A neurologista Dulce Deutel e os segredos para uma boa noite de sono A neurologista Dulce Deutel e os segredos para uma boa noite de sono

A neurologista Dulce Deutel e os segredos para uma boa noite de sono

min de leitura

Um bom sono é um bem precioso, mas cada vez mais difícil de alcançar, como nos explica a Dra Dulce Neutel, uma das maiores especialistas no tema.


Publicado em 22-Nov-2023

Passamos um terço das nossas vidas a dormir, por isso é mais ou menos seguro afirmar que o sono é um bem essencial à vida, como a água ou o ar que respiramos. “Atrevo-me a dizer que não existe uma função do nosso organismo que não seja afetada pelo sono” explica a Dra. Dulce Neutel, neurologista especializada em desordens de sono.

De facto, já todos experienciámos más noites de sono, ficando mais cansados ao longo do dia, irritáveis e com menor capacidade de concentração. “Todos os dados confirmam que os portugueses, no geral, dormem poucas horas e, sobretudo, de forma irregular”, sem respeitarem os tempos de sono nem as horas de deitar, explica ainda a Somnologista pela European Sleep Research Society, e médica da CUF Descobertas, onde dá consultas no Centro de Medicina do Sono e no Centro de Neurociências.

A Dra Dulce faz questão de referir que “existem doenças do sono, que surgem independentemente de todos os cuidados que se possam ter”, e nessas circunstâncias é fundamental consultar um especialista, mas muitos dos problemas podem ser combatidos com algumas das “recomendações muito simples” que vamos poder ouvir nestas Conversas Curtas.

Foi esse contexto, também, que deu origem à parceria com a Herdade da Malhadinha Nova, porque “a questão do sono é uma preocupação cada vez maior para os hotéis que levam a sério o bem-estar dos seus clientes”. A parceria pretende essencialmente levar os hóspedes a dormir melhor durante a estadia e, ao mesmo tempo, aproveitar a experiência para os empoderar com as ferramentas necessárias para “melhorar a higiene de sono” daí em diante.

A neurologista Dulce Deutel e os segredos para uma boa noite de sono | Unibanco

A Herdade da Malhadinha Nova é um dos melhores hotéis nacionais, amplamente reconhecido pela sua beleza e exclusividade, com uma localização, numa quinta agrícola com mais de 450 hectares, em pleno Alentejo profundo, perfeita para desligar, relaxar e recuperar energias. Para acentuar esta oferta de bem-estar, a Malhadinha Nova abriu recentemente o SPA M Wellness, desenhado pelo ateliê Aires Mateus e com tratamentos faciais exclusivos da marca açoriana IGNAE.