Os melhores restaurantes para um jantar de Natal Os melhores restaurantes para um jantar de Natal

Os melhores restaurantes para um jantar de Natal

min de leitura

Aponte estes nomes para nunca mais ter uma dor de cabeça a escolher o restaurante ideal para os jantares de Natal com os amigos.


Publicado em 13-Dez-2019

DeCastro Gaia – Porto

Costela mendinha de vitela, cachaço de porco a baixa temperatura com milhos de enchidos… o que a oferta do DeCastro Gaia nos vem dizer é que podemos ter um excelente menu de Natal, assinado por um dos grandes chefs nacionais, por um preço bastante em conta. No restaurante, que ocupa o espaço da Porto Cruz em Gaia, na marginal, com vista para a Ribeira, há espaço suficiente para grandes jantares e podemos optar por um de três menus, sempre com entradas a partilhar, prato principal e sobremesas (um dos menus oferece dois pratos principais). O suplemento de vinho começa nos 6 euros.
Preço: 27 a 35 euros Reservas: 910 553 559 Morada: Av. de Diogo Leite 162, Vila Nova de Gaia

Avenida Sushi Café – Lisboa

Não é por servir comida japonesa que o Avenida Sushi Café, bem perto da Avenida da Liberdade, ficou de fora das festas natalícias. Pelo contrário, o restaurante preparou um menu especial recheado de pequenas surpresas, como o himalayan salt rock (sashimi é chutoro servido sobre pedra de sal rosa dos Himalaias) ou o mille-feuilles tartar (um tártaro de atum com pergamena kimchi). Estes e muitos mais momentos de partilha à espera de todos os fãs da comida japonesa – e não só.
Preço: 45 euros Reservas: 914 859 526 Morada: R. Barata Salgueiro 28, Lisboa

Mano a Mano – Lisboa

Um dos grandes restaurantes italianos em Lisboa não nos propõe um duelo culinário entre o Pai Natal e o Grinch, mas uma opção entre duas figuras italianas de peso: Júlio César e Silvio Berlusconi! São eles quem dá o nome aos dois menus de Natal que o Mano a Mano preparou para celebrar a época, e se o menu do imperador tem uma degustação de pizzas e pastas com Mano a Mano, Prosciutto e Funghi, e Primavera, ou penne al pesto e risotto alla’matriciana; já o menu do ex-primeiro-ministro oferece Margherita, Rústica e Melanzane, ou então spaghetti alla carbonara e risotto falso. A escolha é sua.
Preço: 25 euros (Berlusconi) e 30 euros (César) Reservas: 914 054 273 Morada: Rua do Alecrim n.º22, Lisboa

Pisca – Porto

Uma grande petiscada é o que propõe este restaurante na Cantareira, ou não fosse essa a sua especialidade e razão de existir: mix de cogumelos, tábuas de queijos e enchidos, costoletões, calamares, tudo em cima da mesa para partilhar, saborear e acompanhar com dois copos de vinho e uma conversa animada.
Preço: 27,50 euros (com bebidas) Reservas: 931 960 877 Morada: Rua do Passeio Alegre, 294, Porto

Holiday Inn – Porto

Quem escolher o Holiday Inn de Gaia para celebrar a festa de Natal vai receber a visita dos três Reis Magos, mesmo que sob a forma de menus, pois Belchior, Gaspar e Baltazar são precisamente os nomes das três opções à escolha e, como é costume, trazem presentes; no caso e consoante o número de reservas, quem marcar o jantar pode receber circuitos de hidroterapia Atlantis no Spa&Tea, massagens ou jantares no restaurante Friends Kitchen.
Preço: 25, 29 ou 32 euros (com bebidas incluídas) Reserva: 223 747 500 Morada: R. Diogo Macedo 220, Vila Nova de Gaia

