Decoração: as flores trazem uma alegria natural às nossas casas Decoração: as flores trazem uma alegria natural às nossas casas

Decoração: as flores trazem uma alegria natural às nossas casas

min de leitura

Está provado cientificamente que as flores nos fazem sentir melhor, por isso, toca de encher a casa de flores esta primavera.


Publicado em 16-Mai-2022

O que faz de uma casa um lar? As pequenas coisas certamente. As nossas coisas. As memórias e as fotografias de quem amamos, os livros de que mais gostámos e o sofá onde os lemos, os objetos que comprámos ou herdámos e… uma séria quantidade de flores. Flores naturais, secas, do campo, da florista… As flores trazem a natureza para dentro de casa, a beleza e a cor, são benéficas para a saúde, geram empatia e muita alegria.

Decoração: as flores trazem uma alegria natural às nossas casas | Unibanco

Arranjo Maria Helena Vieira da Silva, no Pequeno Jardim

Acreditem, está cientificamente provado por uma série de ensaios como este, realizado na Universidade de Rutgers, EUA. No estudo ofereceram diferentes presentes (flores, cesto de frutas, velas aromáticas) a um grupo aleatório e 100% das pessoas que receberam flores tiveram as mais genuínas reações de alegria. Mesmo após três dias continuavam a mostar esses sinais. Os resultados surpreenderam até os responsáveis pelo estudo, como explicou a professora Jeannette Haviland-Jones: “Em psicologia emocional é muito raro conseguir resultados tão perentórios. A menos que se atirem cobras às pessoas, nunca temos resultados de 100%, como neste caso.” 

Decoração: as flores trazem uma alegria natural às nossas casas | Unibanco

Caixas de flores da época, na Flores.pt

Face às evidências científicas, do que está à espera? É tempo de encher a casa de flores, e podem até aproveitar algumas das dicas que já deixámos sobre o tema neste artigo sobre como levar uma vida mais sustentável, ou neste, com 7 segredos para tornar a casa mais aconchegante. Isso tudo e, claro, continuar a ler este artigo:

As plantas contam igual

Decoração: as flores trazem uma alegria natural às nossas casas | Unibanco

Cesto de aromáticas na Decoflóralia, e Medinilla, na Flores.pt

Não olhe apenas para as flores, porque as plantas também são lindas e têm um efeito muito positivo na decoração da sala. Podem ser encontradas em diferentes cores e mesmo as simplesmente verdes conseguem ser um espetáculo. Para os mais práticos de espírito, uma horta em casa também conta, claro.

Seja criativo no recipiente

Decoração: as flores trazem uma alegria natural às nossas casas | Unibanco

Arranjo KcKliko Studio

Existem milhares de vasos, jarras e potes, de todos os feitios e cores que vão acentuar o efeito positivo do arranjo. Mas não restrinja a sua criatividade ao que encontra nas lojas, porque reciclar e reutilizar são as palavras de ordem no século XXI e antigos jarros, garrafas, taças, frascos ou até penicos podem dar ótimos e divertidos recipientes.

Flores secas

Decoração: as flores trazem uma alegria natural às nossas casas | Unibanco

Ramos Eunice Muñoz, na Pequeno Jardim, e Fantasy Arancio, na Flores no Cais

Em certas casas, ou em certas zonas de muitas casas, existe tão pouca luz natural que é tremendamente difícil criar qualquer planta. Nesses casos, a solução passa por comprar flores secas, que são flores quase mortas e preservadas. Não haverá nada igual às flores vivas e bem hidratadas, mas estas são igualmente coloridas, relaxantes e têm até a vantagem de durarem muito mais (uns largos meses) e não necessitarem de rega.

Todo o cuidado é muito

Decoração: as flores trazem uma alegria natural às nossas casas | Unibanco

Vaso de Zamioculca, no Horto do Campo Grande e de Bromélia, na Interflora

As plantas não nascem todas iguais, e algumas necessitam de muito mais manutenção do que outras. As próximas plantas, pelo contrário, são ótimas para ter em qualquer casa, mesmo para quem é mais esquecido e não tem jeito para cuidar delas. Precisam de pouca luz e não são nada exigentes com a água. Entre as mais conhecidas encontramos por exemplo a costela-de-adão, a espada-de-são-jorge, as zamioculcas, as bromélias ou a jiboia. A planta, não a cobra.

Onde encontrar as melhores flores

Para encher a casa de flores pode apanhar no jardim e no campo. A sua florista de bairro é a escolha ideal, mas aqui ficam outras moradas onde também pode comprar: Florista Maria Alice, KcKliko Studio, Alcina das Flores, Saudade Flores, Flores no Cais, Horto do Campo Grande, Decoflorália, Pequeno Jardim, Flores.pt, ou Interflora. Até as lojas do Pingo Doce têm sempre uma zona de florista.