Os melhores acessórios para fazer teletrabalho Os melhores acessórios para fazer teletrabalho

Os melhores acessórios para fazer teletrabalho

min de leitura

Com os gadgets certos é muito mais fácil dividir o trabalho entre casa e o escritório. Poupam-se horas de trabalho e sobra muito mais tempo para nós.


Publicado em 22-Set-2023

Desde a pandemia que o teletrabalho se tornou num novo normal. Já não todos os dias, como nos tempos do confinamento, mas um ou dois dias por semana parece ter sido a regra mais adotada por muitas empresas, o que “obriga” a uma certa ginástica por parte dos trabalhadores para manter a mesma produtividade no escritório e em casa. Para o conseguir, ajuda ter alguns gadgets como estes que aqui trazemos.

Laptop

A mais breve pesquisa indica-nos como o mercado está inundado de portáteis, e a boa notícia é que são quase todos bons para o preço que custam. Escolher os melhores, no entanto, é uma tarefa mais complicada, uma vez que obriga a pesar fatores como a qualidade do ecrã (nítido e com boas cores, que não cansem a vista), do teclado (fundamental para uma boa experiência), a potência (deve conseguir fazer tudo com facilidade, exceto correr os jogos mais exigentes), o peso e a autonomia, que deve durar para um dia de trabalho. Isto, além do preço, evidentemente. Se a sua empresa não lhe cedeu um portátil, ou se procura um em modo particular,  estas duas alternativas são perfeitas:

Asus Zenbook 14 UX3402

Os melhores acessórios para fazer teletrabalho | Unibanco

Com um ecrã OLED e cores superfiéis (certificadas pela Pantone), mais um processador Intel i7 de 12ª geração (já saiu a 13ª, mas é tão recente que a 12ª é a escolha acertada), chassis leve e resistente em alumínio, mais uma bateria de 75 Wh, este Asus acerta em todos os pontos-chave. Sendo que a marca domina como ninguém este tamanho perfeito de 14’’, com ecrãs que  parecem ter 15’’ em portáteis do tamanho de 13’’.

Macbook Air

Os melhores acessórios para fazer teletrabalho | Unibanco

Para quem prefere o ambiente Apple, o Macbook Air será o portátil ideal para a maioria das pessoas. É tão potente como os melhores, graças ao mais recente processador M2, mas mantém a leveza e a autonomia que sempre fizeram deste modelo um dos mais procurados da marca da maçã. Disponível, agora, também, nas versões de 13 e 15 polegadas.

Smartphone

Os melhores acessórios para fazer teletrabalho | Unibanco

Todos temos as nossas preferências no que toca a telemóveis, mas quem procurar um smartphone a pensar exclusivamente na produtividade então a resposta só pode ser o novo Fold 5 da Samsung. Uma das novidades é que tem uma nova dobradiça (ou o que quer que seja que o faz dobrar) que faz com que fique totalmente espalmado e por isso é mais fino do que o antecessor. Foi melhorado com os processadores de última geração, o que, em conjugação com o novo software dedicado da Samsung, lhe dá incríveis capacidades de multitasking − tal e qual como se fosse um PC para levar no bolso. E o ecrã, quando aberto, é de fazer inveja à maioria dos tablets no mercado.

Rato e teclado

A única coisa que falta ao Fold 5 para se tornar num ótimo PC é um teclado e um rato à séria, como estes Logitech MX Keys e MX Anywhere 3S. O Fold ou qualquer tablet de qualidade, porque funcionam ambos por bluetooth e são perfeitamente compatíveis com Windows, Mac, Chrome, iOS, Android ou Linux.  O rato é leve e ergonómico e, como o nome indica, funciona mesmo em qualquer lado, inclusive vidro. O teclado é preciso, do tamanho certo e com as teclas (retroiluminadas) a responderem muito bem ao toque.

Auscultadores com cancelamento de ruído

Talvez trabalhar a partir de casa lhe permita estar num ambiente calmo e sossegado, muito mais zen do que no escritório, mas há quem tenha de trabalhar entre crianças aos gritos, televisões aos berros e obras nos vizinhos. Tudo motivos para investir nuns bons auscultadores com cancelamento de ruído ativo, que permitem criar uma bolha só sua e voltar ao ambiente calmo, relaxado e zen de que falávamos antes. Os Sony WH-1000XM4 Wireless são normalmente considerados do melhor que há no mercado, neste capítulo e em qualidade sonora, mas se não pretender gastar tanto os Anker Q20i Soundcore são uma excelente alternativa por um quarto do preço.

