Quiz: o que sabe sobre os Óscares? Quiz: o que sabe sobre os Óscares?

Quiz: o que sabe sobre os Óscares?

min de leitura

A 94. ͣ cerimónia dos óscares vai certamente ficar para a história da Academia, mas o que sabe realmente sobre a grande noite do cinema? Vamos fazer um teste…


Publicado em 28-Mar-2022

A 94. ͣ cerimónia da entrega dos prémios da Academia foi mais uma grande noite, onde houve um pouco de tudo: drama, vencedores surpresa, insultos e, desta vez até, violência, cortesia de Will Smith. Mas foi acima de tudo uma noite de vitórias femininas, com Coda, de Sian Heder a levar para casa o Óscar de Melhor Argumento Adaptado e de Melhor Filme, e Jane Campion a receber o galardão de  Melhor Realização com O Poder do Cão. Pelo segundo ano consecutivo, o Óscar de Melhor Realização foi para uma mulher. E por falar em Jane Campion, sabe quantos Óscares já ganhou a realizadora?

Jane Campion venceu quantos Óscares?

Imagem Unibanco - Vencedora do ACCA
Correct! Wrong!

Jane Campion venceu dois Óscares, o primeiro pelo argumento em O Piano e o Segundo este ano. Em 1993 esteve nomeada pela realização de O Piano, mas perdeu para Steven Spielberg, com a Lista de Schindler. Nesse ano venceu a Palma de Ouro em Cannes, pela realização e foi a primeira mulher a vencer esse galardão. Nos Óscares, é apenas a terceira realizadora a conquistar este prémio, depois de Kathryn Bigelow (2010) e Chloé Zhao (2021), e a primeira a ser nomeada duas vezes.

Quem foi o único ator/atriz a ganhar quatro Óscares?

Imagem Unibanco - Meryl Streep
Correct! Wrong!

Katherine Hepburn, com vitórias em 1934, 1968,1969, e 1982. Curiosamente, a atriz nunca foi receber nenhum dos seus prémios e apenas participou na cerimónia uma vez, para entregar o Óscar Honorário ao seu amigo Lawrence Weingarten.

E aquela/e com mais nomeações?

Imagem Unibanco - Modelo antiga
Correct! Wrong!

Meryl Streep, com 21 nomeações é, de longe, a mais nomeada nas categorias de interpretação. Dessas nomeações, a atriz ganhou três, exatamente o mesmo número que os seus colegas masculinos neste painel.

Sabe por que o Óscar se chama Óscar?

Imagem Unibanco - Óscares
Correct! Wrong!

Apesar de não existir uma explicação oficial, reza a lenda que terá sido Margaret Herrick, então bibliotecária na Academia quem lhe deu o nome, dizendo precisamente que se parecia com o seu tio. Um colunista de Hollywood terá ouvido a descrição e passou a usar esse nome para se referir ao prémio. Anos mais tarde, no final dos anos 1930, o nome Óscar pegou e ganhou designação oficial.

De que é feita a estatueta?

Imagem das estatuetas dos óscares
Correct! Wrong!

A mais desejada estatueta do cinema é feita de bronze, banhada a ouro. No entanto, durante a II Guerra Mundial, devido à escassez de materiais chegou mesmo a ser feita em gesso por um período de três anos.

Quem ganhou mais Óscares?

Imagem Unibanco - Vencedores dos Óscares
Correct! Wrong!

Walt Disney detém esse recorde com 22. John Williams, o compositor dos temas das Guerra das Estrelas (entre outros), detém o recorde para mais nomeações, com 52. No entanto apenas venceu por cinco vezes. O compositor mais galardoado é Alfred Newman, com nove Óscares. Já o diretor de Arte, Cedric Gibbons foi nomeado em 39 ocasiões, tendo ganho em 11 delas, o que o torna na segunda pessoa maios vitoriosa. Gibbons detém ainda uma honra que ninguém pode tirar, pois foi ele quem desenhou a estátua.

Que atriz venceu o Óscar de Melhor Atriz Secundária em 2022

Imagem Unibanco - Estatueta dos óscares
Correct! Wrong!

And the winer is… Ariana Debose, que deixou para as trás interpretações de Judi Dench ou Kirsten Dunst. Rita Moreno também alcançou Óscar, e pelo mesmo papel, em 1962, o que coloca a personagem Anita na mesma categoria que Vito Corleone e Joker, os dois outros personagens que valerem óscares aos respetivos atores: Marlon Brando e Al Pacino, Heath Ledger e Joaquim Phoenix. Em 1962, Rita Moreno foi a primeira “latina” a vencer a estatueta, em 2022 Debose é a primeira artista assumidamente lésbica a triunfar.

Que filme alcançou mais Óscares em 2022?

Imagem Unibanco - Filme Dune
Correct! Wrong!

Dune venceu em 6 categorias, incluindo Melhor Cinematografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais. Antes da cerimónia, o Poder do Cão liderava a lista com 12 nomeações, mas recebeu apenas uma, a de Melhor Realizadora, para Jane Campion. Coda foi, sem dúvida, um dos vencedores da noite, a vencer os Óscares de Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Ator Secundário, Troy Kotsur, o primeiro ator surdo a receber um Óscar.

E que filme conquistou mais estatuetas em toda a história?

Imagem Unibanco - Corrida de cavalos
Correct! Wrong!

Estes três filmes estão empatados no topo da lista com 11 vitórias cada. De referir, no entanto, que o Senhor dos Anéis estava nomeado para 11 categorias apenas e, portanto, venceu todas as nomeações.

Quiz: o que sabe sobre os Óscares?
Parabéns. Acertou em todas!
Sabe tanto sobre filmes que devia estar em Hollywood.
Muito bem
Não fez jackpot, mas acertou mais do que falhou, o que revela bem a sua cultura cinematográfica
Melhor sorte para a próxima
Ainda precisa de melhorar a sua cultura cinematográfica. Nada que umas sessões de cinema não resolvam rapidamente.