SOÃO – Lisboa

Em dezembro o Soão, em Alvalade, recebe o Dongzhi Festival, com um menu especial para celebrar o solstício de inverno – e o Natal – na melhor companhia. É uma fusão de tradições entre o Natal e este festival celebrado por japoneses, chineses e coreanos, em honra do momento em que os dias começam a ficar maiores. E o chef Luís Cardoso preparou um menu pensado para ser degustado em grupo (no mínimo seis pessoas, no máximo 14), com alguns dos pratos que não faltam à mesa no Dongzhi, como a sopa wonton de pato, com caldo de pato e wontons com recheio de pato, um peixe com caril vermelho, especialidade da Tailândia, ou a Tang Yuan, bolinhas feitas de farinha de arroz glutinoso com recheio de sésamo, servidas em xarope aromatizado com gengibre, anis e canela à sobremesa.
Preço: 45 euros Reservas: 210 534 499 Morada: Av. de Roma 100, Lisboa

Boa-Bao – Porto

View this post on Instagram

TGI Friday = Feast at Boa-Bao! 🎉

A post shared by Boa-Bao (@boabao.restaurant) on

A norte também pode viver um Natal asiático no Boa-Bao, cadeia que além dos espaços no Porto e Lisboa já abriu um também em Barcelona. O que aqui propõem é mais uma viagem, desta feita pela melhor comida tailandesa, indonésia, japonesa, chinesa e até da malásia. Não vão faltar escolhas para experimentar um Natal com sabor diferente.
Preço: 25 euros (aproximado) Reservas: 910 043 030 Morada: Rua da Picaria, 61-65, Porto

Geographia – Lisboa

A especialidade do restaurante Geographia é levar-nos numa longa viagem pelos sabores portugueses espalhados pelo mundo. Ou melhor, pelos sabores temperados pela língua de Camões. E tudo isto sem sair da Rua do Conde, às Janelas Verdes. O menu de Natal, neste sentido, não desilude e funde ingredientes típicos do Natal com sabores oriundos dos vários cantos do globo, abrindo com um creme de castanha e seguindo pelo bacalhau com ervas e pelo porco preto com mandioca. E fechando com o melhor pão de ló do universo, tradicional da Quaresma, mas que se presta muito bem para exaltar também o nascimento. Para mais decorado com frutos vermelhos…
Preço: 30 euros (ou 40 com um sortido de entradas dos quatro continentes) Reservas: 213 960 036 Morada:  Rua do Conde, 1, Lisboa

Senhor Zé – Porto

Nem tudo o que é tradicional é bom, menos se for ao Senhor Zé, um restaurante tipicamente ​português, na Baixa do Porto, com ambiente acolhedor e comida caseira – tipicamente tripeira, pelas mãos sábias e experientes da dona Maria da Soledade. Entre as especialidades contam-se maravilhas como bacalhau, rabanadas, aletria… tudo coisas que rimam muito bem com um jantar de Natal à antiga. Talvez por isso nem precise de menu de Natal. Toda a carta é um menu de Natal, com a ementa dos vinhos (extensa e com preços convidativos) a funcionar como um presente no sapatinho.
Preço: 15 euros (aproximadamente) Reservas: 222 051 011 Morada: R. do Campinho 13, Porto

Tasca do Mercado – Lisboa

Nesta bonita “tasca”, no Mercado de Arroios, pode escolher celebrar o Natal com dois tipos de menus: um mais Tradicional, com entradas e pratos principais, e um segundo de Petiscaria, para partilhar entre todos – afinal, não é de partilha que trata o Natal? O preço é o mesmo e no primeiro entra com uns peixinhos da horta ou tártaro de salmão, antes de seguir para o bacalhau confitado, o atum braseado ou o entrecôte da vazia grelhada. No segundo, aos dois primeiros pode juntar ainda pimentos padrón, cogumelos portobello, trio de croquetes, pica-pau, choco frito ou chicken wings.
Preço: 20 euros (mais 5 euros com bebidas incluídas) Reservas: 960 000 256 Morada: Mercado de Arroios, Lisboa