Secretária eletricamente ajustável

Os melhores acessórios para fazer teletrabalho | Unibanco

Um dos problemas de trabalhar a partir de casa é que vai possivelmente passar ainda mais tempo sentado do que no escritório. Aliás, qualquer pessoa que trabalhe à secretária passa mais tempo sentado do que o recomendável, segundo todos os especialistas, que acrescentam ainda que mudar de posição com frequência contribui para uma melhor postura, ativa os músculos, melhora a circulação e até contribui para um dia de trabalho mais produtivo. É aqui que entra esta secretária ajustável, que permite trabalhar em pé ou sentado, memoriza até quatro posições e ainda tem uma gaveta para manter tudo organizado, mais duas portas USB (uma delas Tipo C), para carregar o PC ou o smartphone.

Elíptica aos seus pés

Os melhores acessórios para fazer teletrabalho | Unibanco

Mudar de posição, apenas, não será suficiente na maioria dos casos É importante manter rotinas de exercício físico, sendo que a velha desculpa de ‘não ter tempo’ deixou de ser aceitável. Não quando existem aparelhos como este Cubii JR2, que permite estar sentado à secretária e, mesmo assim, levar uma vida ativa, exercitar os músculos e queimar calorias. Oferece oito níveis de resistência e trabalha praticamente sem fazer ruido, para não distrair. E este fica bem melhor em casa do que no escritório.

Almofada ergonómica

Os melhores acessórios para fazer teletrabalho | Unibanco

Esta almofada Everlasting Comfort, apesar do nome inspirado pode não parecer grande coisa, é verdade, mas vai ajudar a manter uma posição mais correta e confortável ao longo de todo o dia. Especialmente útil para quem não tem uma cadeira ergonómica em casa. No final, é só guardar num armário até voltar a ser necessária.

Tripé para smartphone

Os melhores acessórios para fazer teletrabalho | Unibanco

Os dias de trabalho em casa terão provavelmente mais videochamadas do que os outros. Infelizmente é sabido que as câmaras dos laptops não são as melhores opções e, além disso, a posição ideal de trabalho, ao computador, não oferece o melhor ângulo para ser filmado. Os profissionais do Zoom compram câmaras dedicadas, mas os mais inteligentes aproveitam as câmaras dos smartphones e, para isso, só precisam de investir num tripé como este Palo Selfie, que pode ser montado na secretária ou no chão (tem uma altura máxima de 114 cm) e ainda tem duas luzas para melhorar a luz no vídeo.

Iluminação

Os melhores acessórios para fazer teletrabalho | Unibanco

Nunca é demais enfatizar a importância da iluminação no ambiente de trabalho, para reduzir a fadiga ocular e mental, e predispor o cérebro para a realização das tarefas. Escolher um candeeiro que faça a diferença, e que ainda por cima fique bonito é de primordial importância quando o espaço de trabalho é em casa. O Anglepoise 90 Mini Mini Desk Lamp faz tudo isso, um clássico do design, disponível em diferentes cores e com os braços totalmente ajustáveis, para conseguir colocar a luz onde mais precisa. A potência é regulável, a temperatura de cor dos LED é de 3000 K e tem ainda a versatilidade de poder ser carregado em qualquer porta USB ou numa tomada.

Eletricidade com proteção

Os melhores acessórios para fazer teletrabalho | Unibanco

Trabalhar em casa pode obrigar a carregar mais aparelhos ao mesmo tempo do que as tomadas que estão livres. Será então necessário encontrar uma extensão, mas, já agora, uma que inclua proteção contra picos de corrente, porque o seguro morreu de velho e assim todos os gadgets e trabalho estão protegidos contra essa eventualidade. Com 3 tomadas e 3 portas USB e um look que, para bloco de tomada, não está nada mal.

Conte com o UNIBANCO para fazer um upgrade aos seus gadgets de trabalho e aproveite as vantagens do cartão de crédito UNIBANCO, em lojas físicas ou online, usufruindo de 20 a 50 dias de crédito sem juros, e dividindo o pagamento das compras em 3x, sem juros, para valores iguais ou superiores a 150 euros, caso pague os fracionamentos na totalidade. Nos primeiros 12 meses de adesão pode também usufruir da oferta de Cashback, que devolve parte do dinheiro gasto em compras até 200 euros.

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.