Como preparar o corpo para o verão, em cinco passos Como preparar o corpo para o verão, em cinco passos

Como preparar o corpo para o verão, em cinco passos

min de leitura

Venha descobrir como perder aqueles quilos extra e conseguir uma figura mais tonificada, mesmo a tempo de levar o corpo para a praia.


Publicado em 09-Jun-2021

Com a chegada do sol, dos biquínis e fatos de banho, disparam as preocupações com a aparência e o corpo. Mesmo quem não gosta de fazer exercício desata a correr para o ginásio ou a mergulhar de cabeça nos circuitos de fitness espalhados pelos parques da cidade. A verdade é que não é assim tão difícil perder aquele par de quilos extras que se acumularam durante o inverno do nosso confinamento, tonificar os músculos ou definir o corpo para o verão. Mesmo a tempo de meter o pé na areia…

Atitude

Tudo começa por aqui, porque uma boa atitude – ideias claras e força de vontade – é fundamental. Será, muito provavelmente, necessário alterar hábitos enraizados e sem essa determinação não é possível manter as rotinas imprescindíveis para alcançar os resultados pretendidos. Ou seja, o primeiro treino é, acima de tudo, mental.

Como preparar o corpo para o verão, em cinco passos | Unibanco

Dieta e hidratação

A melhor maneira de tonificar o corpo será combinar a prática de exercícios físicos com hábitos alimentares saudáveis, especialmente uma dieta rica em sais minerais e água. A fruta e os legumes (espinafres, abacates, cogumelos, abóbora, peras, frutos vermelhos, couves-de-bruxelas, batatas, banana…) são elementares em todas as refeições, complementadas por hidratos de carbono, proteínas e gorduras saudáveis. Fundamental também é manter a hidratação – e para isso deve beber-se por volta de dois litros de água ao longo do dia.

Como preparar o corpo para o verão, em cinco passos | Unibanco

Exercício físico

Agora o tempo é para se mexer, o que traz vários benefícios ao nível do sistema cardiovascular e respiratório, na absorção de glicose dos músculos e prevenindo a acumulação da gordura. Não se pode apenas confiar numa dieta, e sempre que se aumenta o nível de esforço o corpo vai buscar energia extra, e essa está armazenada na gordura. Dito isto, 30 minutos diários parecem uma excelente meta, que não rouba assim tanto tempo aos outros afazeres, mas permite já realizar um extenso rol de exercícios como revelámos em baixo. Um work out completo, entre os muitos que pode encontrar na internet.

Combine treino cardio com tonificação

A prática demonstra que exercícios curtos, de alta intensidade, são a melhor forma de perder ou manter o peso corporal. Corridas de 30 segundos a 2 minutos, intercaladas com períodos de descanso inferiores a 90 segundos, são uma excelente opção, até porque os músculos das pernas são os maiores do corpo – logo o efeito sai maximizado. A musculação também ajuda a perder peso, pois aumenta a massa magra, e quanto mais saudáveis e fortes forem os músculos, mais calorias queimará. Procure fazer exercícios e repetições para todos os diferentes grupos musculares, idealmente com a supervisão de um personal trainer, pois a lista de exercícios consegue ser bastante longa.

Como preparar o corpo para o verão, em cinco passos | Unibanco

Relaxe e medite

O stress diário não só diminui a nossa capacidade de perder gordura acumulada como aumenta o tempo de recuperação dos músculos, após a prática de exercício físico. Os exercícios de respiração, relaxamento e meditação deviam sempre fazer parte da rotina diária – cinco minutos por dia chegam para tentar alcançar o bem-estar, mas nesta altura são mesmo fundamentais.