E se pudesse levar um carro na mochila? E se pudesse levar um carro na mochila?

E se pudesse levar um carro na mochila?

E se pudesse levar um carro na mochila?

Scooters, monociclos, skates elétricos… A mobilidade urbana evoluiu muito nos últimos anos e o Walkcar é a última novidade.


Publicado em 29-Jan-2021

O Walkcar chega-nos pela mão da japonesa Cocoa Motors, e apesar do nome não se parece nada com um carro. Mais um laptop sobre rodas, na verdade, e por isso estariam desculpados se tentassem usá-lo para mandar um e-mail, em vez de se colocar em cima dele e sair disparado pelas ruas. Sem qualquer esforço, e a uma boa velocidade.

Como ideia não parece estar nada mal. Afinal, não tem uma roda como um monociclo, e ao contrário dos skates elétricos não tem uma tábua longa e fina, mas quadrada para dar maior estabilidade. Parece menos “estampável” do que outros gadgets do género, e até o nome parece bastante cool embora, se pensarmos um pouco, não faça muito sentido: Walk + Car? Uma contradição, isso sim.

A questão é que tem quatro rodas, como um carro, e é perfeitamente portátil. Pesa 2,9 Kg e um tamanho que cabe em qualquer mochila. Para continuar na comparação com os laptops, seria sensivelmente um 14 polegadas. Não tem um parafuso à vista e a qualidade de construção, parece excelente. A estrutura do corpo principal é de carbono, que oferece uma excelente resistência a choques e a superfície está ainda revestida com uma espécie de tinta auto-reparadora, para evitar arranhões e melhorar a aderência. A moldura onde as rodas prendem está construída em “ultra super duralumin”, uma liga habitualmente utilizada pela indústria aeronáutica nas zonas que necessitam de maior resistência, como a junção das asas ou os trens de aterragem. Nada a apontar aqui. Já as rodas parecem-se demasiado com as de uma mala de viagem. Talvez sejam ultra-resistentes também, mas o tamanho diminuto parece mais indicado para uso restrito em ciclovias ou outros passeios lisos, do que para a maioria das nossas ruas. A Cocoa Motors, no entanto, evela que o sistema de suspensão independente “atinge um alto desempenho de funcionamento, mesmo com um pneu de diâmetro pequeno.”

E se pudesse levar um carro na mochila? | Unibanco

A operação é muito simples, graças a um conjunto de sensores na superfície que reconhecem cada inflexão. Assim, pressionando os dedos avança. Levantando-os ligeiramente  trava, e fletindo as pernas para um lado ou outro, curva. Se sair, a tábua pare imediatamente. Tem também três modos de operação: Walking, Normal e Sport, para velocidades de 6, 10 e 16 km/h respetivamente, e autonomia entre os 7 e 5 km. Por outro lado bastam 30 minutos de carga para atingir 80% da bateria e o Walkcar não é como uma Scooter, que fica à porta. Este pode facilmente levar para dentro.

E se pudesse levar um carro na mochila? | Unibanco

Os Personal Evs (Veículos elétricos pessoais) estão realmente na moda, e não se trata apenas de comodismo. Para muitos oferecem muitas vantagens, substituindo inclusivamente o automóvel em várias deslocações. Melhor para o trânsito, para a conta bancária, nas emissões de CO2 e, na maioria dos casos, no tempo de viagem também. Reconhecidamente, muitos leitores consideram-nos apenas como “acidentes à espera de acontecer” e nunca seriam apanhados num, mas para aqueles com maior aventureiro, aqui ficam algumas das melhores apostas no mercado:

InnMotion V11

A suspensão elétrica garante uma experiência muito mais confortável em estradas degradadas. Funciona até em todo o terreno, para ir a todo o lado. Consegue ainda atingir os 55 Km/h e tem uma autonomia de 120 km. Pode comprar aqui.

Diciclo Xiaomi Ninebot Mini

Este Xiaomi pode levá-los até aos 16 km/h com uma autonomia de 22 km. Um passeio calmo ou divertido, como preferir. À venda aqui.

Segway Drif

Os patins já não são o que eram, e estes Segway oferecem total liberdade de movimentos – se conseguir ficar em pé, bem entendido. 12 Km/h e alcance de 45 minutos. Para comprar aqui.

Hoverboard Denver DBO-6550

Existem centenas de hoverboards à venda, este oferece uma ótima relação qualidade/preço. 15 km/h de velocidade máxima e 15 km de autonomia. à venda aqui.

Por C-Studio / Cofina Media