Anna de Brito e a Terramay: o futuro do Alentejo Anna de Brito e a Terramay: o futuro do Alentejo

Anna de Brito e a Terramay: o futuro do Alentejo

min de leitura

A Terramay é um projeto de agricultura regenerativa localizado perto do Alqueva. Um exemplo de como poderia ser toda a nossa agricultura.


Publicado em 05-Mai-2023

“Estamos a tentar regenerar os solos, porque os solos são a base de toda a nossa alimentação. Sem bons solos não vamos a lado nenhum”, explica Anna de Brito com uma lógica irrefutável. Infelizmente não tem sido essa a regra, e o resultado são solos cada vez mais dependentes de pesticidas, fungicidas e demais poluentes necessários para assegurar a alimentação. Foi para combater este ciclo terrível que surgiu a Terramay, e fazia falta que mais projetos semelhantes houvesse…  

Anna e David de Brito conheceram-se em Berlim, tal como ao sócio e amigo Thomas Sterchi. Da Alemanha ao Alentejo profundo foi um pulinho, motivado por essa vontade de fazer qualquer coisa para mudar este estado de coisas. A Terramay tem gado e tem hortas, insetos, árvores e ervas, e tudo assenta numa lógica de agricultura regenerativa que, como explica a responsável pelo projeto,  acaba por ser bastante diferente da agricultura biológica. Neste caso ainda é possível usar pesticidas e fungicidas, ao passo que na agricultura regenerativa não há lugar para qualquer químico. No fundo, basta contar com a inteligência humana e da natureza para ter uma presença sustentável no planeta.

No vídeo, Anna de Brito explica-nos como tudo isto é possível, quais os desafios e os planos da Terramay para o futuro, mas para conhecer melhor o projeto nada como fazer uma visita, provar e comprar os produtos, almoçando idealmente no Raya, o restaurante nas margens do Alqueva que serve todos os produtos da herdade. Outra alternativa será encomendando online ou em espaços como a Comida Independente, em Lisboa, onde gravámos este vídeo e onde se pode não só comprar, como recolher os cabazes encomendados na Terramay.

Anna de Brito e a Terramay: o futuro do Alentejo | Unibanco