Pequenos luxos, grandes escolhas: usar o crédito de forma consciente Pequenos luxos, grandes escolhas: usar o crédito de forma consciente

Pequenos luxos, grandes escolhas: usar o crédito de forma consciente

min de leitura


Publicado em 06-Ago-2025

A liberdade não tem de ser um conceito abstrato. Com as ferramentas certas ao seu dispor, pode conquistar o tempo e os recursos que precisa para realizar os seus sonhos, sem comprometer a sua estabilidade financeira. Usar crédito de forma consciente pode ser uma das formas de alcançar essas metas.

Como a utilização de crédito pode facilitar o seu dia a dia (sem exageros)

O uso de um crédito pessoal ou de um cartão de crédito no dia a dia pode simplificar a sua vida, desde que esteja associado a uma boa gestão financeira e a decisões de compra inteligentes.

Exemplos práticos:

  • Fatura inesperada: Uma conta de eletricidade mais alta que o previsto pode ser paga com cartão de crédito, libertando o seu salário para outras despesas prioritárias.
  • Férias planeadas: Ainda não recebeu o subsídio de férias, mas encontrou uma viagem com um ótimo preço? Pode reservar com o cartão de crédito e ainda beneficiar de seguros de viagem e saúde incluídos.
  • Compras no supermercado: Ao usar um cartão de crédito com oferta cashback, acumula euros por cada compra e recebe de volta uma percentagem no mês seguinte.

E se tiver uma despesa maior e quiser mais flexibilidade para pagar? Com a funcionalidade Trividir do cartão de crédito UNIBANCO, pode dividir qualquer compra igual ou superior a 150€ em três prestações sem juros, caso pague os fracionamentos na totalidade, diretamente na app. É uma forma simples e prática de gerir melhor os seus pagamentos sem comprometer o orçamento do mês.

O cartão de crédito, quando bem utilizado, não representa um retrocesso financeiro, mesmo quando usado para um pequeno luxo.

Quando faz sentido usar o cartão de crédito para pequenos luxos?

Se o seu plafond é suficiente para cobrir as suas despesas mensais e o seu rendimento permite pagar o reembolso e ainda poupar, então sim faz sentido ceder ocasionalmente a um mimo.

Um jantar especial, um bilhete para um festival ou aquela peça de roupa que andava a namorar: os pequenos prazeres também fazem parte de uma vida equilibrada. O segredo? Que prazer e responsabilidade caminhem lado a lado.

Usar crédito consciente: estratégias para não perder o controlo financeiro

O facto de não ver o dinheiro a sair da conta ao usar o cartão de crédito pode ser enganador. Para evitar excessos e manter o crédito como aliado, siga estas estratégias:

  • Evite fracionamentos sempre que possível e pague a fatura dentro do prazo para não pagar juros;
  • Aproveite o cashback sempre que o cartão oferecer essa vantagem;
  • Não faça levantamentos em caixas multibanco com o cartão, pois implicam custos adicionais (cash advance);
  • Monitore os seus gastos através das apps ou homebanking do emissor do cartão;
  • Pondere cada compra com base na sua utilidade real e no seu orçamento mensal.

Ferramentas digitais para gerir os seus gastos com o cartão de crédito

Atualmente, gerir os seus gastos é mais simples do que nunca. Mesmo numa praia paradisíaca, basta ter o smartphone à mão e acesso à internet.

Apps úteis (sem dados bancários)

  • Boonzi: 100% nacional, permite importar extratos bancários com segurança (sem fornecer dados pessoais). As despesas são categorizadas e apresentadas num relatório simples e útil para identificar onde pode cortar.
  • Expensify: App gratuita e com grande capacidade de armazenamento. Analisa despesas pagas com cartão, organiza por categorias personalizadas, permite adicionar comentários e tags.

Conclusão

Gastar com critério é o passo decisivo para alcançar a liberdade financeira. Por isso, transforme o seu cartão de crédito num aliado para concretizar sonhos, planear com segurança, e, desfrutar dos seus pequenos luxos com total controlo.