Quanto tempo demora a aprovação de um crédito pessoal? Quanto tempo demora a aprovação de um crédito pessoal?

Quanto tempo demora a aprovação de um crédito pessoal UNIBANCO?

min de leitura


Publicado em 05-Jan-2024

Quando o nosso telhado começa a meter água, o automóvel já não tem conserto ou uma despesa inesperada nos bate à porta e não temos o dinheiro necessário para resolver estes problemas, a solução pode muito bem passar por pedirmos um crédito pessoal online.

Nestas situações, todos queremos que a aprovação do nosso crédito pessoal seja o mais rápido possível, mas, infelizmente, nem sempre é assim.

Quais os fatores que os bancos têm em conta ao analisar um pedido de crédito pessoal?

Com a digitalização dos processos de contratação de soluções financeiras, algo em que o UNIBANCO da marca UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A.,  foi pioneiro, tudo se tornou mais rápido e menos burocrático do que antigamente.

Apesar disso, a análise do pedido de um pedido de crédito continua a ser realizada com extremo profissionalismo e atenção ao detalhe.

Para que esta análise detalhada se realize da melhor forma, os bancos e instituições financeiras levam em conta os seguintes fatores:

• Histórico de Créditos

Antes da aprovação de um crédito pessoal, todas as instituições de crédito fazem uma análise de risco que, entre outras coisas, contempla a consulta do nosso Mapa de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal.

A partir deste mapa, os bancos ficam a saber se regularizamos os nossos créditos anteriores, se falhamos uma prestação ou se tivemos qualquer outro tipo de incumprimento.

No caso de terem existido incumprimentos, o nosso pedido de crédito poderá ser recusado.

• Taxa de Esforço

Quando decidimos pedir um crédito pessoal, devemos, previamente, calcular a nossa taxa de esforço, já que esta taxa é um importante indicador sobre o impacto que esse empréstimo terá no nosso orçamento mensal.

Este cálculo é efetuado com recurso à seguinte fórmula:

Taxa de Esforço = Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100

Para além de nos permitir ter uma melhor visão sobre o impacto que o empréstimo pessoal terá nas nossas finanças pessoais, a taxa de esforço é também utilizada pelas instituições de crédito para perceber o risco associado à concessão de crédito.

Caso a nossa taxa se situe acima dos 50%, o nosso pedido corre mais riscos de ser rejeitado. Isto acontece porque o banco privilegia uma taxa de esforço reduzida que, na prática, significará que, no caso de os nossos rendimentos mensais sofrerem uma quebra, continuaremos a ter capacidade de pagar as mensalidades do crédito.

• Rendimento familiar e estabilidade profissional

No âmbito da sua análise de risco, as instituições de crédito vão analisar detalhadamente as fontes de rendimento do nosso agregado familiar.

A questão dos rendimentos está, umbilicalmente, ligada à nossa estabilidade profissional. O banco privilegiará uma situação profissional estável que nos proporcione rendimentos estáveis e, consequentemente, um menor risco de incumprimento do contrato de crédito.

• Ligação ao banco onde se pretende contratar o crédito pessoal

Ainda que não seja uma condição decisiva, se formos clientes do banco onde vamos pedir o crédito pessoal, a avaliação de risco será mais rápida, uma vez que a instituição já conhece o nosso perfil financeiro.

Crédito Pessoal: quanto tempo demora a análise feita pelo banco?

Se decidirmos optar pelo crédito pessoal online do UNIBANCO, solução de crédito sem comissões e com taxa fixa que nos permite pedir entre 5 mil e 75 mil euros, em prazos de reembolso que vão dos 24 aos 84 meses, o processo de análise é rápido.

Dependendo do montante que pedimos, do nosso histórico de crédito e dos nossos rendimentos, a análise demora apenas alguns dias.

Quanto tempo demora um crédito pessoal a ser aprovado?

Após utilizarmos o simulador de crédito pessoal do UNIBANCO para calcularmos o valor da mensalidade que teremos de pagar e que será calculada em função do montante e prazo de reembolso escolhidos, basta que cliquem na barra “Fazer Pedido” para concretizarmos o nosso pedido de empréstimo.

Neste momento, somos encaminhados para o preenchimento de um formulário online onde deveremos deixar as nossas informações pessoais e ao qual teremos de anexar os documentos exigidos.

A respeito dos documentos necessários, estes são aqueles que, normalmente, nos serão pedidos:

– Cartão de Cidadão;

– Última declaração de IRS;

– Últimos 3 recibos de vencimento;

– Comprovativo de morada;

– IBAN

Após cumprirmos estas tarefas que não nos levam mais do que 5 minutos, o nosso pedido segue para a análise e posterior aprovação, dois momentos que serão mais rápidos se não tivermos incumprimentos no nosso histórico de crédito e apresentarmos uma taxa de esforço baixa.

No momento em que o UNIBANCO dê a sua aprovação ao nosso pedido de crédito, o dinheiro será depositado na conta bancária que fornecemos para o efeito após uns dias.