Três hotéis nacionais onde o surf é rei Três hotéis nacionais onde o surf é rei

Três hotéis nacionais onde o surf é rei

min de leitura

São Miguel, Santa Cruz e Ericeira são destinos eleitos por surfistas do mundo inteiro e também por amantes de praia e natureza, com direito a hotéis a condizer.


Publicado em 26-Jul-2019

Santa Bárbara Eco-Beach Resort

A 30 minutos de carro de Ponta Delgada, perto da Ribeira Grande, o Santa Bárbara mal se avista da estrada. Está aninhado entre o verde da terra e o azul forte do Atlântico, numa simbiose perfeita com a paisagem envolvente, como sempre deveria acontecer quando há cenários perfeitos.

Inaugurado em 2015, este foi o primeiro eco-beach resort dos Açores. Um sonho antigo de Rodrigo Herédia e João Reis, dois amigos que se conheceram em São Miguel, em parte graças à paixão comum pela ilha, pela natureza e pelo mar. Não é por isso de estranhar que a arquitetura e os materiais utilizados (madeira das criptomérias, as árvores mais abundantes na ilha; pedra de lavoura, rocha de origem vulcânica; e cortiça, que reveste as villas) tenham sidos duas das suas principais preocupações.

O alojamento faz-se numa das 30 Villas & Studios, com uma pequena kitchenette equipada, sala de estar e uma espaçosa varanda com confortáveis cadeirões. Há T2, ideais para famílias, villas e studios Retreat – com maior privacidade, melhores vistas e jacuzzi no terraço –, e, por fim, 12 novos studios da categoria Blue&Green, com acesso direto a uma piscina de água salgada, aquecida todo o ano e com vista de mar e montanha. Não poderíamos pedir melhor logo ao sair da cama… Mas não precisa de ficar com inveja, já que o hotel possui uma outra piscina de água salgada comum a todos os hóspedes, com camas de pedra no interior e vista para o oceano, para quem gosta de contemplar o horizonte.

E porque o mar é, precisamente, o grande pano de fundo do Santa Bárbara, nas águas amenas da lindíssima praia de areia preta que serve o hotel, existe um beach club e um centro de atividades desportivas onde poderá escolher entre fazer aulas de surf, bodyboard, SUP (stand up paddle), snorkeling ou, simplesmente, dar um passeio de kayak. Tudo isto antes ou depois de percorrer a ilha, deliciar-se com uma massagem a ouvir o som do mar ou experimentar o restaurante Santa Bárbara, cuja carta é um elogio aos produtos açorianos. Dos sumos ou iogurtes do pequeno-almoço ao menu de sushi e sashimi com peixe fresquíssimo dos Açores… Dá para perceber por que motivo surfistas de todo o mundo elegem este hotel como um dos seus favoritos, certo?

Santa Bárbara Eco-Beach Resort – Estrada Regional nº1, 1º Morro de Baixo – Ribeira Seca, 9600-219 Ribeira Grande
Tel. (+351) 296 470 360; email: resort@santabarbaraazores.com


You and the Sea

Inaugurado há cerca de um ano, o hotel You and the Sea, na Ericeira, junto à praia do Sul, tem como inspiração o mar e os seus elementos, a natureza e a região envolvente, da gastronomia ao artesanato. Com 35 apartamentos, de tipologias que vão do estúdio ao T4, tem na sustentabilidade e na proteção ambiental dos oceanos uma missão – presente em pinturas murais, nas instalações do street artist Bordalo II e em vários equipamentos do hotel (como as cabeceiras das camas), produzidos com recurso à reciclagem de materiais antigos.

Afirma-se como “o refúgio ideal para quem procura uma experiência descontraída à beira-mar”. E porque não é segredo que a costa da Ericeira é um lugar perfeito para a prática de surf, com ondas de nível mundial, possui programas para quem quer aprender surf a dois ou em família, que incluem aulas, uma visita a uma fábrica local de pranchas de surf e ainda packs holísticos. No spa, há tratamentos e massagens de recuperação específicas para surfistas, com produtos Voya, a marca orgânica à base de algas – pensados para quem já tem experiência e aqui vem para praticar a modalidade e relaxar.

You and the Sea – Rua das Silvas, nº2, 2655-431 Ericeira
Tel. (+351) 261 243 370; email: info@youandthesea.pt


Noah Surf House

No Noah Surf House, pode acordar com sessões matinais de yoga com vista para o mar e depois atravessar a rua para sentir a areia entre os dedos dos pés e as ondas sob a sua prancha. Santa Cruz faz parte do circuito mundial de qualificação de surf, oferecendo ondas para todos os níveis. Por isso, não será de estranhar que a abertura do Noah Surf House, um projeto dos proprietários do hotel Areias do Seixo, tenha sido recebida com euforia por surfistas nacionais e não só. Assumidamente vocacionado para um setor mais premium, o hotel aposta sobretudo na sustentabilidade – adotando um conjunto de medidas que visam uma maior eficiência energética, como redutores do caudal das torneiras e painéis solares que garantem 70% das necessidades de aquecimento – e no desporto, do surf e stand up paddle ao yoga e ao skate.

Num estilo boho-chic, vocacionado para surfistas, mas também para famílias com crianças, dispõe de diversas tipologias de quartos (com capacidade máxima para 96 pessoas), incluindo dois quartos com vista mar (para quatro pessoas); dois quartos terra (para seis pessoas); quatro bunk beds, ou seja, dormitórios (até oito pessoas); e ainda 13 bungalows com vista mar e cinco deles com cozinha.

Com vários serviços e uma infraestrutura muito completa, além do já conhecido Noah Beach House, na praia da Física, o hotel dispõe de um restaurante dentro da Surf House e ainda um cocktail bar, um sun deck e uma piscina infinita exterior aquecida, um pequeno skate park e uma horta orgânica, além da surf store e da escola/centro de surf… Com uma equipa formada por professores experientes no ensino e competição de surf, licenciados em Educação Física e Desporto, e creditados pela Federação Portuguesa de Surf, a Noah Surf House Portugal possui uma formação de excelência, pelo que os hóspedes têm ao seu dispor os melhores materiais do mercado, desde fatos de surf às pranchas mais apropriadas ao seu nível.
E se estiver de férias marcadas para a região, saiba que todos os sábados, até 17 de agosto, há festas sunset com concerto e atuações de DJ…

Noah Surf House – Avenida do Atlântico, nº 2 A, 2560-061, A-dos-Cunhados, Torres Vedras
Tel. (+351) 261 936 366 ; email: booking@noahsurfhouseportugal.com

Por C-Studio / Cofina Media

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.