7 conselhos para começar o seu próprio negócio
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Tem a cabeça cheia de ideias para um grande negócio, mas não sabe bem como avançar? Vamos explicar como pode começar o seu próprio negócio a partir do zero.
Publicado em 03-Out-2022
Começar um novo negócio não é tarefa fácil, nem para os mais experimentados empreendedores, quanto mais para alguém que se vai estrear nestas lides. Por isso, é perfeitamente normal sentir-se um pouco receoso, mas também é preciso não esquecer de que o mundo– e Portugal− está cheio de exemplos de negócios e de empresários que começaram exatamente como você, do zero, e alcançaram o olimpo. Bill Gates ou Jeff Bezos começaram a Microsoft e a Amazon de uma garagem. Amancio Ortega começou a trabalhar aos 14 anos para um alfaiate em A Coruña, e Belmiro de Azevedo ou José Neves criaram a Sonae e a Farfetch do nada. A partir de uma ideia. Como fez Manuela Medeiros da Parfois, que conta já com mais de mil lojas em mais de 70 países.
O mais importante é ter paixão pelo negócio e perseverança, duas características que o farão dedicar-se de corpo e alma ao negócio, todos os dias, sem nunca contemplar a derrota, mesmo nos períodos mais negros – porque vão existir, que disso não restem dúvidas. Quanto ao resto, precisa de conhecimento, planeamento e networking, ora vejamos:
1. Pesquise o mercado
É essencial entender o mercado e a concorrência que vai enfrentar, mas antes é fundamental perceber se o seu produto (ou serviço) vem realmente satisfazer uma necessidade. Caso a resposta seja afirmativa – pode usar as redes sociais, grupos de conhecidos, contacto direto − não se deixe desmotivar pelo número de concorrentes, pois isso pode até significar um mercado em franco crescimento.
2. Elabore um plano de negócios
O passo seguinte deverá ser estruturar melhor a ideia, criando um plano de negócios por forma a perceber as necessidades financeiras para levantar o projeto e os custos e dificuldades que possa vir a enfrentar com fornecedores. O IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) elaborou um guia explicativo da para encontrar a melhor forma de elaborar o seu plano de negócios.
3. Conte com profissionais
Um dos erros mais comuns é a falta de ajuda profissional logo no início do processo. O erro será sempre inevitável e, como reconhecem todos os empreendedores, é a melhor forma de aprender, mas a vontade de fazer tudo, sem recorrer a ajuda de profissionais na área jurídica ou financeira, por exemplo (um contabilista pode dar uma ajuda preciosa na elaboração do plano de negócios), pode levar a erros que comprometem o futuro do negócio logo na génese.
4. Estabeleça uma meta
Pode estabelecer diferentes objetivos, para serem atualizados a cada seis meses, um ano, ou consoante a evolução do mercado, mas é igualmente importante ter um sonho, uma meta para a qual corre. Esse sonho deve estar bem visível, como lembrança constante dos motivos que o levam a dar tanto ao projeto. Os outros são pequenos passos na direção certa.
5. Encontre financiamento
Chegados a esta altura, estará na hora de procurar financiamento para dar início ao projeto. Existem duas opções: por um lado, recorrer às ajudas estatais e, por outro, a uma instituição financeira privada − sendo que são complementares. Ou seja, as ajudas públicas serão muito bem-vindas, mas não será possível depender exclusivamente destas.
O IAPMEI criou o Portal do Financiamento, onde pode encontrar todas as informações referentes ao financiamento público e, no caso do privado, o crédito pessoal é, por norma, a solução mais usada pelos empreendedores, pois permite ter a liquidez necessária para o início do negócio sem pagar muitos juros por isso.
É neste caso que encontra a solução de crédito pessoal Unibanco, que permite definir mensalidades e taxas de juro fixas até ao final do contrato, sabendo nós a importância da estabilidade financeira para o sucesso de uma empresa. No portal, existe um simulador de crédito com todas as informações e valores imputáveis, bem como ficar a par das outras vantagens deste crédito.
6. Elabore um plano de marketing
Será um dos aspetos mais menosprezados pelos empreendedores quando desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio. Se não o conhecerem, ninguém comprará o que quer que seja que venda.
Assim sendo, comece por estruturar a identidade da marca, criando um logótipo e uma imagem (pode, e deve, contratar um profissional para o ajudar). Depois, está na altura de estabelecer todas as estratégias que quer implementar no plano, usando todos os canais válidos para o negócio, incluindo naturalmente o digital, e procurando o engajamento nas redes sociais. Será a forma mais rápida de partilhar a sua mensagem por mais pessoas.
7. Encontre parceiros de negócios
Um negócio de sucesso não vive sozinho, e tudo se torna mais fácil com as parcerias certas. Encontre parceiros – outros empreendedores, investidores, fornecedores − que possam acrescentar valor ao seu negócio e todos vão ficar a ganhar com essa sinergia. As soluções de pagamento da REDUNIQ são um bom exemplo, caso a ideia passe por um negócio aberto ao público. Isto porque são soluções de pagamento (para lojas físicas e online) perfeitamente adaptadas a qualquer setor de atividade, e que vão também acompanhar a evolução da empresa, para que estejam sempre ajustadas às suas necessidades.