Pagamentos invisíveis nas compras com contactless e biometria Pagamentos invisíveis nas compras com contactless e biometria

Pagamentos invisíveis: como a tecnologia contactless e a biometria estão a revolucionar as compras

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Publicado em 10-Out-2025

Há cada vez menos notas e moedas nas carteiras dos portugueses, e isso não se deve apenas ao alto custo de vida e aos baixos salários.

É verdade – para além de todos os fatores relacionados com os rendimentos e a inflação, o bolso dos consumidores portugueses transporta cada vez menos dinheiro físico, e tal deve-se ao chamado “dinheiro invisível”.

O que são pagamentos invisíveis e como funcionam?

Os pagamentos invisíveis são “cashless”, ou seja, consistem em transações em que as notas e moedas não estão envolvidas.

Um dos casos mais conhecidos de pagamentos invisíveis são as transações com cartões de crédito e débito em que basta inserir ou passar o cartão no terminal de pagamento automático (TPA) para que a compra seja concluída.

Mais recentemente, com o desenvolvimento de aplicações de pagamento que podem ser instaladas no seu smartphone (como é o caso do MB WAY ou das carteiras digitais) e da tecnologia contactless, os pagamentos invisíveis entraram num outro nível de inovação, permitindo que uma compra seja concluída com, por exemplo, a leitura de um código QR pela câmara do telefone.

Tanto no caso dos cartões, como no caso das aplicações, não há dinheiro “visível” envolvido e tudo acontece de forma mais rápida, higiénica e segura, já que o comerciante nunca tem contacto com o dispositivo de pagamento do cliente nem acesso aos seus dados pessoais.

Biometria: pagar com a sua cara ou impressão digital

Além dos dispositivos de pagamento cashless alimentados pela tecnologia contactless, o mundo dos pagamentos tem vindo a desenvolver, nos últimos tempos, a capacidade de os consumidores poderem pagar com o auxílio de dados biométricos, muito à semelhança do que já acontecia, por exemplo, com as credenciais de acesso a laboratórios.

Entre os muitos métodos de pagamento biométrico existentes no mercado, os mais próximos da experiência diária dos consumidores são aqueles que se processam através das carteiras digitais Apple Pay e Samsung Pay.

Nestas duas carteiras digitais, é possível definir parâmetros de validação de identidade e autenticação do pagamento com base em características únicas do utilizador, como é o caso da impressão digital, do reconhecimento facial ou da íris e até pela voz.

Deste modo, é eliminada a necessidade de se utilizarem cartões ou palavras-passe, garantindo, deste modo, umas maiores conveniência e segurança no processo de pagamento de compras.

Contactless e carteiras digitais: tendências em 2025

A tecnologia contactless (para compras físicas) e as carteiras digitais (para compras físicas e online) são as duas grandes tendências de pagamento em 2025.

Mais do que uma forte perceção, o que acabámos de dizer é comprovado pelas estatísticas oficiais publicadas pelo Banco de Portugal e pelo relatório CTT E-Commerce.

Segundo a entidade reguladora do mercado financeiro português, em 2024, os pagamentos contactless com cartão e carteiras digitais no retalho tradicional cresceram 24% em quantidade e 26,9% em valor.

Em média, esta tecnologia gerou compras no valor de 25,4 euros e foi utilizada em 1,4 mil milhões de transações. Aliás, 56,7% de todas as transações realizadas com cartão e carteiras digitais foram alcançados com recurso ao contactless.

Já no que diz respeito às compras online, recorremos ao relatório CTT E-Commerce para registarmos que, no ranking de meios de pagamento mais utilizados neste domínio, o MB WAY lidera com uma quota de 47,4% dos pagamentos online em Portugal, seguido do PayPal, com 44,4%, e dos cartões de crédito, com 29,8%.

Como se vê, o contactless e as carteiras digitais são uma tendência que está para durar e lavrar em 2025 e no futuro.

A forma como estas tecnologias tornam as compras mais seguras e rápidas

Ao evitar que o comerciante tenha acesso aos dados do cartão ou da carteira digital, os pagamentos efetuados com estas tecnologias afiguram-se como mais seguros para o consumidor, mas também para o retalhista, já que este evita ter de lidar com grandes quantidades de dinheiro físico em caixa.

Ainda no domínio da segurança, é importante sublinhar que os cartões e as carteiras digitais estão protegidos pelos mais altos padrões internacionais de segurança antifraude, nomeadamente, através da dupla autenticação e da biometria (nos casos em que tal é possível).

E quanto à rapidez? Bom, se mais argumentos faltassem, estes tipos de pagamento demoram, quando aplicados em compras físicas, apenas alguns segundos, o tempo necessário para aproximar o cartão ou o smartphone do TPA. Por sua vez, em compras online, a rapidez é ainda maior e, em milésimos de segundo, a transação fica concluída.

Para quem procura mais praticidade no momento de pagar, o cartão Unibanco pode ser integrado diretamente nas principais carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay, Garmin Pay ou MB WAY. Desta forma, é possível efetuar pagamentos contactless de forma rápida e totalmente segura, sem precisar do cartão físico.

Além da comodidade, mantém-se o acesso a todas as vantagens do cartão Unibanco – desde a flexibilidade nos pagamentos até aos benefícios exclusivos – tornando cada compra mais simples e vantajosa, seja em loja física ou online.

Conclusão

Os pagamentos invisíveis já fazem parte do dia a dia dos portugueses, trazendo rapidez, segurança e conveniência às compras. Com o avanço do contactless, das carteiras digitais e da biometria, o futuro do consumo será cada vez mais simples e digital.