Quiz: o que sabe sobre os Óscares? Quiz: o que sabe sobre os Óscares?

Quiz: o que sabe sobre os Óscares?

min de leitura

A 94. ͣ cerimónia dos óscares vai certamente ficar para a história da Academia, mas o que sabe realmente sobre a grande noite do cinema? Vamos fazer um teste…


Publicado em 28-Mar-2022

A 94. ͣ cerimónia da entrega dos prémios da Academia foi mais uma grande noite, onde houve um pouco de tudo: drama, vencedores surpresa, insultos e, desta vez até, violência, cortesia de Will Smith. Mas foi acima de tudo uma noite de vitórias femininas, com Coda, de Sian Heder a levar para casa o Óscar de Melhor Argumento Adaptado e de Melhor Filme, e Jane Campion a receber o galardão de  Melhor Realização com O Poder do Cão. Pelo segundo ano consecutivo, o Óscar de Melhor Realização foi para uma mulher. E por falar em Jane Campion, sabe quantos Óscares já ganhou a realizadora?

Jane Campion venceu quantos Óscares?

Correct! Wrong!

Jane Campion venceu dois Óscares, o primeiro pelo argumento em O Piano e o Segundo este ano. Em 1993 esteve nomeada pela realização de O Piano, mas perdeu para Steven Spielberg, com a Lista de Schindler. Nesse ano venceu a Palma de Ouro em Cannes, pela realização e foi a primeira mulher a vencer esse galardão. Nos Óscares, é apenas a terceira realizadora a conquistar este prémio, depois de Kathryn Bigelow (2010) e Chloé Zhao (2021), e a primeira a ser nomeada duas vezes.

Quem foi o único ator/atriz a ganhar quatro Óscares?

Correct! Wrong!

Katherine Hepburn, com vitórias em 1934, 1968,1969, e 1982. Curiosamente, a atriz nunca foi receber nenhum dos seus prémios e apenas participou na cerimónia uma vez, para entregar o Óscar Honorário ao seu amigo Lawrence Weingarten.

E aquela/e com mais nomeações?

Correct! Wrong!

Meryl Streep, com 21 nomeações é, de longe, a mais nomeada nas categorias de interpretação. Dessas nomeações, a atriz ganhou três, exatamente o mesmo número que os seus colegas masculinos neste painel.

Sabe por que o Óscar se chama Óscar?

Correct! Wrong!

Apesar de não existir uma explicação oficial, reza a lenda que terá sido Margaret Herrick, então bibliotecária na Academia quem lhe deu o nome, dizendo precisamente que se parecia com o seu tio. Um colunista de Hollywood terá ouvido a descrição e passou a usar esse nome para se referir ao prémio. Anos mais tarde, no final dos anos 1930, o nome Óscar pegou e ganhou designação oficial.

De que é feita a estatueta?

Correct! Wrong!

A mais desejada estatueta do cinema é feita de bronze, banhada a ouro. No entanto, durante a II Guerra Mundial, devido à escassez de materiais chegou mesmo a ser feita em gesso por um período de três anos.

Quem ganhou mais Óscares?

Correct! Wrong!

Walt Disney detém esse recorde com 22. John Williams, o compositor dos temas das Guerra das Estrelas (entre outros), detém o recorde para mais nomeações, com 52. No entanto apenas venceu por cinco vezes. O compositor mais galardoado é Alfred Newman, com nove Óscares. Já o diretor de Arte, Cedric Gibbons foi nomeado em 39 ocasiões, tendo ganho em 11 delas, o que o torna na segunda pessoa maios vitoriosa. Gibbons detém ainda uma honra que ninguém pode tirar, pois foi ele quem desenhou a estátua.

Que atriz venceu o Óscar de Melhor Atriz Secundária em 2022

Correct! Wrong!

And the winer is… Ariana Debose, que deixou para as trás interpretações de Judi Dench ou Kirsten Dunst. Rita Moreno também alcançou Óscar, e pelo mesmo papel, em 1962, o que coloca a personagem Anita na mesma categoria que Vito Corleone e Joker, os dois outros personagens que valerem óscares aos respetivos atores: Marlon Brando e Al Pacino, Heath Ledger e Joaquim Phoenix. Em 1962, Rita Moreno foi a primeira “latina” a vencer a estatueta, em 2022 Debose é a primeira artista assumidamente lésbica a triunfar.

Que filme alcançou mais Óscares em 2022?

Correct! Wrong!

Dune venceu em 6 categorias, incluindo Melhor Cinematografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais. Antes da cerimónia, o Poder do Cão liderava a lista com 12 nomeações, mas recebeu apenas uma, a de Melhor Realizadora, para Jane Campion. Coda foi, sem dúvida, um dos vencedores da noite, a vencer os Óscares de Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Ator Secundário, Troy Kotsur, o primeiro ator surdo a receber um Óscar.

E que filme conquistou mais estatuetas em toda a história?

Correct! Wrong!

Estes três filmes estão empatados no topo da lista com 11 vitórias cada. De referir, no entanto, que o Senhor dos Anéis estava nomeado para 11 categorias apenas e, portanto, venceu todas as nomeações.

Quiz: o que sabe sobre os Óscares?
Parabéns. Acertou em todas!
Sabe tanto sobre filmes que devia estar em Hollywood.
Muito bem
Não fez jackpot, mas acertou mais do que falhou, o que revela bem a sua cultura cinematográfica
Melhor sorte para a próxima
Ainda precisa de melhorar a sua cultura cinematográfica. Nada que umas sessões de cinema não resolvam rapidamente.

Por C-Studio / Cofina Media

André Leonardo, o homem que faz acontecer

André Leonardo, o homem que faz acontecer

André Leonardo é um açoriano que deu a volta ao mundo à procura de histórias inspiradoras. Deu literalmente a volta ao mundo e tem muito para contar.
Ouvir