimenta. Misture tudo muito bem.
Grelhe todas as carnes pincelando-as com o molho. Descasque as cebolas e corte-as ao meio assim como os tomates, a beringela e as courgettes e leve estes legumes também a grelhar.

Seis receitas perfeitas para o verão | Unibanco

Gelatina de meloa e rum

Fresca e alegre, é uma sobremesa perfeita para levar para qualquer lado

Ingredientes: 
300 g de meloa, 5 folhas de gelatina, 0,5 dl de rum branco, hortelã q.b., 80 g de açúcar, 4 dl de água, ½ limão

Preparação:
Ponha a gelatina de molho em água fria. Num tacho, leve ao lume o açúcar com a água, o rum, o sumo e a casca de meio limão (reserve alguma raspa da casca). Deixe ferver durante 5 minutos, retire do lume, remova a casca do limão e junte as folhas de gelatina escorridas. Mexa e deixe arrefecer. Corte 200 g de meloa em cubos pequenos e distribua-os por quatro taças individuais. Verta por cima o preparado com a gelatina e leve ao frigorífico até solidificar. Desenforme e sirva com a restante polpa de meloa e decorado com as folhas de hortelã e a raspa do limão.

Por C-Studio / Cofina Media

Joana Limão: “Trabalho para ser feliz”

Joana Limão: “Trabalho para ser feliz”

A vida de Joana Limão não dava um filme, ainda é muito nova para isso. Mas tem tantos ingredientes (otimismo, alegria, boa comida…) que merece ser conhecida.
Ouvir