Tapas Experience: conheça os restaurantes de norte a sul que se juntaram ao evento Tapas Experience: conheça os restaurantes de norte a sul que se juntaram ao evento

Tapas Experience: conheça os restaurantes de norte a sul que se juntaram ao evento

A Tapas Experience conta com mais de 40 restaurantes em Lisboa, Porto, e no resto do país. Todos com um menu de degustação de tapas e cerveja até 5 de dezembro.


Publicado em 10-Nov-2021

À atenção de todos os foodies deste país ou, se preferirem, de todas as pessoas que gostam de comer, a Estrella Damm desenvolveu uma nova experiência gastronómica, a Tapas Experience, em que tudo gira à volta de tapas e de cerveja. Para tal conta com o apoio de quarenta e dois bares e restaurantes, no continente e nos Açores. É uma verdadeira rota de tapas.

Da lista fazem parte nomes como o Saraiva’s, Taberna Albricoque ou Tapisco, em Lisboa, Gruta ou Casa Carmo, no Porto. Cada qual criou um menu de degustação especial para esta experiência, uma refeição completa com sobremesa, harmonizado com cervejas da marca, é claro.

Esta ideia de tapeo é uma instituição no país vizinho, e não será por isso de estranhar que seja uma marca de cerveja espanhola a estar por detrás do evento, mas petiscar também não é um conceito nada estranho aos portugueses, e por isso temos tantos restaurantes a aderirem à iniciativa, criando menus próprios e originais – e como são tão diferentes entre si, dos mais tradicionais aos mais exóticos, a surpresa gastronómica é sempre uma certeza.  

Tapas Experience: conheça os restaurantes de norte a sul que se juntaram ao evento | Unibanco

O Tapisco, por exemplo, propõe um menu de homenagem aos nuestros hermanos, com um pan con tomate y jamón ibérico de bellota, uma mini esqueixada de bacalao ou uma croqueta de jamón ibérico. A sobremesa é mais francesa (ou internacional): mousse de chocolate negro com azeite e flor de sal. Por 30 euros, com bebidas (cerveja ou água) incluídas. O Saraiva’s aposta em sabores mais portugueses: croquete de cozido com mostarda, lulas fritas com molho tártaro ou bochecha de novilho com puré de rábano. Na sobremesa, vai também para a mousse de chocolate, mas com caramelo de alcaravia. Mais cervejas, água e café por 37 euros. Já na Casa Carmo temos uma fusão de sabores orientais tataki de atum com legumes e nacionais: bacalhau em cama de grelos e broa, barriga de porco a baixa temperatura. A sobremesa não é uma mousse, mas um crumble de frutos vermelhos, tudo por 25 euros. Algo que também vamos encontrar no único representante insular, o Tã Gente, de Ponta Delgada, com camarão aromatizado com Estrella Damm, almofada de bacalhau em cama de verdes, e barqueta de carne asiática. Com sobremesa e bebidas, por 35 euros.

Tapas Experience: conheça os restaurantes de norte a sul que se juntaram ao evento | Unibanco

A Estrella Damm nasceu em 1876, e é distribuída em Portugal pela Sumol + Compal, e desenvolveu já um conceito semelhante, a Rota de Tapas, que começou em Lisboa e atualmente chega a mais seis cidades: Porto, Braga, Faro, Aveiro, Évora e Viseu. Aliás, a Damm esclarece que esta Tapas Experience “não é de todo um substituto da Rota de Tapas, que vai continuar a existir. É sim uma proposta complementar, para um público diferente que aprecia o conceito de tapear, mas que prefere não se deslocar durante a noite, apreciando uma excelente refeição apenas num local”.

Assim, e durante o próximo mês, os menus de degustação de tapas farão parte das opções dos restaurantes participantes, em todos funcionando como uma refeição completa de tapas, sobremesa e bebidas. Mais informações na página da Tapas Experience.

Por C-Studio / Cofina Media