O sol está a chegar! O sol está a chegar!

O sol está a chegar!

O sol está a chegar!

Com os dias mais quentes e as marcas a exporem as suas propostas para a estação que se avizinha, é tempo de preparar os armários e escolher as tendências mais cool.


Publicado em 12-Mar-2021 por Ana Campos, consultora e stylist de moda

As coleções para esta primavera/verão foram as primeiras a ser elaboradas e pensadas com o mundo no meio de uma crise, o que as tornou únicas. As semanas de moda passaram em alguns casos exclusivamente ao digital, com desfiles por vezes fora de calendário ou em realidade virtual, e noutros casos a versões com um público muito reduzido e com altas medidas de segurança e de distanciamento social. 

Os designers mostram-nos as suas reflexões sobre um novo universo, onde quase todos apontaram nas suas notas a esperança, o respeito e a humanidade como essenciais. 

A nova realidade de trabalhar a partir de casa também teve um efeito nas propostas. As tendências refletem isso mesmo, há temas como os anos 90, em que o minimalismo e o design unissexo se adaptam a todos os estilos, géneros e gerações; o que se traduziu em peças nas quais a forma/função é vital e em que o conforto é celebrado em silhuetas muito chiques. As típicas linhas dos fatos de trabalho também marcam presença, sejam com fatos, camisas ou calças largas, com detalhes como todos os bolsos úteis para qualquer ferramenta (mesmo que seja o telemóvel e todos os gadgets). 

Surgiu uma nova silhueta muito feminina com toques de roupas desportivas (bombers, hoodies e calças de treino) que tornam os looks muito modernos; o romantismo de vestidos compridos em tecidos vaporosos com cores, algumas suaves, estampados e detalhes como mangas de balão. Nos estampados, além das riscas e dos jogos do preto e branco, houve tempo para pensar mensagens e representá-las em estilos mais urbanos e pop. E para pensar em alegrar a estação, ressurgiu o espírito de brilho da era da disco com lantejoulas e purpurinas. A sensualidade também marca presença com muita pele à mostra, seja a roupa interior vestida como exterior, com bralettes e corpetes a serem usados como tops, os calções e saias muito curtos e as calças de cintura descaída, que estão de volta.  

Mas uma coisa é certa, numa indústria em que a perseverança é posta à prova, a criatividade ganhou nesta estação, e os designers continuam a conseguir o seu objetivo primordial: fazer-nos sonhar. Prepare-se para afirmar o seu estilo pessoal este verão.

1. Anos 90

2. Disco

3. Fato de trabalho

4. Detalhes de desporto

5. Preto e Branco

6. Prateado

7. Riscas

8. Cor-de-Rosa

9. Mensagens e logos

10. Bralette e Corpete

11. Calças cintura descaída

12. Vestidos

13. Calças Largas

14. Ganga

15. Rede

Por C-Studio / Cofina Media