11 dicas para poupar dinheiro nas férias 11 dicas para poupar dinheiro nas férias

11 dicas para poupar dinheiro nas férias

min de leitura

As férias podem sair caras, muito caras para quem não tiver cuidado com as despesas. Mas há várias formas de poupar, sem fazer grandes sacrifícios.


Publicado em 06-Jun-2022

Sabemos que está de férias, e que a última coisa que apetece é passar o tempo a contar cêntimos ou a verificar faturas para garantir que está tudo dentro do orçamento. Mas há outras formas de poupar, sem estragar os dias de descanso, e sem ter de fazer grandes sacrifícios.

11 dicas para poupar dinheiro nas férias | Unibanco

Last call for flight

Para quem sabe muito bem onde pretende ir de férias, o nosso conselho é que tente marcar tudo com o máximo de antecedência possível. Será a melhor forma de garantir os preços mais baixos. Mas quem não se importe de decidir tudo à última hora pode conseguir uma poupança ainda maior. Isto porque muitas companhias de aviação e hotéis fazem promoções last minute. A lógica é simples, em vez de ficarem com os quartos e com os aviões meio vazios, conseguem mais algum dinheiro. O mesmo é válido para quem gostava de partir num cruzeiro. Os mais espontâneos podem aproveitar estas promoções e decidir no momento pela melhor oferta.

Assine newsletters

Assinar as newsletters e receber os alertas da TAP e de outras companhias aéreas que viajem para os aeroportos nacionais pode ser uma boa sugestão para encontrar os melhores negócios.

11 dicas para poupar dinheiro nas férias | Unibanco

Viaje para onde o dinheiro vale mais

Nem todos os países do mundo têm o mesmo nível de vida, como se sabe. E 100 euros não valem certamente o mesmo na Noruega ou na Guatemala, por exemplo. Assim, ao escolher um destino mais barato poderá ter acesso a melhores hotéis, a fazer mais refeições especiais e, mesmo assim, gastar apenas uma fração do que gastaria num destino mais caro.

11 dicas para poupar dinheiro nas férias | Unibanco

Pague as viagens com o cartão de crédito

As viagens, o alojamento, todos os custos maiores, porque se aderir a um cartão de crédito Unibanco vai receber de volta parte do dinheiro que gastou em compras durante os primeiros 12 meses. E isso é poupar.

11 dicas para poupar dinheiro nas férias | Unibanco

Não coma sempre fora

Passar as férias a cozinhar não será o sonho de ninguém. Mas comer fora todos os dias, com a família inteira, também não será a opção mais sustentável para as finanças pessoais. O ideal será encontrar algum tipo de equilíbrio como, por exemplo fazer refeições simples e leves durante o dia, na praia ou em modo de piquenique no campo, pois não dão muito trabalho e, para todos os efeitos, estão a comer “fora”, sem a chatice da loiça nem o custo associado. Mesmo numa estadia em hotel, sem cozinha, portanto, pode-se perfeitamente comprar alguma coisa pronta e levar para o quarto. Ainda por cima há dias em que é mesmo isso que apetece: tirar os sapatos e ficar a relaxar sem sair.

11 dicas para poupar dinheiro nas férias | Unibanco

Tome os pequenos-almoços no hotel

Dê preferência a um hotel com pequeno-almoço incluído e lembre-se: é a refeição mais importante do dia. Ou seja, não tenha pruridos em transformar o “pequeno” num “grande” que permita saltar completamente o almoço a seguir.

11 dicas para poupar dinheiro nas férias | Unibanco

Seja flexível com o alojamento

Não existe nenhum tipo de alojamento mais acertado para todos os destinos, por isso não negue à partida uma opção que desconhece. Um Airbnb, por exemplo, pode parecer a escolha mais acertada com filhos, mas e se o hotel incluir camas extra sem custos? Um quarto perto do centro poderá sair mais caro, mas permite poupar em deslocações e transportes. E quanto mais longe for o local escolhido, mais tempo perde em transportes. E porque não uma autocaravana? Permite dormir todas as noites num local diferente − e isso é um luxo.

11 dicas para poupar dinheiro nas férias | Unibanco

Em Roma, seja romano

Aquele bar na praia, sempre muito animado e com uma coleção de cocktails com ar supersaboroso, não será, provavelmente, o lugar mais em conta lá do sítio. Tal como aquele café moderno, cheio de turistas, ao lado do monumento mais famoso da cidade. Em nenhum dos dois terá, também, a melhor comida local. Esqueça o que diz o smartphone e o concierge no hotel – que o vão mandar sempre para uma aposta segura – e aventure-se por outras zonas da cidade. Siga os locais e faça o que eles fazem. Terá certamente uma experiência mais genuína, e em conta.

11 dicas para poupar dinheiro nas férias | Unibanco

Antes de ir, viaje pela net

É uma das vantagens deste mundo conectado, pois procurando bem encontra-se todo o tipo de informação sobre o destino. Os miradouros que oferecem a melhor vista, os passeios para fazer a pé, quando é que os museus são grátis (se forem), as melhores opções para os bilhetes dos transportes públicos… Em (quase) todos os destinos pode encontrar uma série de experiências para fazer sem gastar dinheiro.

11 dicas para poupar dinheiro nas férias | Unibanco

Pense bem nos Souvenirs

Pense bem antes de comprar as lembranças. Os seus familiares e amigos vão certamente gostar mais de receber um postal enviado do local, do que um “tareco” sem graça (e made in China, provavelmente). Idem para aquela t-shirt com uma frase “humorística” sobre as suas qualidades a ingerir tequila. Pode ter muita piada em Cancun, mas de volta a Portugal é capaz de não ter assim tão engraçada…

11 dicas para poupar dinheiro nas férias | Unibanco

Comece a poupar para ter dinheiro extra

Não estamos a sugerir que passe um ano inteiro a poupar para gastar tudo em meia dúzia de dias, mas as férias são certamente um bom incentivo para pôr de lado alguns “trocos” para cometer um par de extravagâncias. Abra uma conta paralela para o fazer.