É mais poupado ou gastador? É mais poupado ou gastador?

É mais poupado ou gastador?

min de leitura

Vamos descobrir a qual é a sua relação com o dinheiro, porque esse é o primeiro passo para conseguir uma vida mais saudável em termos financeiros.


Publicado em 02-Nov-2022

Poupar ou não poupar, eis a questão. Uma que faz sempre que se abre a carteira, nas pequenas decisões de gastar (ou não) aqueles trocos que sobraram ao final do dia, tanto como nas grandes decisões financeiras.

Neste Dia Mundial da Poupança preparámos um quiz para descobrir qual a sua personalidade financeira. Se é mais gastador ou mais dado a poupar, porque bem sabemos como não é fácil chegar ao final do mês com algum dinheiro de sobra, mas podemos aprender a consegui-lo.

É o final do mês e o salário acabou de cair na conta…

Imagem Unibanco - Gráficos

Qual destas frases lhe parece fazer mais sentido:

Imagem Unibanco - Galinha

Os preços estão a subir. Você:

Imagem dos saldos

Os Coldplay abrem uma nova data para um concerto em Coimbra, e já sabe que os bilhetes vão esgotar num instante. O que faz?

Imagem de um concerto

Como é que controla os hábitos de consumo:

Imagem Unibanco - Contabilidade

Pedia um empréstimo à família e aos amigos se…

Imagens Unibanco - Contabilidade

Recebeu um prémio que pretende investir. O que é mais importante?

Imagem Unibanco - Venda de relógios

A fidelização com a operadora vai acabar em breve. O que faz:

Imagem Unibanco - Contas

Perante uma dívida, opta por:

Imagem Unibanco - Contabilidade

Numa loja, perante dois artigos parecidos escolhe:

É mais poupado ou gastador?
Poupado, e com orgulho
Gosta claramente de poupar e de estar preparado para qualquer imprevisto. “O seguro morreu de velho”, “no poupar é que está o ganho”, e todos esses ditados populares foram escritos a pensar em pessoas como você. Tem seguramente poupanças no banco e, se calhar, mais algumas debaixo do colchão, mas cuidado, porque há uma linha fina entre ser poupado e ser forreta, e o dinheiro não é um fim em si mesmo, apenas um meio para levar uma vida melhor.
Hey big spender!
Possivelmente nunca olhou para um orçamento, quanto mais tentou cumprir um. Gosta de gastar, e de não se preocupar com o custo, mas provavelmente gasta o salário todo antes do fim do mês e de vez em quando apanha um susto porque surge uma conta para a qual não tem dinheiro. Precisa de se retrair sempre que tem vontade de fazer uma compra impulsiva, e de tentar organizar essas finanças para criar um pé-de-meia, seja para uma emergência, seja para investir. Pense que atingir esses objetivos também pode ser bastante recompensador.
O bom gestor
Mantem as despesas bem controladas, e está provavelmente a jogar em vários tabuleiros, investindo para aumentar a riqueza e poupando para objetivos específicos, e de curto prazo. Está a preparar-se para o futuro, sem que isso impeça de gozar a vida. Continue assim, mas mantenha-se alerta, porque nesta conjuntura os investimentos podem facilmente correr mal.