Regresso às aulas: seis passos para aliviar o peso na carteira Regresso às aulas: seis passos para aliviar o peso na carteira

Regresso às aulas: seis passos para aliviar o peso na carteira

min de leitura

Em contagem decrescente para o início das aulas, começou a corrida ao material escolar. Poupar de forma fácil e eficaz é possível. Saiba como.


Publicado em 10-Ago-2023

Esta é uma altura desafiante para aqueles que ainda estudam. Novas rotinas, novos colegas, disciplinas e professores. Para si, o principal desafio está em evitar que as despesas que agora surgem no seu orçamento familiar superem os valores que consegue suportar. 

Nestas últimas semanas de férias de verão, aproveite então para planear um ano letivo menos dispendioso. Deixamos-lhe cinco passos para o ajudar nesse aspeto que, aliados às soluções de poupança do UNIBANCO, vão garantir uma lista sem preocupações. 

1. Defina um orçamento

Quanto quero e posso gastar?  É a pergunta de partida para a poupança. Defina um valor e tente manter-se abaixo dele. Desta forma, controlar as despesas tornar-se-á mais fácil. 

Priorize as necessidades primárias como livros e manuais escolares e só depois passe ao material de papelaria e afins. 

Para além disto, é importante sublinhar que, no orçamento que estipular, deve incluir também outros gastos adicionais que podem eventualmente surgir ao longo do caminho (livros de preparação para exames, explicações de apoio ao estudo, despesas para atividades extracurriculares). O pensamento a longo prazo é crucial para uma poupança eficaz e sem surpresas. Neste sentido, apostar na prevenção e complementar a sua lista com o que vai ser necessário não só no arranque das aulas, mas sim durante todo ano, é uma dica que deve ter em conta. 

2. Tri-vi-da as suas despesas

Com o cartão UNIBANCO, é possível Trividir todas as compras superiores a 150 euros em três pagamentos sem juros, caso se paguem os fracionamentos na totalidade. Esta é uma excelente forma de garantir que o embate das contas não cai todo no mesmo mês, o que facilita a gestão financeira.

Pode usufruir do aumento do prazo de pagamento que lhe permite, por exemplo, efetuar uma compra no dia 10 deste mês e fazer o pagamento no dia 29 do mês seguinte. O prazo adicional de 20 a 50 dias de crédito sem juros é outra característica da qual pode beneficiar e que facilitará a gestão das suas contas durante os períodos de maiores gastos, como são os meses de regresso às aulas.

A poupança também entra em conta e, por isso, poderá contar com o seu próprio mealheiro no cartão de crédito. Ative e acumule 5% de todas as compras que realizar com o seu cartão UNIBANCO e, após 12 meses, é-lhe oferecido 1,5% sobre o valor acumulado. 

Manter as contas sempre em dia nunca foi tão fácil! Com a app UNIBANCO pode fazer pagamentos ao Estado, serviços e telecomunicações, pagamentos por débito direto, levantamentos em todo o mundo, MB WAY e controlar os gastos por categoria.

3. Reutilize

Quantos foram os cadernos que chegaram ao fim do ano praticamente intocáveis? Procurar reutilizar materiais comprados no ano anterior é imperativo para que se foque apenas em comprar o que é indispensável.

Materiais de escrita como canetas esferográficas, marcadores, lápis, etc. servem de ano para ano. Pode optar por packs que tragam mais quantidade para assegurar que no seguinte, não exista a necessidade de despender mais dinheiro. 

No que toca aos livros e manuais, os Bancos de Livros Escolares são uma excelente aposta para adquirir a bibliografia necessária para o estudo, mais sustentáveis e baratos. Afinal de contas, esta é possivelmente a maior fatia no bolo de gastos desta altura.

4. Compare preços

É importante que, antes de comprar, se informe acerca da oferta das diversas lojas. Nos meses em que arrancam as campanhas de regresso às aulas, são inúmeras as promoções que entram em vigor e cupões de desconto que podem ser utilizados, por isso, para tirar partido destas soluções e reduzir o custo final, despenda tempo a fazer uma seleção e comparação cuidada da oferta das lojas onde pretende comprar quilo que precisa.

A melhor forma para o fazer é informar-se online. A pesquisa é mais rápida e terá uma vista mais alargada sobre quais aquelas que têm os preços mais em conta.  

Lembre-se de que, normalmente, os produtos de marca branca têm um valor significativamente mais baixo do que os de marca própria e desempenham a função de igual forma, especialmente no que toca a material de papelaria. Ficará surpreendido com a quantia que conseguirá poupar ao optar por esta solução disponível em qualquer supermercado ou hipermercado.

Regresso às aulas: seis passos para aliviar o peso na carteira | Unibanco

5. Compre online

A verdade é que com toda a eforia do regresso às aulas, os corredores das lojas nesta secção são um mar a perder de vista. A tentação aumenta e o valor… pode disparar sem necessidade. Para evitar superar o orçamento que estipulou inicialmente, comprar online é uma grande ajuda. 

A maior vantagem ao escolher este método de compra assenta no facto de que pode procurar especificamente pelo produto que deseja sem ter que cair no erro de levar o que não precisa. 

Para além disto, não terá de esperar em filas para pagar e não se sujeita a gastar mais do que o necessário. Vai acabar por perder menos tempo e poupar mais dinheiro.

6. Venda o que já não usa

Existem inúmeras plataformas de venda que lhe permitem dar um novo destino àquilo que já não lhe faz falta. Para além de estar a ajudar outras famílias a poupar, ainda ganhará algum dinheiro que pode ajudar a suportar os gastos do próximo ano. 

Livros e manuais escolares são possivelmente os artigos mais procurados. Posto isto, é importante garantir que estejam em bom estado para que lhes possa dar uma nova vida e permitir que sejam reutilizados.