Worker installing solar panel on roof Worker installing solar panel on roof

Tudo o que precisa saber para instalar painéis solares em casa

min de leitura

Boa para o planeta e para a carteira, a instalação de painéis solares para produção de energia parece ser a melhor solução para casas e condomínios.


Publicado em 07-Jun-2023

Todos os especialistas concordam que o futuro das energias renováveis passa necessariamente pela microprodução, isto é, pela produção de energia para consumo próprio, sejam eles particulares, condomínios, empresas ou produções agrícolas.  Essa produção não só é mais amiga do ambiente, como permite reduzir consideravelmente a fatura de energia, mesmo tendo em conta o investimento necessário para a sua instalação. Permitindo, inclusivamente, a venda de eventuais excedentes e aumentando as probabilidades de lucrar com o negócio.

O certo é que não será com grandes parques de painéis solares que se fará a transição energética – mesmo sendo estes igualmente necessários.

O recente aumento nos preços da eletricidade e do gás natural colocou ainda mais o foco nestas energias, levando ao surgimento de novas e melhores soluções no mercado. Mas será que alguma é ideal para si? Vamos então descobrir como funciona, como escolher, e os cuidados a ter antes de instalar painéis solares em casa.

Panorama of a row of residential houses along a street, one with solar panels on the roof under a blue sky

Cada casa é um caso

O primeiro passo será dimensionar o sistema à medida das necessidades individuais e condicionantes do local. Definir o número de painéis necessários para o consumo é fundamental não só para a sua funcionalidade, como para a rentabilidade do investimento. A fatura da eletricidade pode ajudar nessa decisão, mas será importante procurar igualmente um aconselhamento técnico especializado, até porque a capacidade geradora dos painéis depende da sai instalação.

É possível montar em qualquer casa?

Sem entrar em grandes detalhes técnicos, a quantidade de eletricidade gerada depende, entre outros fatores, do grau de intensidade da luz incidente, o que varia consoante o dia e as estações do ano. Assim, em casas com baixa exposição solar poderá não valer a pena instalar uma solução deste tipo.

Onde se devem então montar os painéis solares?

Pelo que vimos anteriormente, convém colocar os painéis solares nas zonas com maior exposição solar e sem sombras, o que geralmente acontece nos telhados ou em zonas desobstruídas no solo.

Solar panels cleaning

A escolha também depende do estilo de vida

Um sistema básico de painéis solares poderá ser a solução mais rentável para quem consome a maior parte da energia durante as horas de sol, mas para quem tem um consumo essencialmente noturno será aconselhável apostar numa solução mista, que inclua baterias de armazenamento que possam suprimir a necessidade energética quando o painel solar não produz, em lugar de recorrer constantemente à rede elétrica nacional.

Como sai a eletricidade do painel para casa?

A eletricidade produzida pelos painéis solares gera uma corrente que não é compatível com os aparelhos elétricos domésticos. Para ser consumida necessita de ser convertida, através de um inversor. Será este que “injeta” a eletricidade no quadro. Atenção, porque nem todos os inversores são compatíveis com todos os painéis, pelo que é fundamental garantir essa compatibilidade se não optarem por uma solução chave na mão.

É necessário tirar uma licença para poder instalar painéis solares?

Sim, embora exista isenção de controlo prévio para unidades com capacidade instalada até 700 W, e destinadas exclusivamente ao autoconsumo. Para potências superiores a 700 W e igual ou inferiores a 30 kW será necessária fazer essa comunicação no site da Direção-geral da Energia e Geologia, após a qual ficam habilitados a proceder à sua instalação. Para potências superiores, será necessário ter previamente um certificado de exploração, pedido no mesmo site. Os passos estão também descritos no site da DGEG.

person is setting a solar panel

Existem incentivos ou apoios por parte do Estado?

Atualmente não existem quaisquer apoios por parte do Estado destinados à aquisição de painéis fotovoltaicos, nem sequer no Fundo Ambiental. Não existindo igualmente benefícios em sede fiscal.

Como posso vender o excedente à rede?

Primeiro será necessário fazer o registo da unidade de produção no portal da DGEG, e em seguida contratar o comercializador adquirente. Existem dois tipos de tarifas disponíveis, a Fixa (em que o preço de compra é sempre fixo) e a Indexada ao Spot.

A venda do excedente de energia para autoconsumo é taxada em IRS?

Desde que os rendimentos alcançados pela venda de energia excedente à rede não ultrapassem os mil euros anuais terão isenção do IRS.

Onde posso encontrar painéis solares?

Os principais comercializadores a atuar no nosso país oferecem várias soluções “chave na mão”. Nomeadamente, é esse o caso da EDP, Galp, Iberdrola, e outros. São naturalmente as opções mais “fáceis”, embora não necessariamente as mais adequadas a cada caso. Para soluções mais personalizadas existem centenas de empresas a atuar no nosso país. Até o Ikea e a Tesla o fazem.

Ikea

Tudo o que precisa saber para instalar painéis solares em casa | Unibanco

Até o gigante do mobiliário sueco oferece já este tipo de soluções para casa. Desenhada em conjunto com a empresa espanhola Contigo Energia, a Solstråle é uma solução simples que, felizmente, não segue as mesmas normas dos móveis empacotados, e conta sempre com a intervenção de técnicos especializados.

Tesla

A Tesla aproveitou o saber fazer nos automóveis para desenvolver uma linha de baterias poderosas e compactas, essencialmente para a instalação em residências. E não é necessário ter um automóvel da marca para aproveitar. O  importante é lembrar que o Sol, quando nasce, é mesmo para todos.

Conte com o UNIBANCO

Com adesão 100% digital e uma mensalidade reduzida, conte com o Crédito Pessoal UNIBANCO para aderir às energias renováveis e apostar no futuro.
Faça aqui a sua simulação!