7 segredos para tornar a casa mais aconchegante. E poupar na conta da eletricidade 7 segredos para tornar a casa mais aconchegante. E poupar na conta da eletricidade

7 segredos para tornar a casa mais aconchegante. E poupar na conta da eletricidade

min de leitura

Não é assim tão difícil – ou caro – manter a casa bem aconchegante neste inverno. Com alguns truques de decoração até pode poupar nas contas da energia.


Publicado em 11-Nov-2021

Há poucas sensações mais agradáveis do que chegar a casa, vindos do frio e da chuva lá fora, e ser acolhido por um longo e caloroso abraço do lar doce lar. Infelizmente o contrário também é verdade, pois é terrível chegar a um ambiente frio e pouco hospitaleiro, quase como se não fosse casa. A boa notícia é que não é assim tão complicado criar esse ambiente convidativo e acolhedor, como se verá, pois os próximos truques de decoração vão fazer maravilhas pelo conforto no nosso lar , permitindo até desligar todos os aquecedores e disparar as contas de energia

1 Pantufas quentes logo à entrada

A menos que tenha um cão, não há nada que dê tão bem as boas-vindas como um par de pantufas “quentes e boas” (como as castanhas). E se colocar imediatamente, mal se chega, escusa de trazer a sujidade da rua para dentro, agarrada às solas. Um bónus.
Vamos encontrar várias pantufas perfeitas Made in Serra da Estrela, sejam as tradicionais em pele natural, sejam os famosos chinelos de trapos, como estes da Stró.

7 segredos para tornar a casa mais aconchegante. E poupar na conta da eletricidade | Unibanco

2 Decorar o chão

A lógica é imbatível: um chão de madeira pode ser mais quente do que um de pedra, mas são ambos mais frios do que um tapete. E quanto mais felpudo melhor. Deve dar obviamente primazia às áreas onde passa mais tempo, como a sala de estar ou a zona de jantar, mas não se esqueça dos pequenos espaços, porventura menos utilizados  embora igualmente fundamentais, como a cama. Vai encontrar bons exemplos na Ikea ou na Area, por exemplo.

7 segredos para tornar a casa mais aconchegante. E poupar na conta da eletricidade | Unibanco

3 No calor da luz

Existe uma boa razão para se falar em luzes frias e luzes quentes, porque a iluminação é determinante para criar uma atmosfera acolhedora em casa. Será até o melhor investimento (e mais em conta) que pode fazer neste capítulo, pois ninguém consegue estar realmente relaxado debaixo de uma luz fria e forte. Assim opte por uma luz mais parecida à das velas – as tonalidades são definidas em Kelvin e quanto mais baixo o número melhor.
A Philips Hue tem uma gama de candeeiros e lâmpadas inteligentes bastante variada, que permitem até ligar as luzes antes de chegar a casa.

7 segredos para tornar a casa mais aconchegante. E poupar na conta da eletricidade | Unibanco

4 Mantas e almofadas

Dois pequenos adereços que fazem maravilhas. No caso das almofadas podemos até ter fronhas mais suaves para os meses de verão, e outras mais quentes e felpudas para esta altura. Depois é só trocar. Já as mantas são um excelente acessório para adicionar conforto e calor sem aumentar a fatura energética. Mesmo quando não estão a ser utilizadas – basta estarem guardadas numa cesta de vime, ao lado do sofá, ou pousadas numa cadeira – ajudam a criar essa desejada atmosfera aconchegante.
Na Serra da Estrela vamos encontrar uma oferta de mantas muito grande, feitas no tradicional e sustentável Burel da região, por isso nada como visitar a serra, aproveitar para fazer um pouco de turismo comprar umas mantas e um par de pantufas a condizer. Outra alternativa será visitar o site da Burel Factory. A Kinda Home é também um ótimo destino para encontrar almofadas em lã de ovelha da Mongólia.

7 segredos para tornar a casa mais aconchegante. E poupar na conta da eletricidade | Unibanco

5 Plantas e flores

Plantas e flores são um elemento fundamental de decoração em qualquer habitação e em qualquer estação do ano, porque lhe dão um toque de cor e porque, sendo seres biológicos, dão vida ao ambiente. E isto é muito importante nos meses frios que se avizinham. Uma sala com plantas nunca está vazia, mesmo que não esteja ninguém em casa, e ter essa sensação é fundamental para nos sentirmos bem.

7 segredos para tornar a casa mais aconchegante. E poupar na conta da eletricidade | Unibanco

6 Arte, texturas e cores

Paredes vazias são, obviamente, mais frias do que paredes cheias de elementos decorativos. Estantes com livros, tapeçarias ou quadros cria um ambiente acolhedor e caloroso, por isso é um  erro – comum infelizmente – colocar os quadros demasiado altos, ao ponto de nos arriscarmos a ficar com um torcicolo só por admirar a arte. Os elementos visuais devem ser colocados onde é evidente, ou seja, à altura dos olhos.
Toques de cor nas paredes têm um efeito semelhante, e neste momento a melhor forma de o conseguir será recorrendo a cortinas grandes e grossas. É certo que os dias estão mais curtos e escuros, tornando uma prioridade deixar entrar o máximo de luz natural possível, mas depois do sol se pôr é muito bom ter esta camada extra de proteção colorida, como é o caso destes exemplos da Ikea (na imagem) e da La Redoute.

7 segredos para tornar a casa mais aconchegante. E poupar na conta da eletricidade | Unibanco

7 Aposte na Flanela

Lençóis de linho ou até de algodão são excelentes para o verão, mas quando o frio aperta nada como dormir debaixo de um bom lençol de flanela, que aquece logo o ambiente. Tanto a ZaraHome como a Mango, duas marcas de moda a apostar na decoração têm ofertas de lenções deste tipo aos quadrados que garantem seguramente noites bem dormidas. Bons sonhos.

7 segredos para tornar a casa mais aconchegante. E poupar na conta da eletricidade | Unibanco