Roteiro: a energia contagiante de Miami Roteiro: a energia contagiante de Miami

Roteiro: a energia contagiante de Miami

min de leitura

Dias de sol, praia, compras, bons restaurantes, melhores hotéis e muita festa – Miami é tudo isto e muito mais…


Publicado em 11-Jul-2019

A imagem cinematográfica de South Beach com os seus muitos edifícios Art Deco de cores pastel não se esgota num simples passeio pela Ocean Drive e um mergulho no mar. Para perceber Miami é preciso mais. É preciso caminhar um par de quarteirões até à Lincoln Road – uma rua pedonal com mais de uma centena de lojas, cafés e restaurantes – para uma visita demorada. É preciso entrar no mítico Hotel Delano que ajudou Philippe Starck a ganhar fama mundial ou ir espreitar a piscina do The Raleigh (conhecida como a piscina de Esther Williams), hotel conhecido como a “Grande Dama” da Art Deco de South Beach (mas que atualmente está em obras de remodelação). E ao final do dia conseguir um convidado para uma festa privada (na penthouse de um qualquer hotel da moda) e ficar a beber cocktails pela noite adentro…
Depois é preciso mais do que um passeio de autocarro em Little Havana. Vá além da Calle Ocho, e meta conversa no Domino Park para entender a verdadeira natureza desta cidade onde cerca de 70% da população tem origem hispânica. Multirracial e multicultural, Miami acolhe pessoas do Haiti, Trinidad, Argentina, Cuba, e Brasil, mas também gentes de todo o mundo, sendo cada mais reconhecida como uma das grandes capitais mundiais da arte. A “culpa” é da Art Basel – a maior feira de arte contemporânea da América do Norte –, que levou à abertura de inúmeras galerias de arte e contribuiu para a dinamização de instituições culturais como o The Bass Museum of Art, reaberto no ano passado após uma renovação de vários milhões de dólares, e ainda de novas moradas como o Perez Art Museum Miami ou o Institute of Contemporary Art – visitas absolutamente obrigatórias.

Art Deco District

É o mais célebre símbolo de Miami Beach. O Art Deco District, ao longo das Collins Avenue e Ocean Drive, em plena South Beach, possui uma imensa concentração de construções de estilo Art Deco, edificadas entre os anos 1920 e 1940. Vale a pena percorrer demoradamente estas duas avenidas enquanto observa todos os detalhes destes edifícios pintados em tons pastel, que estiveram um par de décadas ao abandono e que hoje estão sujeitos a rigorosas leis de conservação funcionando quase sempre como hotéis e restaurantes. Depois, se quiser informações mais detalhadas sobre a história desta ilha que começou por ser um mero pântano, passe Art Deco Museum and Welcome Centere e faça um dos art deco walking tours organizados pelo Miami Design Preservation League. Os guias são em geral moradores, e falam apaixonadamente sobre detalhes e curiosidades muito interessantes sobre a história de Miami Beach…

Casa de Gianni Versace

A Villa Casa Casuarina, célebre por ter sido a casa de Gianni Versace e o local onde o famoso designer de moda foi assassinado, continua a ser uma atração célebre em Miami Beach. Hoje funciona como hotel, com 10 suites, mantendo o fausto e o estilo barroco da decoração Versace, com particular destaque para a piscina revestida a ouro.

Little Havana

Uma boa forma para conhecer o grande reduto da população cubana em Miami é fazer um tour gastronómico da Miami Culinary Tours. A ideia é provar cozinha cubana autêntica enquanto aprende mais sobre a cultura e as tradições de Little Havana. Isso significa que vai andar não só pela célebre Calle Ocho (SW 8th Street) e visitar o não menos célebre Domino Park (onde os mais idosos se juntam para animadas jogatanas todas as tardes), mas também comer “croquetas” e “strong cafecitos” nos bares locais e até visitar uma fábrica de charutos…

Venetian Pool

Construída em 1923, esta piscina pública instalada em Coral Gables, bairro residencial muito arborizado e repleto de lojas e restaurantes, é um dos locais mais visitados de Miami. O nome “Venetian Pool” deve-se às várias pontes e canais.

Wynwood

A norte de Downtown Miami, Wynwood é cada vez mais popular entre locais e turistas e é fácil perceber porquê. Com muitas galerias, bares e restaurantes, o bairro está repleto de graffitis e peças de street art de artistas de todo o mundo, funcionando como um museu ao ar livre.

Miami Design District

O Miami Design District não é apenas o mais luxuoso dos bairros comerciais da cidade, com lojas da principais marcas mundiais (Hermès, Christian Louboutin, Louis Vuitton, Harry Winston…), é uma das áreas culturais mais dinâmicas da cidade, onde se instalaram várias galerias de arte (e o Institute for Contemporary Art Miami), lojas de design de interiores, ateliers de arquitetura, cafés e restaurantes onde o experimental é a palavra de ordem.

Onde comer

La Sandwicherie – Um clássico de South Beach, ideal para um almoço rápido, à base de sandwiches, baguetes, saladas ou croissants.

Shelley’s – Na Sunset Drive, em South Miami, é famoso pelos crab cakes e outros pratos de marisco acompanhados por cocktails.

Mandolin – Inspirado nas tavernas gregas, é um popular restaurante de comida mediterrânica no Miami Design District.

St. Roch Market – Um “food Hall” no coração do Miami Design District muito em voga. Experimente o sushi com um twist peruano no Itamae ou uns cupcakes vegans no café Chef Chloe.

Bodega Taqueria Y Tequila – Este restaurante de South Beach presta homenagem à cultura da street food mexicana, apresentando uma extensa lista de tacos e burritos – há quem diga que os melhores da cidade. Às quartas tem música ao vivo e fica muitas vezes aberto até tarde, funcionando como bar speakeasy, com música latino-americana.

KYU – Restaurante pan-asiático muito concorrido.

Para sair à noite, vá até ao Gramps, um bar com um grande pátio ao ar livre, ao Basement, bar e discoteca do fashionable hotel Miami Edition, ou então ao LIV, o megaclub de dois andares do Fontainebleau, que muitas vezes recebe Djs famosos como Tiesto ou David Guetta (convém reservar entradas com antecedência).

Onde dormir

Faena Miami Beach – Um hotel com tanto de teatral como sofisticado que resulta da união perfeita entre a hotelaria de luxo e o universo artístico contando com a colaboração de inúmeros artistas e peças exclusivas assinadas por nomes como Jeff Koons, Alberto Garutti e Damien Hirst. É um dos favoritos dos habitués da Art Basel Miami.

The Betsy Hotel –  Em plena Ocean Drive, este hotel de ambiente familiar e decoração acolhedora (com uma certa atmosfera colonial) tem uma óptima relação qualidade-preço-localização. Tem duas piscinas e um deck no rooftop com vista imbatível.

Delano South Beach – Quando abriu, em 1990, o Delano contribui muito para colocar South Beach no mapa dos destinos mais desejados, recebendo com regularidades famosos como Madonna, Prince ou Jennifer Lopez. Passados 30 anos, continua a ser um dos hotspots de Miami.

The Standard – Com uma das piscina e spas mais populares da cidade, é uma das moradas mais cool de Miami Beach, apesar de ficar localizado numa ilha, a Belle Isle…

Freehand Miami – Um hostel “de luxo” em plena Miami Beach, com vários tipos de quartos privados, quartos partilhados e ainda a possibilidade de alugar bungalows… tudo a preços bem acessíveis!

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.