Como usar o IRS para ajudar a comunidade, sem pagar mais por isso Como usar o IRS para ajudar a comunidade, sem pagar mais por isso

Como usar o IRS para ajudar a comunidade, sem pagar mais por isso

min de leitura

É muito fácil apoiar instituições de solidariedade, como a Fundação do Gil, usando a opção de consignação do IRS e assim contribuir para um mundo melhor.


Publicado em 12-Abr-2023

Vamos descobrir como os nossos impostos podem ajudar a comunidade e instituições de cariz social, como a Fundação do Gil, sem gastar um euro com isso. Leu bem, é possível apoiar as instituições que todos os dias contribuem para tornar o mundo num local um pouco melhor, ajudando os mais necessitados, sem gastar dinheiro. Tudo graças à consignação do IRS, que permite atribuir 0,5% do valor já pago a uma dessas instituições.

Trata-se de um mecanismo previsto na lei e que permite encaminhar uma parte do imposto que seria a favor do Estado para uma entidade de cariz social, religioso, ambiental ou cultural, sem quaisquer custos para quem o faz. O montante é sempre retirado ao imposto devido ao Estado, e não ao eventual reembolso que cabe ao contribuinte. Ou seja, se após o apuramento do imposto tiver dinheiro a receber, vai continuar a receber exatamente o mesmo valor. Idem se tiver de pagar. É o Estado quem abdica desses 0,5% e os envia para a entidade escolhida.

Que instituição escolher?

A Autoridade Tributária apenas permite que se façam doações a entidades validadas pelos serviços. Ou seja, por muito que queira consignar o seu IRS à associação de bairro, não o poderá fazer se esta não estiver validada. Ainda assim, entre instituições de caráter religioso, de solidariedade social, ambiental ou cultural, existem 4742 organizações avaliadas e autorizadas pelas Finanças, pelo que não será difícil encontrar uma com a qual se identifique e cujo trabalho valorize.

Como usar o IRS para ajudar a comunidade, sem pagar mais por isso | Unibanco

Há vários anos que o Unibanco tem procurado ajudar a Fundação do Gil e ao seu trabalho em prol de crianças e de jovens em risco social e clínico. Nomeadamente, a Fundação presta cuidados de saúde ao domicílio, enviando equipas de Cuidados Domiciliários Pediátricos para realizarem todas as terapêuticas necessárias em casa, num ambiente mais confortável e tranquilizador para as crianças. Trata-se de um trabalho especialmente importante junto dos jovens em situação de doença crónica e incapacitante, que obrigava a períodos de internamento demasiado longos. Estas equipas trabalham naturalmente em estreita ligação com os hospitais e permitem aliviar os seus recursos, assim como os das famílias. Nos casos em que não é possível prestar esses cuidados ao domicílio, a Fundação criou também a Casa do Gil, que acolhe crianças dos 0 aos 12 anos. Esta destina-se sobretudo ao acolhimento de crianças impossibilitadas de regressar para junto das suas famílias, seja por motivos sociais ou clínicos, e, portanto, em situação ainda mais fragilizada.

O Unibanco tem procurado ajudar todo este trabalho através do Cartão Alegria, um cartão pré-pago que se pode oferecer a quem mais gosta, e cujo valor de aquisição, de dois euros, reverte para a Fundação. O Cartão Alegria tem permitido ao Unibanco contribuir com mais de 49 mil euros anualmente, nos últimos anos. Existe ainda a possibilidade de fazer donativos isolados, através do site e, claro, fazer a consignação do IRS.

Como usar o IRS para ajudar a comunidade, sem pagar mais por isso | Unibanco

Como fazer?

Fazer a consignação no momento da entrega do IRS é muito simples, basta preencher o campo 11 do modelo 3 e indicar se se trata de uma instituição de cariz religioso, de solidariedade social, ambiental ou cultural e colocar o NIF dessa entidade. A lista das entidades validadas pode ser consultada no seguinte link, mas deixamos já o NIF da Fundação do Gil: 504 729 292.

Consignar o IVA

Também pode apoiar através da consignação de IVA na entrega de IRS. Os passos a seguir são idênticos aos que é necessário dar para o IRS, bastando apenas selecionar a opção IVA. Neste caso vai poder entregar as deduções do IVA suportado nas despesas com:
Manutenção e reparação de motociclos, peças e acessórios; alojamento, restauração e similares; atividades de salões de cabeleireiro e institutos de beleza; atividades veterinárias.

No entanto, é importante referir que neste caso já irá suportar o valor, uma vez que está a abdicar de parte do imposto que as Finanças lhe iriam devolver.

E pronto, agora que já percebemos como é simples contribuir, e uma vez que é possível entregar o IRS desde o início de abril, não se esqueça de fazer esse pequeno grande gesto. Não imagina a quantidade de pessoas que simplesmente não se preocupam.