5 receitas para um verão delicioso 5 receitas para um verão delicioso

5 receitas para um verão delicioso

5 receitas para um verão delicioso

Petiscos, gourmet, saudável… O verão não é altura para comidas pesadas, mas menos ainda para se comer mal. E nem precisa ir a um restaurante para se deliciar. Basta seguir estas receitas.


Publicado em 24-Ago-2020

Tabouleh de quinoa com menta e camarões

Uma salada de inspiração tipicamente libanesa e fresca, mas com um pequeno twist incluindo camarões.

5 receitas para um verão delicioso | Unibanco

Ingredientes:
200 g de Quinoa
4 saquinhos de chá verde de hortelã
2 toranjas rosa
1/2 abacaxi
Cerca de 20 camarões cozidos
Sal e pimenta
Menta fresca

Preparação:
Prepare a quinoa conforme indicado na embalagem (utilizámos a Quinoa Gourmand da Tipiak, porque a receita foi retirada desse site, mas pode utilizar outra qualquer). Antes de cozinhar infuse a água com o chá. Enquanto isso, prepare as frutas cortando-as em pequenos pedaços. Assim que a Quinoa estiver cozida coa e reserve no frigorífico para resfriar. Nessa altura adicione as frutas e os camarões, adicione o sal, a pimenta e decore com hortelã fresca. É assim tão simples, mas muito saborosa.

Lasanha de verão

Receita de Mafalda Pinto Leite, autora de alguns best sellers culinários. É uma lasanha vegetariana, e muito mais simples de fazer do que parece olhando para a (gigante) lista de ingredientes. Serve até 6 pessoas.

View this post on Instagram

I know many Melbournian’s are feeling less than radiant as we await the news today about the lockdowns. So here is something to nourish and brighten your Sunday morning: Discover the unadulterated, exquisite flavors and healing properties of whole foods with Radiant The Cookbook by Mafalda Pinto Leite @mpldaily With a passion for kitchen alchemy using ingredients that will make you positively glow, chef and nutritionist Malfalda Pinto Leite will show you how you have everything you need to be beautiful right here, right now. Radiant is about falling in love with pure, good food and receiving the dynamic life-force energy these superfoods naturally provide. With the healing energy of raw vegetables, fruits, petals, herbs, roots, nuts, and seaweeds, you can age gracefully, ease stress, sleep better, and even feel more confident and creative. As you follow Mafalda's joyful "inside out" approach, you'll experience bountiful energy, acute brain power, luminous skin, elevated mood, and restored digestion. These restorative recipes are your guide to choosing foods that have the power to change your life. Gifts delivered to your loved ones door. Simply shop online and add their details in the shipping address section. . Covid Trading Hours: We are available for: Online Order Pick-ups, Purpose Shopping, And General Enquires. Monday-Saturday 10am-5pm Sunday: Day of Rest . . The Panton Store 440 Malvern Rd Prahran, Melbourne 📞03 95339003 . . SHOP.SHELLEYPANTON.COM . . #curatedwaresforgoodliving #boutique #boutiqueshops #boutiqueshopsmelbourne #artisanhome #aheartfulhome #panton #thepantonstore #artisanobjects #utilitarian #utilitarianhomewares #prahran #prahran3181 #440malvernrd #independentretailers #radiant #mafaldapintoleite #foodismedicine #artfulbooks #healthyeating #healthyliving

A post shared by The Panton Store (@thepantonstore) on

Ingredientes:
Para os noodles de curgete:
2 curgetes pequenas
1/4 chávena de azeite
1/4 chávena de sumo de limão
1 pitada de flor de sal
Para a ricotta de manjericão:
1 1/2 chávena de macadâmias ou cajus crus sem sal, demolhados
1/4 chávena de pinhões
1/2 chávena de folhas de manjericão
2 colheres de sopa de levedura nutricional (disponível em mercearias biológicas)
1 colher de chá de flor de sal
4 colheres de sopa de sumo de limão
1 dente de alho bem picado
1/4 a 1/2 chávena de água
Para o molho de tomate:
5 tomates, maduros mas firmes
1 chávena de tomate seco, demolhado
1 dente de alho
1/2 chávena de manjericão
1 pitada de pimenta-de-caiena (opcional)
2 colheres de sopa de ervas frescas, como orégãos, tomilho e alecrim
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mel ou outro adoçante a gosto, opcional
1 colher de chá de vinagre de cidra ou sumo de limão


Preparação:
Para fazer os noodles misture num pirex, o azeite, o sumo de limão e o sal. Corte as curgetes em fatias finas, ao longo do comprimento. Envolva delicadamente na marinada e reserve.
Para a ricotta coloque todos os ingredientes no robot de cozinha. Pique até obter uma mistura com pedaços. Junte água até obter uma consistência semelhante à ricota verdadeira – não bata em demasia, pois o que se pretende é uma mistura com uma certa textura e não um creme. Vire para uma tigela e reserve.
Para o molho de tomate retire as sementes dos tomates frescos e corte em cubos pequenos. Reserve.
Sem lavar o robot de cozinha da ricotta coloque aí os restantes ingredientes do molho (exceto os tomates já cortados). Bata por uns segundos de maneira a misturar, mas não em demasia, pois é preciso manter alguma consistência. Junte os tomates frescos e misture à mão. Prove e ajuste o tempero com sal e pimenta. Para montar a lasanha utilize as fatias de curgete exatamente como faria numa lasanha verdadeira, sobrepondo com a ricota e o molho de tomate. Decore com mais ervas frescas e sirva.

