As cinco vantagens do débito direto As cinco vantagens do débito direto

As cinco vantagens do débito direto

Descubra as vantagens de domiciliar os seus pagamentos e saiba ainda o que pode ganhar ao fazê-lo com o Unibanco.


Publicado em 18-Nov-2021

Domiciliar as contas pode não ser uma decisão fácil de tomar. Para muitos, a ideia de uma entidade estranha poder retirar dinheiro da sua conta, automaticamente, todos os meses, é demasiado estranha para contemplar. Mas quem já ultrapassou esse receio muito provavelmente não consegue imaginar a sua vida sem as facilidades do débito direto – e não consta que andem a ser enganados por causa disso.

A verdade é que existem vantagens óbvias em optar por esta modalidade de pagamento, a começar pelo facto de nunca mais se esquecer de pagar uma fatura, de não correr o risco de ficar sem algum serviço essencial, e ainda vir a pagar taxas por isso. Para conquistar os outros, existe ainda um conjunto de medidas de segurança importantes para minimizar quaisquer riscos associados, e se calhar vamos começar precisamente por aqui…

Segurança

Uma das maiores preocupações será a possibilidade de as empresas cobrarem um valor excessivo na fatura, mas o consumidor está duplamente defendido contra esta situação. Triplamente defendido, na verdade. Primeiro, porque irá sempre receber a fatura antes da cobrança, e caso note alguma irregularidade basta cancelar o pagamento nesse mês. Depois, porque é possível definir tetos máximos autorizados, e caso esse valor seja ultrapassado a instituição não processa o pagamento. Finalmente, mesmo que nenhuma destas linhas de defesa funcione, o cliente pode sempre contestar a fatura e, legalmente, exigir a devolução do dinheiro.
Segundo o Banco de Portugal, os clientes dispõem “de um prazo de 13 meses, a contar da data do débito em questão, para solicitar a sua retificação, caso a cobrança não tenha sido autorizada ou tenha sido incorretamente executada”.
Será, de qualquer forma, uma situação extraordinária, se não, lembre-se de quantas faturas contestou nos últimos tempos?

As cinco vantagens do débito direto | Unibanco

Comodidade

É inegável que ter a domiciliação das faturas da água, da luz e do gás, os seguros da casa e do automóvel ou o pacote de televisão é muito mais cómodo do que pegar em cada fatura e, todos os meses, ir fazer o pagamento numa caixa Multibanco ou numa plataforma de home banking. Cada uma delas dentro do respetivo prazo.

Controlo orçamental

Esta, admitimos, pode ser encarada como um pau de dois bicos − pois o descanso de ter as contas em dia pode levar a um certo laxismo na gestão das finanças pessoais, mas a responsabilidade de ter sempre o saldo na conta para fazer face a estes pagamentos pode, e deve, levar a um controlo muito apertado sobre este tipo de gastos.

As cinco vantagens do débito direto | Unibanco

Acesso a vantagens e descontos

Muitas empresas oferecem descontos ou outras vantagens aos clientes que aderirem ao débito direto. Só para ter essa garantia de pagamento atempado da fatura. Não vamos perder estes benefícios, para mais porque ao fim de um ano esse valor poderá ser significativo.

Domiciliação no cartão Unibanco

Fazer a domiciliação dos pagamentos num cartão de crédito pode parecer um contrassenso, mas, como vai ver em seguida, não é.
Além de usufruir de todas as vantagens que já aqui elencámos, vai ainda beneficiar de mais 20 a 50 dias de crédito sem juros e, na prática, vai ter sempre mais tempo até que o valor da fatura seja efetivamente debitado na conta bancária  − dependendo esse prazo da altura em que fizer o pagamento.
A ativação do débito direto é muito simples e traz vantagens: basta partilhar o comprovativo de IBAN do cartão Unibanco com a entidade credora, até porque está a decorrer, até ao final do ano, uma campanha na qual o Unibanco oferece 1 euro por mês por cada fatura paga. Até ao máximo de 60 euros. 

Por C-Studio / Cofina Media