Como aproveitar as melhores promoções da Black Friday Como aproveitar as melhores promoções da Black Friday

Como aproveitar as melhores promoções da Black Friday

min de leitura

Grandes descontos na Black Friday, mais oito dicas fundamentais, para garantir que faz as melhores compras sem cair nas armadilhas das promoções.


Publicado em 22-Nov-2023

Uma grande época de descontos, tão perto do Natal? A Black Friday é uma excelente invenção americana, e não é de estranhar que esteja a ganhar uma importância cada vez maior deste lado do Atlântico. Muito especificamente neste retângulo à beira-mar plantado, tão necessitado de apanhar uma boa promoção.

Mas é preciso ter cuidado, porque com tantas promoções ao mesmo tempo, a Black Friday é um terreno fértil para burlões, e as queixas no portal do consumidor disparam sempre nesta altura do ano. Convém também não esquecer que o objetivo último das lojas é vender, e por isso estratégias estão montadas para nos convencer a separar do dinheiro, ganho tão arduamente.

Para evitar cair nas muitas armadilhas da Black Friday, mas aproveitar tudo o que tem de bom, compilámos estas oito dicas, muito simples, mas extremamente valiosas.

Como aproveitar as melhores promoções da Black Friday | Unibanco

Coffret Maquilhagem Fenty Beauty by Rihanna
Desconto: -25%. Preço: 29,99 euros. PVP Recomendado: 39,99 euros

1. No tempo certo

Há muito que a Black Friday deixou de ser um dia, para passar a ser uma semana, quinze dias, um mês… O objetivo das lojas é evidentemente atrair mais consumidores, em diferentes períodos, durante mais tempo, levando-os assim a gastar mais do que pretendiam.  Para lutar contra esta tentação, opte por fazer compras apenas num par de dias selecionados, idealmente na própria “sexta-feira negra” e nos dias imediatamente anteriores e posteriores.

Como aproveitar as melhores promoções da Black Friday | Unibanco

Casaco Helly Hansen
Preço: 97,07 euros Desconto: -44%. Preço recomendado: 172,82 euros.

2. Fazer uma lista prévia

Como em tudo, é importante ter uma ideia clara daquilo que se pretende comprar, porque é muito mais eficiente procurar e encontrar algo em específico do que simplesmente “ir às compras” e ver o que há. Seja em lojas físicas ou online, é meio caminho andado para ser-se atraído pela “promoção imperdível” e fazer diversas compras por impulso. Convém também ser algo detalhado na lista. Não basta escrever “Aspirador-robô” ou “Televisão, 60’’, mas fazer uma seleção prévia dos modelos pretendidos, com o cuidado, no entanto, de não ser demasiado restritivo ou corre-se o risco de perder uma excelente promoção. Acreditem, há vários aspiradores-robô capazes de fazer o trabalho.

Como aproveitar as melhores promoções da Black Friday | Unibanco

iRobot Esfregona Braava jet m6
Desconto 50%. Preço: 349 euros. PVP Recomendado: 699 euros.

3. Cuidado com os falsos descontos

Só porque uma loja diz que vende um artigo de 240 euros por 120, com 50% de desconto, tal não significa que seja necessariamente verdade. Talvez esse artigo não tenha esse preço há um ano, talvez agora só custe 140, e talvez a loja ao lado venda o mesmo produto por 100 euros. A melhor forma de se precaver contra estas “variações” de preços é comparar os valores praticados em diferentes lojas – e isso é algo tão simples de fazer hoje em dia. Fácil, rápido e pode poupar centenas de euros.

Como aproveitar as melhores promoções da Black Friday | Unibanco

Pepe Jeans Freya White
Desconto: -47%. Preço 53,05 euros. Preço recomendado: 100,64 euros

4. Usar o cesto de compras

Em compras online, o carrinho de compras é um excelente meio de fazer uma lista, comparar preços em diferentes lojas e deixar qualquer compra “a marinar”, dando tempo para e certificar-se de que é aquele é mesmo necessário, e não um impulso.

Como aproveitar as melhores promoções da Black Friday | Unibanco

Máquina de Café KRUPS Nespresso XN9204 Vertuo Pop
Desconto: 73% Preço: 29,99 euros. Preço recomendado: 109,99 euros

5. O tempo é importante

Independentemente do escrito no ponto anterior, e sem cair na esparrela “últimas unidades disponíveis”− quem sabe se é verdade ou uma mera técnica de venda da loja? –, não perca muito tempo a tomar a decisão. Ou seja, depois de ter um produto na shortlist, ter a certeza de que o quer mesmo comprar, ter comparado preços noutras lojas e ter aquela certificada como segura (no caso de compras online), nessa altura não perca mais tempo. Lembre-se de que muito provavelmente não é a única pessoa à procura desse produto.

Como aproveitar as melhores promoções da Black Friday | Unibanco

Mariano Shoes Viana Antico Brown
Desconto: -20% Preço: 336 euros Preço Recomendado: 420 euros

6. Desconfiar da sorte

Se uma promoção parece demasiado boa para ser verdade, provavelmente não é. Podem ser produtos contrafeitos, pode ser uma loja falsa que nunca chega a expedir, pode ter por objetivo último roubar os seus dados…  as hipóteses de burla são infinitas e os golpes online estão cada vez mais sofisticados, por isso, especialmente em épocas como a Black Friday, desconfie de sites/vendedores desconhecidos na internet (mesmo que estejam no topo das pesquisas do Google) e aposte em valores seguros, como as lojas de sempre e/ou com espaço físico aberto ao público.

Como aproveitar as melhores promoções da Black Friday | Unibanco

Belkin Carregador sem fios para iPhone, Apple Watch e AirPods
Desconto: 51% Preço: 59,97 euros. Preço recomendado: 121,98 euros.

7. Dar prioridade ao cartão de crédito

O cartão UNIBANCO é a opção mais segura para realizar todos os pagamentos, quer em lojas físicas quer online. Contando inclusivamente com serviços como o 3D Secure, que permite validar todas as compras realizadas através de um código SMS recebido no seu telefone. Ou o MBNet, que permite associar cartões virtuais ao cartão UNIBANCO, mas com montantes máximos autorizados. Assim, existe a garantia de que qualquer perda estará limitada a esse valor. Em cima desta segurança, o cartão UNIBANCO oferece ainda um conjunto de vantagens e benefícios, como a possibilidade de “Trividir” as suas compras em 3x sem quaisquer juros, caso pague os fracionamentos na totalidade. Mas não fica por aqui, pode ainda receber até 200 euros de volta durante os primeiros 12 meses, com a oferta de cashback.

Como aproveitar as melhores promoções da Black Friday | Unibanco

Kettlebell POWERFIT 18 Kg
Desconto 62%. Preço: 31,99 euros. PVP Recomendado: 84,99 euros.

8. Ver para além do preço

No caso de compras online é necessário considerar ainda outros fatores, como as despesas de transporte ou os tempos de entrega. Não compensa poupar no produto e pagar um balúrdio em transporte ou ficar um ano à espera que seja entregue.

Como aproveitar as melhores promoções da Black Friday | Unibanco

Dead Space, Bandai Namco – Xbox Series X + PS5
Desconto: -56%. Preço: 34,99 euros (cada). PVP Recomentado: 79,99 euros

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.