Gaspacho

Recorremos aos talentos de Henrique Sá Pessoa para nos ensinar a preparar este prato típico do Alentejo, que tão bem acompanha os dias de calor.

Ingredientes:
1 cebola
2 dente de alho
1 c. de sopa sal
Q.b. pimenta-preta
2 tomates chucha
2 c. de sopa azeite
1 c. de sopa vinagre
1 c. de sopa orégãos
1 pimento vermelho
1/4 pimento verde
1/2 pepino
1L sumo de tomate
150 g pão (duro) alentejano
Q.b. coentros frescos
60 g azeitona preta

Preparação:
Picar a cebola, o alho, meio pimento vermelho sem o interior branco, meio pepino descascado sem sementes, um tomate descascado sem sementes, e colocar tudo numa taça com sal. Cobrir tudo com o sumo de tomate, temperar com a pimenta e o  vinagre e deixar repousar no frigorífico de um dia para o outro. Depois passar com a varinha mágica. Cortar o pão em fatias e em pequenos cubos, retirando a côdea, para fritar em óleo. Picar meia cebola e a outra metade do pepino, desta vez com casca mas ainda sem sementes, 1/4 do pimento verde, as azeitonas pretas e os coentros. Temperar com um fio de azeite, sal e orégãos. Reservar. Picar mais um tomate e colocar o gaspacho num prato de sopa e, no centro, o tomate picado, os restantes ingredientes e os croutons (o pão frito). Regar com um fio de azeite.

Lingueirão à Bulhão Pato

Mais um petisco tradicional, com um pequeno twist. As ameijoas à Bulhão Pato são um dos deleites da nossa gastronomia, mas o lingueirão dá-lhe um toque de novidade muito bem-vindo. Daí ser a escolha de vários chefs.

5 receitas para um verão delicioso | Unibanco

Ingredientes:
250 g de lingueirão
1 dl de azeite
3 dentes de alho
1 molhinho de coentros
1/2 limão
Sal grosso q.b.
1 malagueta (pequena, se gostar)


Preparação:
Ponha os lingueirões com as pontas para cima, em água com sal grosso do mar durante cerca de duas horas, para sair alguma areia que possam ter. Findo esse tempo escorra-os e passe por água corrente, antes de os cozinhar. Depois, numa frigideira, junte o azeite, os alhos cortados em lâminas e a malagueta picada, em lume forte. Quando começar a fervilhar junte o lingueirão e tape a frigideira. Vá sacudindo a frigideira para mexer os bichos e, quando os lingueirões estiverem abertos, adicione os coentros e retire do lume.
Junte um pouco de sumo de limão e sirva de imediato, decorado com o restante limão cortado às rodelas.

Atum braseado e puré de edamame

O prato fez emorme sucesso em São Paulo, e foi precisamente de uma revista brasileira, a Casa Vogue, que retirámos a receita – embora esta seja, na verdade, de um conhecido restaurante.

5 receitas para um verão delicioso | Unibanco

Ingredientes:
100 g de posta de atum
10 g de sésamo branco e preto
100 g de feijão de soja verde (edamame)
Meia cebola roxa fatiada
 5 g de cebolinho picado
2 colheres de sopa de misso
1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de vinagre de arroz
1/2 colher de sopa de azeitede sésamo
 1 colher de sopa de sake
 20 ml de natas

Preparação:
Para fazer o molho junte a sopa de miso numa panela, em lume brando, com o sake e o vinagre de arroz e reduza por 2 minutos. Acrescente o açúcar e o óleo de sésamo e misture bem por mais 3 minutos. Reserve.
Para o puré de edamame cozinhe a soja verde té amolecer bem (mais ou menos 20 minutos). Retire e deixe arrefecer antes de levar ao liquidificador com as natas. Leve a lume brando retificando o sal.
Para o atum, tempere a posta com sal e pimenta e regue com azeite antes de envolver nas sementes de sésamo. Cubra bem toda a carne. Aqueça o azeite numa frigideira e quando estiver bem quente adicione o atum para selar de todos os lados. Retire a posta do atum e corte em fatias médias. Sirva dispondo o puré num prato, com o atum ao lado e o molho por cima. Finalize com as fatias de cebola roxa e o cebolinho.

Por C-Studio / Cofina Media