Como poupar nas férias de verão Como poupar nas férias de verão

Como poupar nas férias de verão

min de leitura

Dez ideias para economizar nas férias de verão, sem nunca sacrificar a diversão. Ainda que possa ser necessário um certo espírito aventureiro…


Publicado em 17-Jul-2023

Chegou a altura do ano em que Portugal inteiro vai a banhos, mesmo que viaje para o interior do país ou lá para fora. O problema são os preços, que sempre estiveram altos nesta altura, mas que este ano estão ainda piores. Somos assim obrigados a tentar encontrar formas criativas de poupar, para não ter de cortar naquilo que é essencial: a alegria de estar de férias, a descansar e a divertir-se longe de casa.

Como chegar

Vale a pena investigar a melhor forma de chegar ao destino. E a mais barata, porque nem sempre coincidem. Quem tiver tempo para fazer a viagem e não se importar, por exemplo, de apanhar diferentes meios de transporte pode conseguir poupanças significativas. Além de que viajar de comboio ou de autocarro pode ser mais uma experiência a juntar às férias.
Recomendamos começar essa “investigação” em sites como o Rome2Rio, ou mesmo o Google Maps. Para viagens de carro, o Via Michelin também pode dar uma ajuda preciosa, até para calcular os custos.

Como poupar nas férias de verão | Unibanco

Roomer Travel

Já ouviu falar no Roomer? Trata-se de uma plataforma que põe em contacto pessoas com reservas de hotéis que já não podem ser canceladas com pessoas à procura de hotéis nesse destino. Para quem “vende”, permite recuperar parte do dinheiro investido e, para quem “compra”, pagar um valor inferior ao preço de mercado. Isto é o que está por detrás do site, porque na prática funciona tal e qual como uma central de reservas normal.
Há quem se queixe de ter tido dificuldades – ou não ter conseguido de todo − em “fechar” a reserva no site, o que pode ser explicado por, basicamente, se ficar com a reserva de outra pessoa trocando nomes, contacto e formas de pagamento, mas isso acontece no site, não na chegada ao destino. Além disso,  o Roomer existe já desde 2011 e tem milhões de utilizadores satisfeitos em todo o mundo.

Aproveitar os pontos e os descontos

Provavelmente, o seu cartão de crédito tem algum tipo de parcerias que lhe permitem usufruir de descontos. O cartão UNIBANCO, por exemplo, só neste tema de férias oferece 10% de desconto em hotéis como o Prainha, no Algarve, todos os Vila Galé, Dom Pedro, GJC e outros. Para alugar um carro, o desconto ainda é superior – 20% − em companhias como a Avis e a Europcar. É uma tontice não aproveitar estas vantagens, e que normalmente não se restringem ao cartão de crédito. Clubes como o ACP, por exemplo, também oferecem vantagens e descontos semelhantes. 

Por um euro apenas

Na Driive Me, pode alugar um carro por 24 ou 48 horas por um euro apenas – um valor simbólico − e ir, por exemplo, de Lisboa para o Porto ou Algarve, com possibilidade de fazer pequenos desvios. Não há catch, trata-se de aproveitar os carros das viaturas de aluguer, que precisam de ser deslocados de um ponto a outro. As empresas conseguem assim ter os carros que pretendem no local certo, e sem pagar a alguém por isso. Quem viaja pode fazê-lo por uma fração do custo de um aluguer habitual, na rent a car (ou até do desgaste da viatura própria). A única condicionante é, obviamente, estar sujeito à disponibilidade das rotas e veículos. Mas não custa nada dar uma vista de olhos antes de escolher outras opções mais caras.

Como poupar nas férias de verão | Unibanco

Diminuir os consumos no automóvel

Quem vai viajar de carro, e tem a opção de utilizar o cruise control, não diga que não a essa tecnologia porque em autoestrada pode representar uma poupança de até 15% de combustível.  A lógica é simples: ao manter uma velocidade constante, o carro gasta muito menos do que com as alterações no pedal, mais frequentes durante uma condução manual. Verificar a direção e a pressão dos pneus antes da viagem pode também melhorar significativamente o consumo, além de aumentar a segurança. Dizem os fabricantes que basta um pequeno ajuste na pressão dos pneus para ter uma poupança de 3% no consumo de combustível.

Partir de autocaravana

Ir de férias numa autocaravana oferece duas vantagens inegáveis: primeiro, é muito mais barato do que alugar quartos em hotéis; segundo, oferece uma liberdade sem paralelo, uma vez que permite descobrir o destino parando onde e pelo tempo que se quiser.
Há quem defenda que essa liberdade não tem preço, mas por outro lado há que somar os custos em conforto e comodidade, que não são os mesmos do que num quarto de hotel. Em princípio, porque isso vai também depender do hotel e do tamanho, tipologia e condições mais ou menos luxuosas da caravana alugada. Aqui encontra algumas das (muitas) opções existentes no mercado: GoFree, Siesta Campers, Yescapa, Indie Campers ou Hostel on Wheels.  

Como poupar nas férias de verão | Unibanco

Acampando

Pegando na ideia anterior, e levando-a um pouco mais longe, podem sempre optar por acampar. Os parques de campismo são naturalmente mais económicos do que os Airbnbs e hotéis e existem em quase todo o lado − por vezes com localizações soberbas. Neste caso, há que pensar também na logística: tendas, sacos-cama, colchões insufláveis, fogões portáteis, etc., etc. A comodidade, mais uma vez, sairá a perder, mas aforramos e damos um cunho aventureiro à viagem que pode ser muito mais divertido.

Como poupar nas férias de verão | Unibanco

Last call…

Há duas maneiras de poupar na marcação das viagens: ou tratando de tudo com muita antecedência ou, pelo contrário, mesmo em cima da hora. Neste caso, podem aproveitar-se promoções de última hora, especialmente junto das companhias de aviação, que preferem vender bilhetes mais acessíveis a levantar voo com lugares vazios. Neste caso, é necessário manter uma mente aberta e espírito flexível, evidentemente, por forma a se adaptarem às promoções existentes, que podem implicar viajar fora das datas previstas ou até para um destino não planeado. O que até pode ser uma bênção, pois podem acabar nalgum destino mais genuíno e evitar certas armadilhas para turistas. Em relação às datas, sextas e domingos são sempre mais movimentados e caros, por isso é melhor esquecer viajar nesses dias.

Prepare uns lanches para as viagens

Todos sabemos como as estações de serviço podem ser mais caras. Assim como muitos lugares à beira da estrada. E como a comida é tantas vezes duvidosa nesses sítios. Para evitar essas armadilhas, nada como levar uns snacks, sanduíches e bebidas. Guarde o dinheiro das refeições para lugares que valham mesmo a pena experimentar.  E não se esqueça de andar sempre com uma garrafa de água reutilizável. Escusa de pagar os preços exorbitantes que cobram pela água engarrafada, e o planeta ainda lhe agradece.

Como poupar nas férias de verão | Unibanco

Trividir as compras

Com o cartão UNIBANCO, é possível Trividir todas as compras superiores a 150 euros em três pagamentos sem juros, caso se paguem os fracionamentos na totalidade. Não representa exatamente uma poupança, mas é uma excelente forma de garantir que o embate das contas não cai todo no mesmo mês, o que facilita a gestão financeira.

Como poupar nas férias de verão | Unibanco

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.