Como poupar nas comissões do banco Como poupar nas comissões do banco

Como poupar nas comissões do banco

min de leitura

As despesas com as contas bancárias continuam a subir, mas existem algumas estratégias para baixar esta fatura e deixar o dinheiro no lado certo da conta.


Publicado em 18-Mar-2022

Nos últimos anos temos assistido a uma subida generalizada das comissões bancárias. Da manutenção da conta, às transferências por homebanking, dos custos dos cartões de débito e crédito aos levantamentos em numerário, poucos são os serviços que escapam a este impulso inflacionista que, feitas as contas, podem representar muitas dezenas de euros por ano.

Praticamente todas as comissões estão mais caras, e começam logo só para manter a conta aberta, valor que na média dos bancos ultrapassa já os 65 euros ano. Como infelizmente não é mais possível guardar o dinheiro debaixo do colchão – afinal, ter uma conta bancária é uma obrigatoriedade imposta, quase até, pelo Estado – a solução passa por encontrar as melhores estratégias que permitam baixar as despesas

Como poupar nas comissões do banco | Unibanco

Nem todos os bancos cobram o mesmo

Os bancos não cobram todos as mesmas comissões. Não cobram sequer as mesmas taxas para cada produto ou serviço e isto quer dizer que o banco A pode, por exemplo, não cobrar qualquer valor pelas transferências, mas, por outro lado, carregar no custo dos cartões de débito ou crédito. A escolha da melhor instituição vai por isso depender do uso que lhe der sendo que, neste caso, o Banco de Portugal presta um valioso serviço ao cliente, pois disponibiliza um Comparador de Comissões com todos as instituições e dividido até por produtos e serviços. Será o primeiro passo.

Escolher produtos sem comissões

Recorde-se da frase “quem não está bem, muda-se”.  Se a sua conta atual não é a mais adequada, existem muitas outras opções no mercado por onde escolher. Sendo que a troca pode nem sequer implicar uma mudança de instituição bancária, pois dentro do seu banco podem existir produtos e serviços mais adequados e que permitem reduzir o valor pago.

Entre as opções mais comuns estão:
Conta ordenado. Ao optar por domiciliar o ordenado na conta poderá ficar isento do pagamento de comissões de manutenção. Algumas instituições exigem, no entanto, um saldo médio mensal superior, por exemplo, a 1000 ou 1500 euros. Caso contrário regressam as comissões.  
Conta de serviços mínimos – Esta é uma conta à ordem que permite, como o nome indica, aceder aos serviços bancários essenciais, como ter um cartão de débito e realizar transferências e pagamentos de serviços, por um preço mais reduzido. O valor da comissão de manutenção neste tipo de contas não pode exceder 1% do salário mínimo nacional, mas para aderir não é possível ter mais do que uma conta bancária.

Como poupar nas comissões do banco | Unibanco

E cartões sem anuidade

Por vezes, as comissões surgem sob a forma de anuidade dos cartões de débito e de crédito. Também aqui deve procurar instituições financeiras que não cobrem este valor ou, pelo menos, o isentem caso sejam realizadas compras acima de um determinado montante. O cartão Unibanco Atitude é um bom exemplo, pois além de ser um cartão de crédito sem anuidade, ainda vem com uma oferta de cashback e oferece a possibilidade de fracionar os pagamentos em 3x sem juros (em compras acima dos 300€), mais o acesso entre 20 a 50 dias de crédito sem juros.

Instituições digitais oferecem mais vantagens

Informamos que a Conta UNIBANCO já não está disponível para novos clientes. O artigo que segue mantêm-se apenas para efeitos informativos.

Instituições que permitem subscrever produtos online oferecem óbvias vantagens sobre as outras. Permitindo evitar, desde logo, deslocações físicas que significam uma maior perda de tempo e de dinheiro. Sobretudo com a gasolina a preços tão caros. É esse o caso da Conta Unibanco. A adesão é muito simples, é gratuita, e pode ser feita totalmente online, mas permite fazer compras pela internet e em lojas físicas, efetuar pagamentos ou receber e enviar dinheiro, tanto em Portugal como no estrangeiro. A partir de qualquer lado e a qualquer hora. Tudo o que se faria numa conta “normal”, mas sem as mesmas limitações.

Dar preferência aos canais online

Optar pelos serviços de homebanking, MBWay e pelo Multibanco ainda é a melhor forma de poupar. Para já porque é muito mais cómodo, mesmo no caso do multibanco, que se encontram a “cada esquina”. Mas estes serviços são preferíveis sobretudo porque (ainda) permitem realizar diversas operações bancárias sem quaisquer custos associados . É o caso das transferências interbancárias, dos pedidos ou cancelamentos de cartões, ou solicitações de novos créditos. Alguns bancos cobram já pelo uso destas funcionalidades online, mas mesmo nestes casos o valor continua a ser inferior ao praticado ao balcão. Felizmente, também existem outras instituições onde estas operações permanecem gratuitas. É o caso do MBWay na App Unibanco, que continua a permitir fazer transferências imediatas sem qualquer custo associado. Compensa fazer a escolha mais informada.

Como poupar nas comissões do banco | Unibanco

Consolidar todos os produtos numa única instituição

A ideia de não colocar todos os ovos no mesmo cesto faz sentido, mas não quando se está a pagar pelo cesto. E não é pouco. Muitos portugueses possuem mais do que uma conta bancária que raramente usam – ou usam apenas para algo específico −, mas pelas quais pagam comissões.  O melhor será acabar com estas duplicações de custos e solidificar todos os seus produtos na mesma instituição. No caso de ter diferentes créditos a poupança pode ainda ser superior, pois ao consolidar, também, esses créditos num só estará ainda a reduzir as prestações mensais e os juros da dívida. Para saber mais sobre a consolidação de créditos pode ler este artigo – Crédito Consolidado: uma solução mais em conta e consultar a página do Unibanco. Boas poupanças.